fbpx

Saiba o que muda com a revisão do GBC Casa e Condomínio

15 de janeiro de 2023

As certificações multi-atributos GBC Casa e GBC Condomínio foram desenvolvidas pelo Green Building Council Brasil para apoiar a construção de residências de alto desempenho ambiental. 

Destinado a habitações unifamiliares, o GBC Casa surgiu em 2012. Em 2017 foi lançada a versão 2 da certificação, assim como o GBC Condomínio, aplicável a novas construções multifamiliares.

O passar dos anos, a evolução tecnológica, o amadurecimento do mercado e a publicação de novas Normas Técnicas exigiram que ambos os referenciais passassem por uma revisão, culminando na versão 3 do GBC Casa e na versão 2 do GBC Condomínio. 

O processo, que aconteceu ao longo de 2022, contou com o engajamento da comunidade técnica, incluindo representantes da indústria, consultores e membros da academia. Com uma bagagem composta por mais de 350 projetos certificados por diferentes referenciais, o CTE contribuiu ativamente para as discussões, designando ao menos um profissional para integrar cada um dos comitês técnicos.

As certificações GBC Casa e GBC Condomínio visam promover a transformação da cadeia da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar seis objetivos principais:

  • Mitigação dos impactos da mudança climática; 
  • Melhoria da saúde humana e bem-estar do ocupante; 
  • Proteção e restauração de recursos hídricos; 
  • Proteção e restauração da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos;
  • Desenvolvimento da economia verde; 
  • Aumento da comunicação e da educação, contribuindo para melhoria da equidade social, da justiça ambiental, da saúde comunitária e da qualidade de vida.

Mais foco em carbono

Desenvolvidos tomando o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) como referência, os selos GBC Casa e Condomínio possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações). O processo de certificação em ambos os casos é  organizado em quatro etapas: Registro, Verificação, Revisão e Certificação. 

Adriana Hansen, diretora na Unidade Sustentabilidade do CTE, conta que as novas versões do GBC não trazem mudanças disruptivas, mas são melhorias importantes para o mercado e para o selo em si. As alterações incluem adequações às normas mais recentes, aos requisitos exigidos e ao sistema de pontuação, por exemplo.

Acompanhando uma tendência global, as certificações também trarão maior ênfase à redução das emissões de gases efeito estufa. “Teremos dois novos créditos, um  sobre economia circular e outro relacionado à Inventário de Gases de Efeito Estufa, que reverbera no entendimento e na redução da pegada de carbono dos projetos”, explica Hansen. Ela pontua que biodiversidade, saúde e bem-estar são outros temas que ganham maior presença no referencial do GBC.

De acordo com Gabriel Borges, consultor de Eficiência Energética do CTE, a área de Energia e Atmosfera passou por algumas alterações, mas manteve suas características principais. Os requisitos e critérios relacionados ao desempenho energético foram os que sofreram as mudanças mais significativas. 

“Com relação ao desempenho energético da envoltória, o comitê tomou como base a ABNT NBR 15.575 (Norma de Desempenho) e a INI-R (Instrução Normativa Inmetro para edificações residenciais), buscando atualizar e compatibilizar as metodologias com o que há de mais atual no país”, informa Borges. “Vale destacar que a nova metodologia também já direciona um olhar para as emissões de CO2, buscando maior alinhamento com referenciais globais de sustentabilidade”, acrescenta ele.

O GBC Casa e o GBC Condomínio tendem a adquirir maior representatividade no mercado de certificações ambientais. Isso porque eles permitem que os empreendimentos imobiliários residenciais acessem condições de financiamento especiais. No Banco Santander, por exemplo, os benefícios vão da liberação dos recursos para a construção em etapa mais inicial da obra, ao repasse da carteira de clientes em estágio também anterior.

O CTE desenvolve consultoria para as mais diversas certificações de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às múltiplas disciplinas de projeto durante as etapas de concepção, obra e operação. Além do GBC Casa e do GBC Condomínio, nossos consultores são qualificados e certificados para apoiar empreendimentos que almejem os selos LEED, Aqua, Edge, Well e Fitwel. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso portfólio.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up