Bairro planejado em Campinas conquista certificação Fitwel Community
Com uma área total de 220 mil metros quadrados e localização estratégica às margens da Rodovia Dom Pedro, em Campinas, SP, o Órigo é um dos maiores empreendimentos imobiliários da região. Desenvolvido pela 3Z Realty em parceria com grandes incorporadoras, o bairro planejado contará com infraestrutura residencial e comercial de alto padrão. Serão 1.080 apartamentos distribuídos em diferentes lançamentos ao longo da próxima década.

Além dos números expressivos, o projeto carrega princípios de sustentabilidade e promoção de saúde e qualidade de vida. Por conta disso, o Órigo conquistou, recentemente, a certificação Fitwel Community 2 estrelas, tornando-se o primeiro empreendimento da cidade a obter tal reconhecimento.
Uma certificação como a Fitwel agrega muito valor ao empreendimento e pode valorizar os imóveis em até 20%. Porém, para conquistá-la, é necessário desenvolver estratégias comprovadas para otimizar a saúde nos espaços construídos. Entre essas ações, destacam-se a melhoria na qualidade do ar interno, soluções ambientais e, além disso, iniciativas voltadas à promoção do bem-estar”, explica Franco Pasquali, CEO da 3Z Realty.
Preservação e ampliação de áreas verdes

No caso do Bairro Órigo, múltiplas decisões de projeto contribuíram para a certificação. Entre as mais impactantes está a valorização das áreas verdes. Do total do empreendimento, 20% são destinados a espaços verdes, com paisagismo composto por espécies nativas e um parque linear integrado. São mais de 51 mil metros quadrados de áreas verdes qualificadas e 33.950 metros quadrados de mata nativa preservada.
“Além de melhorar a qualidade de vida, a promoção da biodiversidade nativa traz muitos benefícios. Ela fortalece a resiliência ambiental, reduz a necessidade de irrigação e melhora a qualidade do solo e da água”, comenta a consultora de sustentabilidade no CTE, Letícia Crevatin.
Espaços qualificados para o bem-estar dos usuários
O bairro planejado em implantação em Campinas se destaca, também, pela ampla oferta de áreas abertas equipadas para lazer, prática de atividades físicas e interação social. “O empreendimento possui diversos espaços arborizados e mobiliário urbano que incentivam a sociabilidade”, diz Gustavo Gil, da equipe de sustentabilidade no CTE.
Além de quadras esportivas, parque com aparelhos de ginástica e ciclovia, o local contará com um mirante, projetado para oferecer ampla visibilidade da natureza em um ambiente livre de poluição sonora e visual.
O desenho urbano do Órigo favorece a mobilidade ativa, com calçadas amplas e arborizadas, trajetos seguros para pedestres e percursos otimizados, facilitando o deslocamento. O empreendimento também adota estratégias de traffic calming, como sinalização clara, faixas elevadas e segregação de fluxos de circulação, e oferece bicicletas compartilhadas aos moradores.
Estratégias de resiliência climática
A certificação Fitwel Community incentiva projetos resilientes que oferecem respostas às ameaças climáticas contemporâneas. No Bairro Órigo, uma das prioridades foi preparar o empreendimento para o risco de chuvas intensas e inundações.
Algumas estratégias foram adotadas, nesse sentido. A primeira delas foi a implantação de infraestrutura verde, incluindo a construção de 14 biovaletas, que funcionam como riachos artificiais, contribuindo para desacelerar, filtrar e absorver a água das chuvas antes que ela chegue aos sistemas de drenagem. O empreendimento também conta com 114 canteiros pluviais e dois jardins de chuva.
Outra medida importante foi a elaboração de um Plano de Emergências, com diretrizes para prevenir, mitigar e enfrentar diferentes tipos de crises, como incêndios, inundações, estiagens e emergências médicas. O plano inclui mapeamento de riscos locais, definição de pontos de encontro, adaptação de locais estratégicos para suporte básico e capacitação de brigadas e voluntários.
Há, ainda, a previsão de infraestrutura elétrica e de telecomunicações subterrâneas, eliminando a poluição visual causada por fios e postes, e reduzindo a exposição dos imóveis a intempéries e a falhas técnicas.
Redução de emissões de carbono e vida comunitária
Em sintonia com a necessidade de mitigar as mudanças climáticas, o novo bairro em Campinas busca reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. O incentivo à mobilidade urbana ativa e ampliação de áreas verdes, já mencionados, colaboram para esse objetivo.
A gestão eficiente de resíduos e a otimização do uso de água e energia também ajudam a reduzir emissões. Em especial sobre a eficiência energética, duas medidas se destacam: a iluminação das áreas públicas 100% em LED, com luminárias equipadas com proteção anti-ofuscamento e relé fotoelétrico, e a utilização de pavimentos claros, de alta refletância, colaborando para a mitigar ilhas de calor.
Além de priorizar a saúde e o bem-estar dos usuários, muitas das práticas avaliadas pelo Fitwel Community visam impactar positivamente a comunidade. O referencial incorpora um forte viés ESG (Environmental, Social and Governance), aproximando os projetos certificados das melhores práticas globais.
Por isso, ações como a implantação de uma plataforma digital para a gestão comunitária do bairro são tão bem avaliadas por essa certificação. No Órigo, um aplicativo foi desenvolvido para facilitar a comunicação e fornecer informações aos usuários sobre manutenção, segurança, eventos e serviços. A ferramenta centraliza demandas dos moradores, promove a transparência e incentiva a participação ativa na gestão da comunidade, bem como a melhoria contínua, por meio de pesquisas e coleta de feedbacks.