fbpx

São Paulo se prepara para estruturar um mercado de créditos de carbono

18 de janeiro de 2022

No Brasil e no mundo, representantes governamentais, entidades técnicas e acadêmicas debatem a formatação de sistemas para a compensação das emissões de gases de efeito estufa. Este tema é mais que pertinente, visto a urgência para se mitigar os impactos das mudanças climáticas e a consequente necessidade de se implementar medidas que tragam competitividade econômica aos países que promovem um crescimento carbono neutro, circular e  inclusivo.

São Paulo não está fora desse movimento e, atualmente, discute a elaboração de um Projeto de Lei para estabelecer o Sistema Estadual de Registro de Compensações de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com base nas políticas nacional e estadual de mudanças climáticas (Lei Federal n.º 12.187, de 29 de dezembro de 2009 e Lei Estadual n.º 13.798, de 9 de novembro de 2009). Trata-se de um passo importante rumo à precificação de emissões e à instalação de um arcabouço legislativo para a instauração de mercados de carbono.

Por que isso é importante?

Firmado em 2015, o Acordo de Paris prevê o desenvolvimento de instrumentos de mercado para incentivar o aumento das metas de redução ou remoção de gases de efeito estufa dos países signatários.

O Brasil possui condições de se tornar um player importante nesse cenário, com potencial de suprir até 40% da oferta mundial desse tipo de redução de emissões de gás de efeito estufa. Isso se deve, por exemplo, aos créditos florestais, por conta da imensa cobertura florestal do país e das grandes áreas para restauração florestal e reflorestamento.

Paralelamente, até o momento, mais de 300 grandes empresas ao redor do mundo, incluindo brasileiras, já aderiram às metas “Net Zero”, de emissões líquidas zero de carbono. Isso significa que essas companhias assumiram voluntariamente o compromisso de não gerar mais emissões de gases de efeito estufa, indutores do aquecimento global, até a metade do século (2040-2050).

Mercado de compensações

O Sistema Estadual de Registro de Compensações de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SERC-GEE) visa posicionar o Estado de São Paulo como um polo internacional para comércio de créditos de carbono. O objetivo é credenciar padrões de certificação e entidades certificadoras de cada mercado de carbono.

O credenciamento adota critérios de verificação, monitoramento e validação da integridade e adicionalidade de seus atributos não-climáticos de salvaguardas sociais, legais e ambientais. Ele também visa garantir a publicização dos dados desse processo e das trocas e transações. 

O SERC-GEE irá, também: 

  • Registrar e tornar público, acessível e interoperável, em ambiente digital, os projetos e programas de geração de reduções certificadas de emissões;
  • Definir os critérios para credenciamento de plataformas de negociação;
  • Sugerir parâmetros para padronizar as transações;
  • Garantir e gerir processos de interoperabilidade de dados com outras jurisdições.

Com uma estrutura institucional composta por um comitê regulador e por uma entidade de registro central, o Sistema prevê a comercialização de três documentos.

  • Redução Certificada de Emissões (RCE): bem intangível, transacionável, fungível e representativo de redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono equivalente. 
  • Certificado de Carbono Verificado (CCV)
  • Certificado de Atributo de Carbono Verificado (CACV)

Essa estruturação é um passo importante para trazer segurança às empresas que compram créditos de carbono para neutralizar suas emissões, como ocorre com todas as empresas do setor da construção civil.

O CTE atua na quantificação das emissões de gases do efeito estufa das atividades corporativas e de construção, seguindo normas e metodologias internacionais como a ABNT NBR ISO 14.064:2007, IPCC Guidelines e GHG Protocol. Nossos consultores ajudam as empresas a entender a origem dos impactos e a desenhar estratégias de neutralização, com monitoramento contínuo de indicadores e desenvolvimento de relatórios para aumentar a transparência das iniciativas ambientais do seu negócio. Entre em contato para saber mais sobre esse serviço.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up