fbpx

Certificações Ambientais: conheça as principais certificações nacionais e internacionais

16 de fevereiro de 2022

Certificações ambientais são uma grande forma de mensurar o quanto um empreendimento possui características sustentáveis. Portanto, estes selos demonstram que a empresa respeita os dispositivos legais referentes às questões ambientais nos processos de geração de seus produtos e serviços, desde a matéria-prima até a disposição de resíduos. 

As certificações podem ser de todos os tipos e para diferentes áreas. Então neste artigo vamos trazer os principais e mais promissores selos do mercado brasileiro e internacional. 

Certificações ambientais brasileiras

Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos. Veja abaixo os principais selos brasileiros.

  • Sistema Brasileiro de Certificação (SBC)

O selo tem como objetivo considerar as necessidades e legislações do nosso território e criar bases para as certificações ambientais. Empresas certificadas pelo INMETRO realizam o acompanhamento do processo e concedem a certificação ambiental.

  • ISO 14.001 

Trata-se da certificação responsável por avaliar o sistema de gestão ambiental de uma empresa. A certificação é um requisito para a evolução de mercado das organizações, mostrando o seu desempenho ambiental.

  • Cerflor 

Também faz parte do INMETRO e está presente em produtos florestais. O selo garante que o produtor tem responsabilidade ambiental e social no processo.

  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 

Este certificado possui o programa Selo Verde, que atesta os produtos e serviços que possuem um desempenho ambiental amigável.

  • Imaflora 

Este selo é encontrado em produtos agropecuários (laranja, café etc.) e garante que o produtor respeite o meio ambiente e as condições de salubridade dos trabalhadores.

Promovida pela Fundação Vanzolini, tem como objetivo demonstrar a qualidade ambiental em empreendimentos de construção. Para conseguir esse certificado, deve haver a garantia do controle do projeto em todas as fases da obra (programa, concepção, execução da obra e o uso do edifício).

certificações-ambientais

  • Procel 

Tem como objetivo promover a eficiência de energia elétrica de edifícios comerciais e residenciais. Combatendo o desperdício de energia, consegue-se reduzir custos e há menos agressão ao meio ambiente.

  • FSC 

O certificado atesta que materiais como madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.

  • IBD 

Este selo certifica produtos orgânicos e biodinâmicos.

  • Produto Orgânico Brasil 

Destinado à agricultura, o certificado garante que o produto agrícola não sofreu nenhuma intervenção química como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.

Certificações ambientais internacionais

Destacamos abaixo três certificações ambientais internacionais. Saiba mais:

O selo analisa critérios de uma construção verde e promove práticas sustentáveis nas seguintes áreas: localização e transporte, lotes, eficiência de água, energia, materiais e recursos, qualidade interna dos ambientes e inovação, processos de projeto e créditos regionais.

  • BREEAM – Building Reseach Establishment Environmental Assessment Method 

Trata-se de um selo ambiental que tem como critérios o bem-estar ambiental na gestão de uma construção. Ele leva em consideração o consumo de energia e água e o quanto aquele empreendimento contaminou o meio-ambiente, além da verificação do material utilizado na obra, os transportes e toda a gestão de resíduos. Atualmente há mais de 110 mil edifícios com esse certificado ambiental.

  • WELL

Este é o primeiro selo focado na saúde e no bem-estar dos usuários, sendo um complemento e uma alternativa às outras certificações ambientais. Foi criado pelo International Well Building Institute, em 2015, e parte da premissa de que o maior custo de uma edificação comercial é das pessoas que as habitam.

Se você busca a ferramenta certa para comprovar que seu empreendimento é sustentável, as certificações são o melhor caminho. É por meio delas que é possível estabelecer métricas e atingir patamares para construções sustentáveis. Pois os selos atestam que a empresa respeita todas as diretrizes relacionadas às questões ambientais, além da possibilidade de trazer mudanças substanciais, principalmente para empreendimentos maiores.

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.

Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Interessado em garantir a sustentabilidade da sua propriedade? Fale conosco aqui!

Gostou de saber mais sobre as principais certificações ambientais? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do setor.

TAGS: aqua, breeam, Building Reseach Establishment Environmental Assessment Method, ceflor, certificação leed, certificação well, certificações ambientais, imaflora, iso 14.001, leed certified, procel, sistema brasileiro de certificação

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up