fbpx
Smart Cities

Conheça o primeiro empreendimento certificado Fitwel Community da América Latina

Projeto

Localizado em uma área conhecida como Costa Esmeralda, no litoral catarinense, o Porto Belo Golf Resort está próximo a praias de águas cristalinas e areias claras, que são marca registrada da região. O empreendimento conta com um campo de golfe iluminado, espaços de comércio, serviços e lazer. Também possui diversas áreas livres vegetadas, como praças e espaços de contemplação.

A Wert Empreendimentos desenvolveu o espaço em sintonia com as premissas mais atuais de sustentabilidade ambiental e de promoção de conforto dos usuários. Em reconhecimento ao conjunto de boas práticas incorporadas, o condomínio-resort recebeu, recentemente, o selo Fitwel Community para a etapa de projetos. Trata-se do primeiro projeto da América Latina a receber esse reconhecimento.

A certificação estabelece diretrizes aplicáveis a comunidades e projetos de áreas externas que tratam, por exemplo, de resiliência, saúde e bem-estar, qualidade de vida e alimentação saudável.

Além do Fitwel, o Porto Belo está em processo de obtenção do selo Sustainable Sites, que tem como principal foco o meio ambiente. “Ambas as certificações são complementares e se aplicam, também, a condomínios fechados”, explica Giovanna Piesco, consultora de projetos da Unidade Smart Cities do CTE. “No caso do Fitwel, o projeto precisa comprovar sua contribuição para a qualificação do espaço urbano, com foco na promoção de saúde e bem-estar para os usuários. Para o Sustainable Sites, deve-se demonstrar a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade”, informa Piesco.

“Essas certificações ajudam a qualificar ainda mais o projeto”, comenta Gabriela Antunes, gerente de meio ambiente e sustentabilidade na Wert. Ela cita como exemplo a pista de caminhada e corrida. O condomínio adquiriu um novo status após intervenções induzidas pela certificação Fitwel, como a oferta de áreas sombreadas e bebedouros ao longo do percurso, que ainda dá acesso a um pomar. “Todas essas melhorias vão transformar o momento da atividade física em algo ainda mais saudável e especial, maximizando a qualidade de vida dos usuários”, diz Antunes.

 

Infraestrutura verde

Múltiplas estratégias de sustentabilidade foram adotadas no empreendimento, que ocupa uma área de 837 mil m². Entre elas, há medidas para qualificação do espaço urbano, contribuindo para a qualificação da infraestrutura local. 

O Porto Belo prevê a instalação de uma ciclovia externa ao condomínio, assim como a qualificação da rua e do ponto de ônibus próximos ao empreendimento.

Também serão adotadas ações voltadas à segurança do pedestre. Entre elas, medidas de traffic calming nas travessias — ou seja, calçadas separadas da via de carros por canteiros —, além de iluminação e sinalização visual voltadas aos pedestres. Ao todo, 55% das calçadas são sombreadas por vegetação, garantindo a mitigação dos efeitos de ilhas de calor e o incentivo à caminhada.

Outros destaques são as ações de drenagem sustentável. Em toda área do projeto, mais de 60% do sistema utilizará infraestrutura verde, com biovaletas, escadas hidráulicas e jardins de chuva. 

Letícia Crevatin, da Unidade Smart Cities do CTE, explica que esse tipo de ação, além de trazer maior qualidade para a paisagem com os canteiros vegetados, permite a infiltração da água da chuva no solo, evitando sobrecarregar o sistema de drenagem.

No condomínio catarinense destacam-se, ainda, a maximização das áreas verdes, incluindo a preservação de maciços arbóreos pré-existentes e a implantação de paisagismo baseado em espécies nativas. 

“Além de proporcionar maior densidade de vegetação em áreas previamente de pastagem, o projeto irá preservar 15 mil m² de remanescentes vegetais nativos”, conta Giovanna Piesco. Da mesma forma, foi elaborado um plano de prevenção de espécies invasoras, algo importante para a manutenção da biodiversidade.

 

Saúde e bem-estar

Uma característica marcante no Porto Belo Golf Resort são as medidas que conciliam a promoção de saúde e bem-estar aos ocupantes, com a preservação ambiental. A construção do campo de golfe exemplifica esse tipo de abordagem, por ser um equipamento esportivo e, ao mesmo tempo, um elemento paisagístico.

Um desafio imposto nesse caso específico era garantir uma área de jogo de alto padrão, sem renunciar à eficiência hídrica. Isso motivou a elaboração de um consistente trabalho de pesquisa para identificar uma espécie de grama adequada para o golfe, mas com menor demanda hídrica. Além disso, o empreendimento conta com sistema para reaproveitamento de águas pluviais e tratamento de águas cinzas, diminuindo ao máximo a demanda por água potável.

Um aspecto muito valorizado pela certificação Fitwel é a disponibilidade de espaços que incentivem atividades físicas, interação social e restauração mental. O condomínio catarinense obteve muitos pontos nesse quesito ao contemplar espaços livres qualificados como praças, playground, campos de futebol e quadras poliesportivas, além da trilha para caminhada e corrida com 1,7 km já mencionada. Todas essas áreas estão bem distribuídas ao longo do condomínio, de modo que os lotes estejam a uma distância máxima de 500 metros caminháveis dessas áreas de lazer e contemplação. 

O CTE vem apoiando o desenvolvimento do Porto Belo Golf Resort, prestando consultoria para a conquista de certificações de sustentabilidade, como o Fitwel e o Sustainable Sites. A equipe do CTE também tem acompanhado as obras do empreendimento, garantindo que as melhores práticas ambientais e de segurança para os trabalhadores sejam incorporadas ao canteiro.

Quer saber sobre a certificação Fitwel? Acesse aqui e fale com nossos especialistas.

keyboard_arrow_up