fbpx

Fitwel Community: conheça a certificação focada em saúde e bem-estar para bairros e comunidades

16 de abril de 2024

Nos últimos anos, a saúde e o bem-estar das pessoas adquiriram maior prioridade no desenvolvimento de empreendimentos. Uma evidência desse movimento é a expansão de certificações como a Fitwel, operada globalmente pelo Center for Active Design. 

Inicialmente desenvolvido apenas para edificações, o Fitwel passou a se voltar, também, para empreendimentos de escala urbana, com a criação recente do Fitwel Community

Além de se preocupar com o conforto e a satisfação dos usuários, essa certificação prioriza a resiliência, ou seja, como a comunidade está apta para as transformações. Quer saber mais sobre o Fitwel Community

Continue conosco e veja como funciona esse processo, que tem muita sinergia com o conceito de smart cities.

O que é a certificação Fitwel?

Fitwel Community

Um dos principais referenciais dedicados à saúde e ao bem-estar dos usuários de espaços construídos, o Fitwel foi criado por duas entidades norte-americanas: o Center for Disease Control and Prevention (CDC) e o General Services Administration (GSA) com base no trabalho de especialistas em saúde pública, gestão de instalações e design. 

Destinado a diferentes tipologias de projeto, incluindo residenciais e comerciais, o Fitwel busca promover melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem e utilizam os edifícios certificados. 

Trata-se de uma ferramenta para comunicar colaboradores, residentes, investidores e a sociedade sobre a preocupação com o bem-estar dos indivíduos que irão usar o espaço.

O processo para a conquista do selo se estrutura em sete temas que contemplam mais de 70 estratégias que, por sua vez, somam pontos quando implementadas. Projetos que atendem 90 ou mais pontos, de um total de 144, são considerados certificados em um dos três níveis abaixo:

  • Fitwel 1 estrela 90- 104 pontos 
  • Fitwel 2 estrelas 105- 124 pontos
  • Fitwel 3 estrelas 125- 144 pontos

Como surgiu essa certificação?

Em 2019, o Center for Active Design decidiu expandir sua atuação lançando um referencial com olhar mais focado nas áreas externas, incluindo comunidades, bairros e loteamentos.

Aplicável a projetos de uso residencial ou misto, o Fitwel Community também confere pontos às estratégias relacionadas à promoção da saúde e do bem-estar dos usuários, de forma análoga à certificação de edificações. Os objetivos são, principalmente:

  • Promover a saúde e segurança dos ocupantes
  • Reduzir o sedentarismo
  • Incentivar a prática de atividades físicas
  • Apoiar a equidade social e a gestão dos stakeholders
  • Promover o bem-estar das pessoas
  • Melhorar o acesso a alimentos saudáveis

A certificação é bastante flexível, sendo aplicável para projetos de grande porte e, até mesmo, para aqueles com apenas duas torres, sempre com um olhar cuidadoso para a qualificação das áreas externas e comuns.

Em comparação a outros modelos de certificação, o processo para a obtenção do Fitwel Community é mais simples e acessível, envolvendo auditoria de documentos e evidências via plataforma online interativa.

Ao fim das avaliações, o projeto pode conquistar o selo em três níveis diferentes — uma, duas ou três estrelas — obtidas conforme o número de estratégias implementadas e a pontuação conquistada.

“Uma característica do Fitwel é não demandar o atendimento a pré-requisitos obrigatórios. O certificador exige o atendimento a uma pontuação mínima que pode ser atingida em função das potencialidades do projeto”, explica Giovanna Piesco, consultora de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável no CTE.

Quais são os requisitos da certificação Fitwel Community?

A certificação Fitwel voltada para bairros e comunidades tem foco nos projetos de áreas externas e na vida comunitária, trazendo diretrizes sobre resiliência, saúde e bem-estar, qualidade de vida, alimentação saudável, vida comunitária colaborativa, acesso a equipamentos e serviços, entre outros.

Para receber a certificação, o projeto deve comprovar sua contribuição para a qualificação do espaço urbano. Nesse sentido, é possível adotar algumas das múltiplas estratégias valorizadas pelo órgão certificador. Alguns exemplos são:

  • Maximização de áreas verdes;
  • Implantação de infraestrutura de drenagem verde;
  • Realização de testes anuais de qualidade da água;
  • Promoção de ações voltadas à segurança do pedestre, como medidas de traffic calming nas travessias;
  • Instalação de equipamentos voltados à prática de atividades físicas, como ciclovias e pistas de caminhada, que propiciam a mobilidade ativa, e campos de futebol, quadras poliesportivas e academias ao ar livre;
  • Disponibilidade de espaços que incentivem a interação social e a restauração mental, como praças, pet parks e playgrounds;
  • Elaboração de plano de emergência, incluindo o mapeamento de riscos e as medidas de mitigação;
  • Realização de pesquisa de satisfação com os usuários;
  • Disponibilização de alimentos saudáveis, por exemplo, por meio de hortas comunitárias, feiras semanais ou mercados que forneçam alimentos frescos;
  • Ações para a promoção de conforto ambiental, como a implantação de coberturas verdes e sombreamento das calçadas por vegetação visando a mitigação do efeito ilhas de calor.

Além de priorizar a saúde e o bem-estar dos usuários, muitas das práticas avaliadas pelo Fitwel Community buscam gerar impacto positivo para a comunidade. 

O referencial incorpora um forte viés social, aproximando os empreendimentos certificados das melhores práticas ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance).

O órgão certificador do Fitwel busca sempre se manter atualizado em relação às discussões e mudanças que ocorrem em relação às temáticas que aborda. 

Nesse sentido, acaba de ser lançada a nova versão Fitwel Community v3, com requisitos que visam aprofundar a implementação de estratégias de resiliência, alívio do stress, incentivo à alimentação saudável, acesso à natureza, prática de atividades físicas, conforto dos usuários e monitoramento de indicadores de qualidade do ar e da água potável. 

A certificação Fitwel Community no Brasil

Embora o Fitwel Community seja uma certificação nova, já há, no Brasil, empreendimentos certificados ou em processo de certificação. 

O primeiro deles é o Porto Belo Golf Resort, em Santa Catarina. O empreendimento da Wert Empreendimentos contou com consultoria do CTE e se tornou o primeiro na América Latina a receber o Fitwel Community para a etapa de projetos.

O Hyde Park, em Bragança Paulista–SP, também está em processo de obtenção do Fitwel Community com o apoio da consultoria do CTE. 

Trata-se de um condomínio-clube idealizado pela construtora e incorporadora Sispar, composto por oito torres residenciais integradas a uma praça central, em um terreno de 31 mil m². 

O que vimos hoje sobre a certificação?

O Fitwel Community é uma das certificações voltadas a bairros e a comunidades sustentáveis que tendem a ganhar tração no Brasil graças à sua temática, objetividade e acessibilidade.

Com abordagem direcionada à integração dos edifícios às áreas externas e comuns, esse referencial reconhece projetos concebidos com foco na promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar de seus ocupantes.

Há, também, outras certificações para desenvolvimentos urbanos. É o caso do LEED ND (Neighborhood Development), concedido pelo USGBC (Green Building Council) e do Sustainable Sites, administrado pela Green Business Certification Inc (GBCI). 

É preciso citar, ainda, o LEED for Cities & Communities (USGBC), que dá ênfase à redução de emissões de gases do efeito estufa, e a certificação AQUA Planejamento Urbano, oferecida no Brasil pela Fundação Vanzolini, em parceria com o HQE francês.

O CTE é a consultoria brasileira com o maior portfólio de urbanismo sustentável, tendo atuado em mais de 45 milhões de metros quadrados de território.

Com uma equipe altamente qualificada, o CTE apoia desenvolvimentos urbanos com foco na saúde e no bem-estar das pessoas. 

Quer saber sobre o Fitwel Community e sobre outras certificações para desenvolvimentos urbanos? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up