fbpx

Residência em São Paulo tem eficiência atestada com o selo GBC Casa

2 de maio de 2023

Destinado a habitações unifamiliares, o selo GBC Casa foi desenvolvido pelo Green Building Council Brasil para apoiar a construção de residências de alto desempenho ambiental. Desde sua criação, em 2012, alguns projetos conseguiram obter esse reconhecimento. Entre eles, a Casa 3M, implantada em área nobre de São Paulo, certificada no nível prata com consultoria do CTE. 

Com linhas contemporâneas, vãos generosos e combinação de materiais como concreto e madeira, a residência de 1.400 m² construídos tem a assinatura do arquiteto Marcio Kogan, membro honorário do AIA (American Institute of Architects) e fundador do Studio MK27. Reconhecido por seus trabalhos de inspiração modernista e pelo uso bem-sucedido de elementos tradicionais da arquitetura brasileira, o escritório conta com equipe, fornecedores e parceiros treinados para o desenvolvimento de projetos norteados por parâmetros ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade.

A certificação GBC Casa tem como objetivos principais a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, a melhoria da saúde e do bem-estar dos ocupantes e a restauração de recursos hídricos e da biodiversidade. O referencial também busca estimular o desenvolvimento da economia verde e contribuir para a equidade social e para a justiça ambiental.

 

Eficiência combinada a conforto

Com amplos panos de vidro e fachada de concreto vazado, a Casa 3M tem, entre suas características, a integração com o verde externo e o aproveitamento da luz natural. 

Para assegurar conforto térmico às áreas internas e reduzir a demanda por condicionamento de ar, foram utilizadas paredes duplas e cegas de concreto com isolamento termoacústico, assim como muxarabis de madeira e cobertura com alto índice de refletância solar.

Coletores solares foram instalados, permitindo que 70% do aquecimento de água da casa utilize esta fonte renovável. A edificação conta, também, com sistema de iluminação eficiente e tomada para carro elétrico. Graças à combinação dessas estratégias, o consumo de energia na residência é 20% inferior ao referencial adotado como baseline.

Buscando a racionalização do consumo de água, foram adotados louças e metais sanitários de vazão restrita, sistema de irrigação eficiente, além de fontes hídricas alternativas para limpeza e manutenção dos jardins.

Outras três ações foram importantes para a conquista da certificação de sustentabilidade pela casa paulistana. A primeira delas foi a elaboração de um plano de biofilia, para aproximar os moradores da natureza e proporcionar o máximo de bem-estar. 

Outra medida impactante para a redução de impactos ambientais foi a especificação criteriosa de materiais, privilegiando soluções locais. 

Destaca-se, ainda, a gestão de resíduos na obra, que esteve sob responsabilidade da Alle Engenharia. Com isso, mais de 90% dos resíduos da construção foram desviados de aterros e destinados à reciclagem ou reaproveitamento.

Projetada em 2017 e concluída no final de 2020, a casa 3M também cumpre os requisitos do PBE Edifica com relação à transmitância térmica, ventilação natural e iluminação natural.

Segundo Adriana Hansen, diretora técnica da Unidade Sustentabilidade do CTE, “esse projeto é um diferencial no setor de residenciais de alto padrão pelas soluções técnicas implementadas e por possuir design atemporal,  reduzindo significativamente a obsolescência percebida dos materiais e as emissões de carbono associadas à reforma.”

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up