A eficiência energética em edificações é um tema cada vez mais estudado e valorizado por uma série de motivos.
A começar pelo fator ambiental, uma vez que a diminuição do consumo de energia reduz a demanda por recursos naturais e minimiza a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
Há, também, o interesse dos gestores dessas construções em diminuir o consumo de energia, reduzindo custos.
Mas não é só isso. A eficiência energética tem relação direta com o conforto ambiental para os usuários e com a valorização dos imóveis. Além disso, em algumas localidades e segmentos já são adotados padrões e leis para maximizar a eficiência e reduzir desperdícios.
O que é eficiência energética em edificações?
A eficiência energética pressupõe a implementação de práticas, tecnologias e projetos para reduzir o consumo de energia nas edificações sem comprometer o conforto, a funcionalidade e a qualidade dos ambientes.
O objetivo é utilizar energia de forma mais racional e sustentável, diminuindo desperdícios e impactos ambientais.

Por que isso é importante?
O Relatório de Status Global para Edificações e Construção (Buildings-GSR), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Aliança Global para Edificações e Construção, traz dados interessantes sobre o setor de edificações e construção em escala global.
Segundo o estudo, divulgado em 2024, o setor de edificações e construção é responsável por cerca de 21% das emissões globais de gases de efeito estufa. Em 2022, os edifícios foram responsáveis por 34% da demanda global de energia e por 37% das emissões de dióxido de carbono (CO₂) relacionadas a energia e processos.
Estratégias para obter eficiência energética em edificações
Não faltam ações que podem ser utilizadas na hora de projetar um empreendimento visando diminuir a demanda de energia durante a operação. Muitas delas passam pelo processo de desenvolvimento de projetos.
Afinal, as decisões tomadas nessa etapa representam, no mínimo, 25% do consumo de energia de um empreendimento em sua etapa de operação.
Parte considerável desse valor está atrelada às soluções de fachada, muitas vezes projetadas com foco exclusivo em requisitos estéticos.
Por isso, é importante que, ao projetar um edifício, as características do local sejam levadas em conta, em especial as condições climáticas. O objetivo é garantir boas condições de conforto ambiental, (térmico, acústico e lumínico) com o menor consumo energético possível.
As aberturas, por exemplo, precisam ser posicionadas de modo a aproveitar as características desejadas do local, diminuindo a demanda por iluminação artificial e por condicionamento de ar.
Processo integrativo, comissionamento e modelagens energéticas
Viabilizar projetos com elevada eficiência energética passa por um processo integrativo de projeto que garanta a colaboração entre as disciplinas, especialmente entre arquitetura e sistemas prediais.
O engenheiro Eduardo Yamada, gerente técnico de Sistemas Prediais no CTE, explica que essa abordagem promove a visão do projeto de forma sistêmica, desde a concepção até a entrega.
O objetivo é que todos os envolvidos busquem sinergias, coordenando disciplinas e sistemas que possam atender, da melhor forma, os objetivos do cliente e da comunidade com conceitos e soluções eficazes.
Outra metodologia que favorece a eficiência energética em edificações é o comissionamento. Trata-se de um processo de controle de qualidade baseado em uma norma da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers).
“Nesse caso, a ideia é garantir que os sistemas prediais sejam concebidos, projetados, instalados, testados, operados e mantidos conforme as premissas e necessidades do cliente, normas e legislações técnicas vigentes, bem como alinhados às melhores práticas do mercado”, destaca Yamada.
Segundo estudo encomendado pelo departamento de energia norte-americano (DOE), o comissionamento de instalações pode gerar uma economia no consumo de energia em edifícios entre 6% e 25%. Falamos mais sobre essa pesquisa aqui.
Em uma jornada para o desenvolvimento de projetos energeticamente mais eficientes, as modelagens de energia e as simulações de conforto térmico e lumínico agregam muito valor. Mapas de irradiação, por exemplo, podem ser utilizados para apoiar o desenho da fachada, permitindo aos arquitetos chegar à melhor combinação possível entre grau de exposição e de sombreamento, com redução de carga térmica, maximização do aproveitamento da iluminação natural e diminuição de ofuscamentos.
Como as certificações ambientais tratam a eficiência energética em edificações?
A eficiência energética é um dos atributos mais esperados dos edifícios que se submetem a processos de certificação ambiental, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies).
O EDGE, em especial, dá bastante atenção ao consumo de energia. A certificação no nível Certified só acontece quando o projeto comprova ao menos 20% de economia em energia, bem como de água e de energia incorporada aos materiais de construção. Tudo isso em comparação a um projeto-referência. Já para conquistar a certificação EDGE no nível avançado, a economia de energia deve ser de, pelo menos, 40%.

Etiquetagem de edifícios com o selo PBE Edifica
Coordenado pelo Inmetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) foi desenvolvido para garantir que equipamentos, veículos e, também, edifícios tivessem índices mínimos de eficiência energética.
Complementar às certificações ambientais que têm uma abordagem mais ampla, o PBE Edifica foca em três sistemas principais: envoltória, iluminação e ar condicionado.
Ele também confere bonificações adicionais quando o projeto incorpora soluções como aquecimento de água solar, sistema de captação de energia fotovoltaica e outras inovações tecnológicas.
O Shopping RioMar, em Recife, PE, e o triple A Faria Lima Plaza, em São Paulo, são exemplos de empreendimentos que conseguiram essa certificação com a consultoria do CTE.
Por meio da Jornada ESG e Sustentabilidade, o CTE desenvolve uma série de serviços relacionados à eficiência energética. Entre eles, destaca-se consultoria para a obtenção de certificações ambientais e a realização de simulações de conforto térmico, lumínico, de eficiência energética e cálculo de transmitância térmica.
Entre em contato para conversarmos mais a respeito!