fbpx

Construção sustentável: O que é e principais benefícios

5 de março de 2024

Ao longo dos anos, o debate sobre a construção sustentável vem evoluindo, fomentado por dois movimentos simultâneos. 

O primeiro deles é a evolução das pesquisas científicas sobre a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente visando a perenidade da espécie humana.

Outro impulsionador é a consciência de que a operação dos edifícios é um intenso consumidor de energia e grande emissor de dióxido de carbono, exigindo soluções que equilibrem as necessidades de seus usuários com a sustentabilidade.

Segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o setor consome 20% da água das cidades, 75% dos recursos naturais e gera 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. 

Também é impactante o dado da Agência Internacional de Energia (IEA), segundo a qual, a construção civil é responsável pela liberação de 39% dos gases de efeito estufa na atmosfera globalmente.

Mas, afinal, qual o objetivo da construção sustentável? Neste artigo você descobrirá mais sobre a busca pela harmonia entre ambientes naturais e construídos. Descubra como o setor pode reduzir impactos negativos e promover impactos positivos durante todas as etapas de desenvolvimento.

O que é uma construção sustentável?

Construção sustentável

Considera-se uma construção sustentável aquela baseada em soluções construtivas que promovam alterações conscientes no entorno, para atender as necessidades de edificação, habitação e uso, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo segurança e qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. 

Essa definição está alinhada com o conceito de sustentabilidade proposto pelo relatório Brundtland, da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Segundo esse documento, o desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazer suas próprias necessidades.

O que torna uma construção sustentável?

Produzir um edifício sustentável exige uma mudança de pensamento e de atitudes que reverbera em toda a cadeia da construção. 

Afinal, há múltiplos fatores que precisam ser levados em conta desde o planejamento para que uma edificação seja verdadeiramente sustentável.

No desenvolvimento do projeto, por exemplo, a concepção de uma construção sustentável deve almejar o conforto dos usuários, gerando o mínimo impacto ambiental possível. 

Devem ser considerados aspectos como: características do terreno e do clima no qual a construção se insere, forma e orientação do edifício, insolação, altitude, paisagem natural e entorno construído, assim como os aspectos de eficiência operacional.

Já no canteiro de obras, é necessário haver um plano de gestão sustentável que diminua os efeitos negativos provocados pela atividade de construir. 

Tal plano precisa incorporar soluções para reduzir a pressão sobre os aterros sanitários em função do descarte de resíduos, atenuar os impactos à vizinhança e promover a segurança dos trabalhadores.

Durante a ocupação do edifício é necessário buscar, permanentemente, a eficiência energética, o uso racional da água e a reciclagem de resíduos. 

A introdução de sistemas para monitoramento do consumo de água, energia e gás é uma estratégia inteligente para municiar os gestores de informações para uma tomada de decisão ágil diante de comportamentos fora do padrão, evitando desperdício.

Leia essa matéria para saber como o monitoramento de indicadores de desempenho operacional gera redução de custos e eficiência.

Por que investir na construção sustentável?

As práticas voltadas à sustentabilidade na construção civil vêm sendo cada vez mais valorizadas.  

O que no passado podia ser considerado um diferencial competitivo, hoje tornou-se um requisito quase obrigatório, tanto por exigência dos usuários finais, quanto do ponto de vista dos investidores, em alinhamento com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês). 

Há uma série de fatores que justificam esse movimento. Entre eles: 

  • Interesse por redução de custo operacional;
  • Necessidade de diminuir a pegada de carbono;
  • Diminuição de custos operacionais e de taxas de vacância. Edifícios certificados são ativos mais competitivos perante seus concorrentes;
  • Qualidade ambiental, impactando positivamente a atração e a retenção de talentos, bem como a redução de absenteísmo.
  • Acesso a incentivos financeiros voltados às construções sustentáveis.

Benefícios econômicos das construções sustentáveis

Uma construção verdadeiramente sustentável, certificada com verificação de terceira parte, gera impactos positivos que extrapolam a esfera ambiental. 

Há diversos benefícios econômicos para empreendedores que optam por esse modelo de construção. Podemos destacar, por exemplo:

Valorização do produto

A sustentabilidade na construção civil é um investimento que gera valorização do imóvel. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as habitações sustentáveis podem valer entre 10 e 30% mais. Já uma pesquisa da FGV aponta que um selo verde aumenta em até 8% o valor do aluguel em edifícios comerciais.

Um exemplo recente que reforça esse argumento é o empreendimento Faria Lima 3500, em São Paulo. A torre triple A foi recentemente adquirida por 1,46 bilhão de reais, ostentando o posto de prédio mais caro do Brasil. 

A valorização do imóvel está muito relacionada à alta eficiência ambiental e operacional do edifício, que possui três selos de certificação: LEED C+S (envoltória e áreas comuns), LEED CI (interiores comerciais) e LEED O+M (operação e manutenção).

Controle de desperdícios

O uso consciente de matéria-prima e recursos naturais é um dos pilares da construção sustentávelO objetivo é otimizar o consumo de materiais e reduzir a quantidade de resíduos que pressionam aterros sanitários e podem contaminar o ambiente. 

Mas também há vantagens financeiras para quem opta por construir de modo mais eficiente. Um estudo realizado pela Escola Politécnica da USP concluiu que o desperdício de materiais representa até 8% das perdas financeiras na construção civil.

Redução de custos de operação

O mais interessante é que a construção sustentável continua gerando vantagens financeiras mesmo após a conclusão da obra. 

Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, pode ser pago em um ano, se for considerada a economia gerada pelo seu uso. Placas fotovoltaicas podem gerar uma economia de até 80% no valor do condomínio.

Brasil em destaque

Se considerarmos todos os empreendimentos certificados pelo processo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o Brasil é o quinto país no ranking mundial de construções sustentáveis. Os dados são da United States Green Building Council (USGBC). Por aqui já são mais de 1020 empreendimentos certificados.

Embora a certificação LEED continue sendo o processo para atestar a sustentabilidade dos edifícios mais adotado no país, outros referenciais passaram a ser aplicados nos últimos anos, ampliando o portfólio de opções para os empreendedores. 

Vale mencionar as certificações AQUA-HQE, GBC Casa e Condomínio e EDGE, que adquiriram participação importante entre os empreendimentos residenciais, assim como as certificações específicas voltadas para eficiência energética (Procel Edifica) e para a saúde e o bem-estar dos ocupantes (Well, Fitwel).

Aplicações práticas da construção sustentável

Há vários cases de sucesso de construções sustentáveis no Brasil. Os exemplos envolvem diferentes tipologias construtivas, de galpões logísticos a edifícios residenciais, passando por shoppings centers, instituições de ensino e hospitalares e espaços corporativos.

Em São Paulo, a sede da AYA Earth Partners recebeu a certificação LEED ID+C V4 Platinum para interiores comerciais. 

Entre as conquistas do edifício, que faz parte do complexo Cidade Matarazzo, estão a redução de consumo de água em mais de 80% e de energia em mais de 30%.

Outro exemplo, também na capital paulista, é o Cetenco Plaza, certificado com o LEED O+M nível Gold. A torre, construída nos anos 1980, prova que construções antigas também podem atender a níveis elevados de exigência quando aplicadas boas práticas de manutenção e gestão.

Entre os edifícios residenciais, um case interessante é o edifício Bioma, certificado com o selo GBC Condomínio. A torre de alto padrão da Nortis, se destaca pelo paisagismo que resgata a biodiversidade original e a biofilia.

Todos esses projetos contaram com a consultoria de sustentabilidade do CTE, que desde 2006 auxiliou a certificação de mais de 400 projetos.

Tendências e conclusões sobre a construção sustentável

Construção sustentável

A adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável na construção civil vem se consolidando nos últimos anos.

 Esse movimento não é sem motivo. Estamos falando de empreendimentos que têm menos gastos de operação e que oferecem espaços mais saudáveis e produtivos para seus usuários. Sem contar que toda a sociedade ganha com o aproveitamento mais inteligente dos recursos naturais e com a redução de emissões.

Acompanhando as principais tendências internacionais em green buildings (edifícios verdes), o olhar para o futuro indica alguns indutores de transformações. 

O primeiro deles é a descarbonização da economia, necessária para que a humanidade consiga lidar com os efeitos das mudanças climáticas.

 Outro tema que adquire mais tração é a necessidade de garantir boas condições de saúde e bem-estar aos usuários das edificações. 

Afinal, as pessoas passam a maior parte do seu tempo em ambientes construídos e, cada vez, fica mais evidente a relação entre produtividade, saúde e qualidade ambiental.

Há, ainda, a arquitetura regenerativa, abordagem que propõe ir além da sustentabilidade, promovendo a regeneração dos sistemas degradados.

O CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) tem acompanhado de perto todas essas mudanças e evoluções, assumindo uma postura de pioneirismo e protagonismo, seja no meio técnico, seja impulsionando o mercado a produzir de modo mais responsável. Quer saber mais sobre construção sustentável

Entre em contato! Temos uma equipe altamente especializada para esclarecer todas as suas dúvidas.

TAGS: certificações, construção sustentável, ventilação natural

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up