A preocupação com a garantia da qualidade nos canteiros de obras é uma constante na construção civil. Muitas construtoras têm controles adotados, inclusive certificações, como PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e ISO 9001.
Apesar disso, a gestão da qualidade ainda é um tema sensível no setor, expondo as empresas a falhas como vícios construtivos ou manifestações patológicas, causadores de prejuízos, seja em função do custo do retrabalho, seja pelos desgastes à imagem da construtora.
Por que os problemas com a qualidade nos canteiros acontecem?
Diversos fatores pressionam a gestão da qualidade nos canteiros de obras. Entre eles, destacam-se:
- Aumento do volume de obras;
- Entrada de novos profissionais e empreiteiros, nem sempre devidamente capacitados;
- Maior complexidade dos projetos.
As dificuldades enfrentadas pelas construtoras são ainda maiores diante de novas exigências a serem atendidas, além dos requisitos clássicos da qualidade de projetos, materiais e serviços, e normas de gestão da qualidade. Podemos citar, como exemplos, a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575) e os critérios de sustentabilidade contidos nos sistemas de certificação ambiental de empreendimentos.
Como melhorar a gestão da qualidade nos canteiros?

Em um ambiente de alta competitividade e de margens de lucro reduzidas, para as empresas do setor de construção, já não basta buscar qualidade e o desempenho somente via controles de verificação de projeto e inspeção de materiais e serviços em obra.
“Estabelecer um controle da qualidade somente para detectar a falha e atuar para corrigi-la significa um desperdício de recursos que pode comprometer o prazo e o custo da produção. É preciso evoluir para um modelo de gestão de projetos e obras que permita antecipar possíveis falhas e riscos”, explica Maurício Hino, diretor de Qualidade e Desempenho no CTE.
Ele destaca que é cada vez mais importante revisar e monitorar processos, racionalizar e industrializar a produção, além de capacitar profissionais para conduzir processos de melhoria contínua da qualidade, garantindo alto desempenho dos produtos.
Além disso, diante do grande volume de obras, a qualidade precisa ser considerada uma dimensão de destaque na governança corporativa. Isso é vital para garantir confiança nos resultados e no retorno sobre o investimento.
Na prática, é necessário dispor de informações específicas sobre a situação da qualidade das obras e do desempenho dos empreendimentos. Dessa forma, as áreas da qualidade das empresas podem se preparar para:
- Atuar de modo mais gerencial, tomando decisões com base em informações;
- Agir de modo proativo quando necessário, minimizando riscos preventivamente;
- Inovar para potencializar os resultados da empresa.
Como colocar a qualidade nos canteiros em prática?
Os consultores do CTE listaram 10 boas práticas para as construtoras que querem melhorar o controle de qualidade em seus canteiros. Confira!
- Estabeleça processos de gestão voltados à análise e prevenção de falhas em projetos e obras.
- Meça e monitore a qualidade e o desempenho das obras por meio de indicadores quantitativos.
- Utilize os dados da assistência técnica pós-obra para retroalimentar os processos. Esse é um ponto-chave para o sucesso de qualquer sistema de gestão da qualidade. A ideia é ter um painel de dados gerencial para orientar a tomada de decisões.
- Dê preferência a métodos construtivos racionalizados e industrializados. A industrialização, além de acelerar a execução e diminuir a demanda por mão de obra, pode gerar ganhos significativos de qualidade, reduzindo custos com assistência técnica, aumentando a satisfação do cliente.
- Promova a mecanização e a digitalização no canteiro de obras. Um Sistema de Gestão da Qualidade envolve uma grande quantidade de informações que precisam ser captadas, distribuídas e consolidadas. Nesse ponto, ferramentas digitais são essenciais para o acompanhamento das atividades e o gerenciamento eficiente. Processos integrados de arquitetura e engenharia com o BIM (Building Information Modelling) reduzem riscos de erros, além de falhas de especificação, incompatibilidades entre especialidades, levantamento de quantitativos e cronogramas.
- Invista em ferramentas de modelagem e planejamento para antecipar riscos. Lembre-se: um bom planejamento é vital para uma obra de qualidade.
- Acompanhe o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA) para monitorar ineficiências e falhas em tempo real. Da mesma forma, utilize ferramentas de gestão ágil e o lean construction (construção enxuta) para aumentar a eficiência dos canteiros, promovendo ganhos de qualidade.
- Estabeleça parcerias com todos os agentes da cadeia produtiva para estudar e otimizar processos e métodos executivos.
- Capacite as equipes em gestão da qualidade e desempenho. A construção civil é uma indústria em transformação, que exige dos profissionais novas habilidades e constante atualização.
- Por fim, mas não menos importante: fomente uma cultura de busca por “erro zero”, “fazer certo da primeira vez” e “melhoria contínua”.
CTE: referência em qualidade na construção civil
O CTE oferece consultoria técnica para orientar as empresas na implementação de soluções de melhoria, considerando as dimensões de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, e produtividade.
Ao longo de sua trajetória, o CTE já auxiliou mais de 1.750 empresas na certificação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança, com base em normas nacionais e internacionais.
Quer saber mais sobre nossas consultorias para implementação de Sistema de Gestão da Qualidade e para atendimento a normas técnicas específicas, como a Norma de Desempenho (NBR 15.575)? Entre em contato e saiba mais!