O CTE

Consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção.

O CTE

O Centro de Tecnologia de Edificações é uma empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção.

Exerce suas atividades em território nacional desde 1990, desenvolvendo metodologias e tecnologias para a melhoria da gestão das empresas, dos empreendimentos e das obras, estimulando e promovendo a produtividade, a competitividade, a cultura diferenciada e o crescimento sustentável da cadeia produtiva da construção.

Contato

​Para atender aos seus clientes, o CTE oferece produtos e serviços de forma integrada em oito áreas

Inspirar mudanças positivas na construção e na sociedade.

Ser reconhecida como empresa referência em competência técnica, inovação e sustentabilidade no setor da construção.

1.

Todos negócios que desenvolvemos estão em alta conexão com o mercado.

2.

Ética nos move em tudo o que fazemos e com quem trabalhamos.

3.

Nossas pessoas são nosso bem maior. Buscamos talentos para atingir nossos sonhos.

4.

Somos uma empresa de empreendedores e donos de negócios.

5.

Somos comprometidos com a excelência técnica e empresarial.

6.

Inovação e sustentabilidade permeiam todas nossas ações.

7.

Assumimos responsabilidade socioambiental na condução de nossos negócios.

8.

O negócio do cliente é o nosso negócio. Construímos com ele e para ele.

9.

Nossos resultados provêm de planejamento e alta produtividade.

10.

Detalhamos os projetos para alcançar a melhor rentabilidade nos negócios que fazemos.

Nossa Diretoria

Roberto de Souza

Roberto de Souza

CEO CTE

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, antes de comandar o CTE nos últimos 29 anos, foi Diretor da Divisão de Edificações do IPT e presidente do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Especialista em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação na construção. Autor de nove livros técnicos focados em qualidade, tecnologia, sustentabilidade, inovação e gestão de empresas incorporadoras, construtoras e projetistas. Ministrou inúmeras palestras e cursos e escreveu vários artigos técnicos ao longo de sua carreira. Em 2017 criou o Enredes a plataforma de inovação e relacionamento de empresas da cadeia produtiva da construção, onde nasceu a Rede Construção Digital.

Rafael Lazzarini

Rafael Lazzarini

Diretor Unidade Sustentabilidade

Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. MBA Executivo em inovação e empreendedorismo no BI International. Especialista em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM/USP. LEED Accredited Professional pelo US Green Building Council. Especialista em Sustentabilidade na construção civil e certificações Green Building.

Márcia Menezes

Márcia Menezes

Diretora Inovação e Tecnologia

Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Especialista em Qualidade e produtividade pela FCAV/USP (2000). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela Proenco/Câmara Brasil Alemã (2005). Auditora Líder formada pelo QMI/Inglaterra e FCAV (1997). Auditora Ambiental pela JPD Training Limited – Reino Unido (2005). Consultora qualificada GRI pelo Global Reporting Initiative (2011). Especialista nas áreas de gerenciamento de projetos e obras, gestão empresarial, do meio ambiente e da qualidade. Consultora do CTE desde 1991 e Diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia.

Maurício Hino

Maurício Hino

Diretor Unidade Qualidade e Desempenho

Atua no CTE há 19 anos. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995), mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). Auditor líder ISO9001 (desde 2000), ISO14001 (desde 2008) e OHSAS 18001 (desde 2008). Professor da pós graduação em Real Estate & Construction Management na Fundação Armando Álvares Penteado (desde 2018). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (de 1997 a 2000).

Myriam Tschiptschin

Myriam Tschiptschin

Gerente Unidade Smart Cities

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje é Gerente da Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e Coordenadora do curso de Smart Cities do Istituto Europeo de Design (IED).

Giancarlo De Filippi

Giancarlo De Filippi

Diretor Unidade Gerenciamento

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da USP (1998, 2003, 2017), Auditor Líder ISO 9001 pelo IRCA (1999), MBA em Administração de Projetos pela FIA/USP (2007).
Atuou em obras residenciais na Sergus Construtora e em obras de infraestrutura na Carioca Engenharia.
No CTE há 20 anos, atuou como auditor de sistemas de gestão de qualidade, consultor em gestão empresarial, planejamento e gerenciamento de obras em empreendimentos em todo o Brasil.
Atualmente é o Diretor do CTE Gerenciamento.
Foi Coordenador Técnico do Selo de Excelência da ABCIC (de 2004 a 2012), responsável pela gestão do sistema de credenciamento e avaliação de plantas de produção de pré-fabricados em seis estados.
Pesquisador da área de planejamento e gestão da produção, lecionou no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (antigo CEFET/SP, em 2009 e 2010) e atualmente é professor do curso de Pós-Graduação da USP - Programa POLI Integra (desde 2011) e da FAAP - Real Estate & Construction Management (desde 2018).

Wagner Oliveira

Wagner Oliveira

Diretor Unidade Operação Sustentável

Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos. Possui mais de 12 anos de experiência em consultoria em sustentabilidade no mercado da construção civil, dedicando especial atenção aos processos de Operação e Manutenção sustentável, com foco em Eficiência Energética e Uso racional da água. Está no CTE desde 2008, atuando na Unidade de sustentabilidade por 11 anos e atualmente Diretor da unidade de Operação Sustentável.

É membro do Comitê Técnico Diretivo do GBC Brasil, possui acreditação LEED BD+C desde 2009 e LEED O&M desde 2010, atuando ativamente no desenvolvimento das certificações ambientais no Brasil, com atuação nos comitês técnicos do GBC Brasil e Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS)

Linha do Tempo

Construindo gestão, qualidade, inovação, tecnologia e sustentabilidade com seus clientes desde 1990

1990

O CTE iniciou suas atividades com foco em consultoria no desenvolvimento em tecnologias construtivas inovadoras.

 

1º Projeto do CTE: Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos para Habitação Popular.
1993

Ampliou o foco para o desenvolvimento de metodologias para a implantação de sistemas de gestão da qualidade para empresas da construção

2001

Criou metodologias inovadoras de gerenciamento, planejamento e monitoramento de projetos e obras.

2003

Criou metodologias inovadoras de gerenciamento, planejamento e monitoramento de projetos e obras. Investiu no desenvolvimento de software e aplicativos para a construção Autodoc, apontando a web como instrumento do futuro.

2005

Pesquisou os conceitos de sustentabilidade e se antecipou no desenvolvimento de metodologias de gestão ambiental, sendo uma delas o Green Building. Criou competências com equipe de especialistas para a condução de empreendimentos sustentáveis para diferentes tipos de edificações.

2007

Passou a realizar os Encontros da Construção para promover o relacionamento entre empresas e profissionais do setor e refletir sobre desafios e novas oportunidades do mercado.

2007

Criou competência na área de estruturação e gestão de negócios imobiliários, promovendo parcerias entre incorporadores, construtores e fundos de investimento.

2010

Criou competências e aprimorou conhecimentos na área de inovação e tecnologia da construção envolvendo os vários agentes da cadeia produtiva da construção.

2012

Passou a atuar na área de consultoria para certificação de materiais sustentáveis e prestação de serviços de comissionamento e sistemas prediais.

2013

Desenvolveu e implantou metodologia para prestação de serviços de comissionamento de sistemas prediais e gestão da operação de empreendimentos sustentáveis.

2014

Criou a plataforma EnRedes – Encontros e Redes da Construção, visando promover a criação de redes de relacionamento, negócios, conhecimento, inovação e sustentabilidade entre as empresas da cadeia produtiva da construção.

2016

Passou a atuar na área de Desenvolvimento Urbano, Smart Cities e Infraestrutura Sustentável.

2018

Criou a área de consultoria em Operação Sustentável para atuar em portfólio imobiliário.

2019

Mudança para a nova sede e criação do espaço de eventos, Casa CTE.

Resultados

O CTE atua como parceiro de seus clientes, totalmente comprometido com os resultados gerados pelos seus trabalhos

18 estados

do Brasil

500 empresas

Capacitadas na Norma de Desempenho

1600 empresas

Preparadas para a certificação ISO 9001 e PBQP – H

500 obras

Gerenciadas em todo o Brasil

450 projetos

Com consultoria em sustentabilidade

250 mil usuários

Dos aplicativos AUTODOC

25 mil Profissionais

Treinados em nossos cursos e eventos

250 projetos

Certificados LEED

+de 200 Due Diligence

Realizadas

+ de 3500 clientes

Em todo o Brasil

Recursos Humanos

Venha fazer parte da nossa equipe

Para atender com eficiência a todos os seus clientes, o CTE conta com uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, composta por mais de 200 colaboradores, com formação em diferentes áreas e especialidade

Imprensa

Clipping de artigos, matérias e notícias com fontes do CTE

keyboard_arrow_up