fbpx
Edifícios Comerciais

Cetenco Plaza é certificado com LEED O+M e comprova que sustentabilidade não é exclusividade de edifícios novos

Projeto

Implantado no coração da Avenida Paulista, o Cetenco Plaza é um dos centros corporativos mais icônicos de São Paulo, seja por sua arquitetura atemporal, seja por sua integração com a cidade viabilizada por sua grande esplanada. O empreendimento, composto por duas torres com 30 mil m² de área locável cada, foi construído nos anos 1980, mas sempre se manteve alinhado com as melhores práticas de gestão e eficiência predial com intervenções periódicas para modernização.

É nesse contexto que a torre norte do condomínio recebeu, no início de 2023, a certificação LEED O+M nível Gold. A conquista do selo de operação e manutenção, obtida com consultoria do CTE, atesta o alto grau de eficiência e de sustentabilidade do edifício corporativo de alto padrão.

O case bem-sucedido do Cetenco Plaza comprova que não são apenas os empreendimentos novos, construídos com muita tecnologia, aptos a receber um selo de sustentabilidade rigoroso quanto o LEED. “As medições obtidas no Cetenco mostram que o prédio tem um desempenho em temas como eficiência energética e qualidade do ar tão bom ou até superior do que o apresentado por muitos prédios novos. Tudo isso graças às suas boas práticas de operação e manutenção”, afirma Victor Carneiro Catrib, consultor da Unidade Sustentabilidade do CTE.  

 

Estratégias de sustentabilidade

Por conta desse status atualizado, a conquista do LEED O+M pelo Cetenco Plaza não exigiu muitas intervenções. A principal delas foi no sistema de renovação do ar, ajustado para garantir ótima qualidade do ar interno, em equilíbrio com a eficiência energética. “No mais, foram pequenos ajustes e melhorias, nada que exigisse investimentos muito pesados ou tecnologias complexas”, relata o consultor do CTE.

Entre as ações realizadas no Cetenco destacam-se a instalação de novos ventiladores e variadores de frequência no sistema de ar condicionado e a elaboração de estudos visando redução de demanda de energia.

 

Arquitetura e gestão

Uma série de características e ações prévias promovidas pela administração do Cetenco colaboraram para a conquista da certificação. Destaca-se, nesse sentido, a prática consolidada de mensurar e acompanhar os consumos de água e energia, e o sistema de irrigação dos jardins por gotejamento. 

Além disso, a fachada de vidro possui uma relação de superfícies envidraçadas e opacas (concreto) adequada ao clima brasileiro. Isso fez com que o prédio já tivesse, de partida, um índice bom de eficiência energética.

“A autogestão do Cetenco sempre se preocupou em ter uma operação com excelência e em manter o valor da propriedade com foco nas pessoas, incluindo usuários, colaboradores e visitantes. A certificação LEED foi uma consequência natural desse movimento e uma conquista que coroa um esforço de anos”, comentam José Roberto e Ana Carolina Coelho, representantes do conselho do condomínio.

 “Um dos primeiros edifícios da cidade a ter um síndico profissional, o Cetenco Plaza tem a busca pela melhoria contínua em seu DNA. Isso fez com que o prédio se mantivesse atualizado e competitivo perante concorrentes mais novos”, continuam eles. 

Nessa jornada evolutiva, um dos orgulhos da administração do Cetenco é a conquista da certificação Lixo Zero. Após uma série de medidas que incluíram a criação de um espaço mais adequado para a separação de materiais, treinamentos com colaboradores e campanhas de engajamento dos usuários, o edifício ampliou sua taxa de resíduos desviados de aterros de 15% para 65%.

 

Sobre o Cetenco Plaza

Considerado um dos marcos arquitetônicos da avenida Paulista, o complexo Cetenco Plaza é constituído por duas torres corporativas de 25 andares. Concebidas por Rubens Carneiro Vianna e Ricardo Sievers, as torres gêmeas com mais de 30 mil m² de área locável cada foram construídas nos anos 1980.

keyboard_arrow_up