Os shopping centers são mais do que simples locais de compras. Eles representam grandes polos de serviços, lazer e entretenimento, desempenhando um papel fundamental na economia e na sociedade.
No Brasil, há cerca de 650 empreendimentos, que recebem, a cada mês, 443 milhões de visitas.
Nesses estabelecimentos, incorporar boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) não apenas reduz o impacto ambiental, mas também traz benefícios econômicos e institucionais.
Isso é essencial, considerando que os shoppings são grandes consumidores de água e energia, além de gerarem um elevado volume de resíduos.
Mas há outros fatores cruciais que justificam a adoção de ações de sustentabilidade em shoppings. Entre eles, podemos destacar:
- Redução das emissões de carbono, contribuindo para o cumprimento de metas de descarbonização corporativas e setoriais.
- Cumprimento de regulamentações ambientais, evitando problemas com multas e sanções legais.
- Valorização da marca e atração de locatários engajados no tema.
- Atendimento às expectativas dos consumidores, que cada vez mais preferem empresas sustentáveis.
- Atração de investidores e parceiros, já que muitas empresas e fundos buscam negócios alinhados às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
- Eficiência operacional e redução de custos. Estratégias como eficiência energética, gestão de resíduos e utilização de materiais sustentáveis diminuem despesas e aumentam a lucratividade. Para se ter uma ideia, em alguns shoppings, somente os gastos com energia podem representar até 45% das despesas condominiais, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O que já vem sendo feito para elevar a sustentabilidade em shoppings?
Segundo o relatório de sustentabilidade mais recente publicado pela Abrasce:
- 93% dos shoppings brasileiros possuem áreas para armazenamento e segregação de resíduos.
- 52% dos estabelecimentos mantêm programas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE).
- 64% dos empreendimentos utilizam sistemas de automação predial para reduzir o consumo de energia.
- 93% dos shoppings já aproveitam luz natural para diminuir gastos energéticos e oferecer melhor experiência aos usuários
- 86% possuem torneiras automáticas para redução do desperdício hídrico.
- 74% contam com bacias sanitárias economizadoras, otimizando o consumo de água.
É preciso ressaltar, contudo, que a pesquisa pega uma fração dos shoppings existentes no país e, portanto, indicadores como aproveitamento de luz natural parecem super estimados.
Afinal, em quantos shoppings que frequentamos há, de fato, aberturas para iluminação que sejam significativas em relação à sua área?
Outro ponto que merece destaque é o aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar dos lojistas, funcionários e consumidores, principalmente após a pandemia de Covid-19.
Gestores de shoppings passaram a investir em melhores taxas de renovação do ar, limpeza e manutenção otimizadas, garantindo um ambiente mais seguro e confortável para todos.
Como promover ações de sustentabilidade em shoppings?
A implementação de ações de sustentabilidade em shoppings é fundamental para reduzir o impacto ambiental desses empreendimentos e torná-los mais eficientes.
Muitas das estratégias, além de serem eficazes, possuem fácil implementação, contribuindo para uma gestão mais sustentável.
Eficiência energética
- Arquitetura sustentável, que favoreça o aproveitamento da luz e ventilação naturais, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e de climatização.
- Manutenção e monitoramento constantes dos equipamentos de ar condicionado, garantindo maior eficiência energética e qualidade do ar interno.
- Ventiladores com variador de frequência integrados a sensores de CO ou CO₂
- Uso de iluminação LED, que reduz o consumo de eletricidade e tem maior durabilidade.
- Instalação de sensores de presença e sistemas de climatização inteligentes para diminuir desperdícios.
- Instalação de painéis solares para a autogeração de energia ou aquisição de certificados de energia de fontes renováveis (RECs).
Eficiência hídrica
- Captação e reuso de água da chuva para irrigação, descargas e sistemas de refrigeração, contribuindo para a economia de recursos.
- Instalação de torneiras com temporizadores e bacias sanitárias com sistemas de economia de água.
- Construção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) para tratar o esgoto gerado na operação. Shoppings como o Catarina Fashion Outlet adotaram essa estratégia.
- Realização de campanhas educativas voltadas para os stakeholders, conscientizando sobre o uso racional de recursos naturais.
Gestão de resíduos
- Manutenção de programas de reciclagem, compostagem de resíduos orgânicos e redução do uso de materiais descartáveis.
- Implantação de programas aterro zero.
- Realização de campanhas educativas para lojistas e clientes sobre práticas sustentáveis.
Medidas de descarbonização
- Realização de inventário de emissões de GEE e definição de metas de descarbonização.
- Estímulo ao uso do transporte público e à mobilidade ativa, reduzindo a dependência de veículos particulares.
- Criação de bicicletários e de pontos de recarga para veículos elétricos.
- Ampliação de áreas vegetadas, seja pelo paisagismo, seja com a criação de telhados verdes.
Outras ações de sustentabilidade em shoppings
- Valorização do design biofílico, dando preferência a materiais naturais (madeiras, rochas, fibras) em revestimentos, ao uso de cores suaves, às formas orgânicas e à oferta de vistas amplas para a natureza.
- Adoção de boas práticas de limpeza e higienização, incluindo a adoção de produtos mais sustentáveis e menos agressivos à saúde.
- Medição periódica para avaliação da qualidade do ar interno, em especial de CO₂ e de compostos orgânicos voláteis totais (TVOC).
- Busca por certificações ambientais de sustentabilidade, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), Aqua-HQE, Fitwel e Well Health Safety. Esses selos permitem às empresas se apoiarem em critérios objetivos para evitar o greenwashing (maquiagem verde) e as autoalegações. “Ao mesmo tempo, por envolverem a verificação por uma terceira parte, elas adicionam credibilidade e permitem aos consumidores avaliar e comparar empresas e empreendimentos”, explica Rafael Lazzarini, diretor de Sustentabilidade do CTE.
Quais marcas já estão engajadas no movimento da sustentabilidade?
As indústrias de moda, beleza e gastronomia têm se comprometido cada vez mais com a sustentabilidade, impulsionadas tanto pela quantidade de resíduos gerados, quanto pela responsabilidade direta com a saúde e o bem-estar das pessoas.
“Temas como circularidade e toxicidade são discutidos há anos nesses setores, mas têm adquirido mais relevância à medida que a descarbonização se torna uma prioridade global”, comenta Adriana Hansen, diretora técnica de Sustentabilidade no CTE.
Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, grandes marcas têm adotado certificações ambientais para fortalecer sua postura e comprovar suas práticas.
A certificação LEED se destaca, nesse sentido, como um dos principais selos de sustentabilidade para edificações comerciais, incluindo lojas e redes varejistas.
Marcas renomadas como Renner, Riachuelo, O Boticário, Gucci, C&A, Prada, Fendi, Balenciaga, Levi’s, Nike, Adidas, Starbucks, Grupo Madero, entre outras, estão na vanguarda desse movimento, no Brasil e no mundo.
Com lojas âncoras, muitas dessas marcas se beneficiam substancialmente quando práticas e ações de sustentabilidade são implementadas nas estruturas dos shoppings, uma vez que fazem uso de diversos sistemas comuns.

Como o CTE atua promovendo sustentabilidade em shoppings?
Impulsionando transformações positivas no mercado há mais de três décadas, o CTE oferece consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis de alta performance, incluindo edifícios comerciais, residenciais, lojas e shopping centers.
Em seu vasto portfólio, destacam-se empreendimentos como o RioMar Shopping, em Recife, PE, o Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, RJ, e o Catarina Fashion Outlet, em São Roque, SP, já citado.
Além de trabalhar com diferentes processos de certificação ambiental, o CTE desenvolveu uma ampla gama de serviços integrados para apoiar seus clientes em suas jornadas visando a neutralidade das emissões de carbono. Entre em contato para obter mais informações!