O processo de certificação sustentável AQUA-HQETM envolve diversas exigências nas etapas de planejamento, construção e operacionalização de novos empreendimentos.
Esse processo preconiza o desenvolvimento de um sistema de gestão que prevê estratégias de qualidade ambiental para novas edificações e obras, partindo do comprometimento com um padrão de desempenho definido pela Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), adaptado à realidade brasileira. Entenda o que é a certificação AQUA-HQE, os critérios para obtenção de um certificado, quais as fases da certificação e quais categorias precisam ser atendidas, além de suas vantagens após a certificação. Confira conosco!
Sobre a Certificação AQUA
A certificação AQUA-HQE foi criada originalmente na França em 1974. Aqui no Brasil, ela foi lançada em 2008.
Desenvolvida pela Demarché HQE (órgão francês de certificação de empreendimentos habitacionais), ela é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo.
A Fundação Vanzolini é a responsável por sua adaptação à realidade brasileira, objetivando o bom uso da água e da energia elétrica nas construções, além do conforto e bem-estar dos moradores e das comunidades no entorno.
As auditorias da Fundação Vanzolini são todas presenciais e independentes, assegurando a conformidade do empreendimento às exigências de gestão e desempenho definidas tecnicamente.
Como é o processo de obtenção da Certificação AQUA
A Certificação é realizada pela própria Fundação Vanzolini, a qual executa 3 auditorias presenciais ao longo do desenvolvimento do projeto e da obra, com o objetivo de analisar o atendimento dos critérios de sustentabilidade.
O certificado é emitido em 3 fases: Pré-projeto, Projeto e Execução
Para a obtenção da certificação do empreendimento em uso e em plena operação, as rotinas de gestão predial deverão ser monitoradas periodicamente. Não se esqueça: é de extrema importância o comprometimento do empreendedor desde o início do projeto!
A certificação ainda requer a implantação de um sistema de gestão do empreendimento (SGE) e o atendimento das 14 categorias de qualidade ambiental do empreendimento (QAE), distribuídas conforme abaixo:
- Relação do edifício com o seu entorno
- Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos
- Canteiro de obras de baixo impacto ambiental
- Gestão da energia
- Gestão da água
- Gestão de resíduos de uso e operação do edifício
- Manutenção e permanência do desempenho ambiental
- Conforto hidrotérmico
- Conforto acústico
- Conforto visual
- Conforto olfativo
- Qualidade sanitária dos ambientes
- Qualidade sanitária do ar
- Qualidade sanitária da água
Cada uma das quatorze categorias pode ser classificada nos níveis: Bom, Superior ou Excelente.
Quais os Benefícios
A seguir os benefícios adquiridos para os empreendedores com a obtenção da certificação AQUA:
- Comprovar a Alta Qualidade Ambiental dos seus empreendimentos/construções
- Diferenciar seu imóvel no mercado
- Aumentar a velocidade de vendas ou locação
- Associar a imagem da empresa à Alta Qualidade Ambiental
- Melhorar o relacionamento com órgãos ambientais e comunidades
- Obter reconhecimento internacional
Os usuários também ganham vantagens, a saber:
- Economia no consumo de água e de energia elétrica durante a vida útil do imóvel
- Redução dos custos de condomínio
- Melhores condições de conforto e saúde
- Maior valor patrimonial ao longo do tempo
- Aumento da consciência para o desenvolvimento sustentável
E quem pode ser certificado? Edifícios habitacionais, de escritórios, de hospedagem, lazer e cultura, escolas, hotéis, bairros e loteamentos.
O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.
Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Saiba mais!
E você, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!