fbpx
Sustentabilidade

Edifício Bioma

Projeto

Com foco em biofilia e paisagismo regenerativo, Edifício Bioma almeja o selo GBC Condomínio

Quando iniciou o desenvolvimento do edifício Bioma, no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo, a construtora e incorporadora Nortis tinha alguns objetivos bem definidos. Um deles era criar uma torre icônica, com arquitetura autoral, que deixasse um legado estético positivo para a cidade. Outra meta era estabelecer uma nova referência para os prédios residenciais com base no resgate da natureza e na sustentabilidade.

Nesse contexto, fez todo o sentido os empreendedores buscarem a certificação GBC Brasil Condomínio. Desenvolvida tomando o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) como referência, o GBC Condomínio é um selo multiatributos criado pelo Green Building Council Brasil, aplicável para novas construções multifamiliares.

Biofilia e paisagismo com espécies nativas

Com consultoria de sustentabilidade do CTE, o Bioma tem arquitetura assinada pelo Studio Arthur Casas e paisagismo elaborado pela Cardim Arquitetura Paisagística. 

Adriana Hansen, diretora da Unidade Sustentabilidade do CTE, conta que um dos aspectos que mais impactou o alto desempenho do empreendimento foi a fachada projetada com o apoio de estudos de insolação e da análise sobre as condições de privacidade. Esse trabalho resultou em uma fachada com grandes aberturas protegidas por abas, terraços e brises de madeira, com angulações variáveis para equilibrar privacidade, luminosidade natural e redução de custos com ar-condicionado. 

Utilizando-se da biofilia, o projeto privilegia elementos que remetem às texturas, tons e materialidade da natureza. Alguns exemplos podem ser vistos nas madeiras dos brises e nas floreiras que levam espécies nativas e biodiversidade para as fachadas.

O paisagismo, com uso preferencial de vegetação nativa brasileira, é outro elemento que se sobressai. Para este projeto, o botânico Ricardo Cardim buscou o resgate da biodiversidade original, por meio de um plantio em sintonia com a dinâmica original das florestas. 

Eficiência, saúde e bem-estar

Visando a obtenção de pontos para a conquista do selo GBC Condomínio, o edifício paulistano, atualmente em obras, vai incorporar diversos recursos que permitem maximizar a eficiência da operação. 

Há, por exemplo, previsão de medição individualizada de água, energia e gás, assim como a instalação de dispositivos economizadores em sanitários das áreas comuns e privativas. Também será instalado um sistema para captação e aproveitamento da água da chuva para a rega do paisagismo e para a lavagem das áreas comuns.

Na parte de energia, o empreendimento contará com medição setorizada nas áreas comuns, permitindo melhor gestão do consumo. 

Para assegurar as melhores condições de saúde e bem-estar para os ocupantes, a especificação de materiais utilizados no edifício privilegiou alternativas ambientalmente sustentáveis, como produtos com Rótulo Ecológico da ABNT, bem como materiais com conteúdo reciclado e recicláveis. As madeiras utilizadas terão a Declaração de Origem Florestal (DOF). Também haverá controle do uso de adesivos, selantes, tintas e vernizes para que tenham baixo teor de compostos orgânicos voláteis, reduzindo a quantidade de contaminantes do ar interno.

Sobre a Nortis

Uma das principais incorporadoras e construtoras de São Paulo, a Nortis se dedica à produção de empreendimentos residenciais de alto padrão nas melhores localidades da cidade. Seus projetos se baseiam em projetos autorais, sempre com integração com o entorno e gentilezas urbanas.

keyboard_arrow_up