Inteligência artificial na construção civil: conheça algumas aplicações

Quando falamos em novas tecnologias, a inteligência artificial certamente se destaca entre as mais disruptivas. 

Em diferentes setores da economia, projetos de aplicação de IA vêm surgindo, com a expectativa de gerar otimização de processos, redução de custos e aumento da produtividade. 

Na indústria da construção e no mercado imobiliário, embora os investimentos ainda sejam modestos em comparação com outras indústrias, as empresas começam a perceber o potencial de utilização da IA. 

Quer entender mais sobre as diversas aplicações da inteligência artificial na construção civil? Então, continue conosco:

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial refere-se à capacidade de dispositivos eletrônicos e programas computacionais funcionarem de maneira semelhante ao pensamento humano. 

Ela envolve o agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros, que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. 

Embora ainda seja cercado por uma aura de novidade, esse é um tema em evolução há anos. O primeiro artigo abordando redes neurais foi produzido por Warren McCulloch e Walter Pitts, em 1943. 

Já na década de 1950, o termo inteligência artificial foi cunhado pela primeira vez em uma conferência na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

Campo da ciência da computação, a IA se dedica ao desenvolvimento de sistemas e programas capazes de executar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. 

Essas tarefas incluem reconhecimento de fala, compreensão de linguagem natural, tomada de decisões, resolução de problemas, aprendizado e até mesmo a capacidade de reconhecer padrões em grandes volumes de dados.

Uma confusão que muitos fazem é limitar a inteligência artificial ao Chat GPT, solução desenvolvida pela Open AI capaz de responder perguntas variadas, realizar tarefas por escrito e conversar de maneira fluida.  “O Chat GPT abriu a caixa de pandora para muitos acessarem a IA. Mas ele está longe de definir essa tecnologia. 

É como se falássemos que a Internet é o Instagram”, compara Helbert Costa, mentor de inovação e IA.

Quais são as aplicações da inteligência artificial na construção civil?

 inteligência artificial na construção civil

A IA está sendo aplicada em diversas áreas. Também na construção civil, o uso dessa tecnologia vem crescendo, especialmente para elevar a produtividade em atividades operacionais repetitivas. 

Em um contexto de escassez de mão de obra, a introdução de IA pode ser uma das soluções para as empresas não perderem competitividade.

Um ponto interessante é que as aplicações da inteligência artificial na construção civil podem se estender por todo ciclo de desenvolvimento de um empreendimento, desde a análise de viabilidade e concepção, passando pela execução e o gerenciamento da operação. 

Helbert Costa citou algumas dessas aplicações em bate-papo com Bob de Souza, CEO do CTE, no programa “Diálogos com a Construção”. Acompanhe a entrevista na íntegra aqui

IA em marketing e vendas

A inteligência artificial tem sido de enorme valor para as empresas identificarem preferências e hábitos de seus consumidores, bem como para automatizar atendimentos, melhorando a experiência do cliente. 

Segundo o Growth Report da Twilio Segment, as organizações brasileiras lideram a implementação da inteligência artificial no marketing: 98% das empresas pesquisadas já estão no processo de implementação da tecnologia. 

IA para apoio ao desenvolvimento de projetos

Outra aplicação interessante da inteligência artificial na construção civil é na área de projetos. Quer um exemplo? Municiando a IA com dados como metragem e especificações, é possível obter plantas automaticamente. 

Fornecedores de formas metálicas já utilizam esse recurso para desenvolver projetos considerando as peças disponíveis em seus estoques, por exemplo.

IA no canteiro de obras

Uma pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) revela que 19% das empresas do setor já utilizam alguma ferramenta de IA. 

Também nos canteiros de obras, a inteligência artificial gradativamente vem ganhando importância, potencializando a capacidade de análise de dados e trazendo ganhos em termos de custo, tempo e produtividade. 

A Inteligência Artificial pode ser usada para liberar o engenheiro de atividades burocráticas, permitindo que ele tenha tempo para se dedicar à tomada de decisões mais estratégicas. A IA pode, por exemplo, auxiliar o profissional a realizar o apontamento da obra com mais agilidade e assertividade, por meio de voz. “Não há mais motivo para as pessoas perderem tempo preenchendo formulários, CRMs e ERPs. Um robô pode ser treinado para receber comandos de voz e inserir esses dados com precisão e agilidade”, comenta Helbert Costa.

Robotização dentro da obra

 inteligência artificial na construção civil

Os robôs são outro meio de introdução da inteligência artificial na construção civil. Modelos como o cachorro-robô podem ser utilizados para percorrer o canteiro de obras e atuar como um supervisor, identificando, entre outras coisas, o uso inadequado de equipamentos de proteção individual e situações de risco. 

Como iniciar a implantação da inteligência artificial na construção civil?

Como foi possível perceber, a IA pode otimizar processos e reduzir custos operacionais através da automação inteligente e da melhoria contínua dos fluxos de trabalho. 

A inteligência artificial também pode fornecer insights baseados em dados em tempo real que permitem decisões mais rápidas e fundamentadas, melhorando a estratégia empresarial.

A introdução da inteligência artificial na construção civil, no entanto, precisa superar alguns desafios. 

Os principais deles são a necessidade de mudança de mindset e a disponibilidade de tempo para treinamento e validação das soluções. 

Embora haja uma enorme quantidade de soluções de IA, há poucas para uso imediato (plug and play). A maioria delas precisa ser treinada para a aplicação desejada.

Uma recomendação para as empresas em início de jornada é analisar seus processos internos, investigando quais oferecem as maiores oportunidades de otimização. 

Na sequência, é possível partir para a preparação dos dados para treinamento da IA. Vale lembrar que a qualidade dos dados é fundamental para o sucesso. 

Além disso, como a IA requer expertise em ciência de dados, é recomendável contar com uma equipe qualificada ou com consultores especializados. 

Por fim, antes de implementar a IA em escala, é importante realizar testes, validações e aperfeiçoamentos no modelo.

Unidade de negócio do CTE, o Enredes apoia o movimento de transformação digital na construção civil por meio de atividades diversas que conectam profissionais e empresas, além de gerar negócios. 
O Enredes atua, também, com foco na difusão da cultura e de boas práticas de gestão, inovação, industrialização, qualidade e sustentabilidade no setor da construção.

Confira aqui o nosso portfólio de produtos e soluções.

Receba nossa newsletter