Certificações ambientais são uma grande forma de mensurar o quanto um empreendimento possui características sustentáveis. Portanto, estes selos demonstram que a empresa respeita os dispositivos legais referentes às questões ambientais nos processos de geração de seus produtos e serviços, desde a matéria-prima até a disposição de resíduos.
As certificações podem ser de todos os tipos e para diferentes áreas. Então neste artigo vamos trazer os principais e mais promissores selos do mercado brasileiro e internacional.
Certificações ambientais brasileiras
Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos. Veja abaixo os principais selos brasileiros.
-
Sistema Brasileiro de Certificação (SBC)
O selo tem como objetivo considerar as necessidades e legislações do nosso território e criar bases para as certificações ambientais. Empresas certificadas pelo INMETRO realizam o acompanhamento do processo e concedem a certificação ambiental.
-
ISO 14.001
Trata-se da certificação responsável por avaliar o sistema de gestão ambiental de uma empresa. A certificação é um requisito para a evolução de mercado das organizações, mostrando o seu desempenho ambiental.
-
Cerflor
Também faz parte do INMETRO e está presente em produtos florestais. O selo garante que o produtor tem responsabilidade ambiental e social no processo.
-
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Este certificado possui o programa Selo Verde, que atesta os produtos e serviços que possuem um desempenho ambiental amigável.
-
Imaflora
Este selo é encontrado em produtos agropecuários (laranja, café etc.) e garante que o produtor respeite o meio ambiente e as condições de salubridade dos trabalhadores.
Promovida pela Fundação Vanzolini, tem como objetivo demonstrar a qualidade ambiental em empreendimentos de construção. Para conseguir esse certificado, deve haver a garantia do controle do projeto em todas as fases da obra (programa, concepção, execução da obra e o uso do edifício).
-
Procel
Tem como objetivo promover a eficiência de energia elétrica de edifícios comerciais e residenciais. Combatendo o desperdício de energia, consegue-se reduzir custos e há menos agressão ao meio ambiente.
-
FSC
O certificado atesta que materiais como madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.
-
IBD
Este selo certifica produtos orgânicos e biodinâmicos.
-
Produto Orgânico Brasil
Destinado à agricultura, o certificado garante que o produto agrícola não sofreu nenhuma intervenção química como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.
Certificações ambientais internacionais
Destacamos abaixo três certificações ambientais internacionais. Saiba mais:
O selo analisa critérios de uma construção verde e promove práticas sustentáveis nas seguintes áreas: localização e transporte, lotes, eficiência de água, energia, materiais e recursos, qualidade interna dos ambientes e inovação, processos de projeto e créditos regionais.
-
BREEAM – Building Reseach Establishment Environmental Assessment Method
Trata-se de um selo ambiental que tem como critérios o bem-estar ambiental na gestão de uma construção. Ele leva em consideração o consumo de energia e água e o quanto aquele empreendimento contaminou o meio-ambiente, além da verificação do material utilizado na obra, os transportes e toda a gestão de resíduos. Atualmente há mais de 110 mil edifícios com esse certificado ambiental.
-
WELL
Este é o primeiro selo focado na saúde e no bem-estar dos usuários, sendo um complemento e uma alternativa às outras certificações ambientais. Foi criado pelo International Well Building Institute, em 2015, e parte da premissa de que o maior custo de uma edificação comercial é das pessoas que as habitam.
Se você busca a ferramenta certa para comprovar que seu empreendimento é sustentável, as certificações são o melhor caminho. É por meio delas que é possível estabelecer métricas e atingir patamares para construções sustentáveis. Pois os selos atestam que a empresa respeita todas as diretrizes relacionadas às questões ambientais, além da possibilidade de trazer mudanças substanciais, principalmente para empreendimentos maiores.
O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.
Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Interessado em garantir a sustentabilidade da sua propriedade? Fale conosco aqui!
Gostou de saber mais sobre as principais certificações ambientais? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do setor.