Entre as empresas da construção civil, é crescente o interesse pelo Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Isso pode ser explicado pela evolução do movimento ESG (Environmental, Social and Governance), que tem impulsionado as empresas a buscarem atender outras dimensões, além do tripé prazo-custo-qualidade.
Estamos falando da incorporação, no sistema de gestão da empresa, de novos temas relacionados à responsabilidade social e à governança, como gestão ambiental, segurança no trabalho e segurança da informação, entre outros.
O que é o SGI?
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é um termo usado para designar a combinação de vários sistemas de gestão em uma única estrutura.
Esses sistemas podem incluir assuntos diversos sobre os quais a empresa almeja melhorar seus processos, com destaque para aqueles abordados pelas normas ISO.
“Convencionou-se chamar de sistema integrado aquele que aborda ao menos dois sistemas de gestão ISO”, explica Maurício Hino, diretor de Qualidade e Desempenho no CTE. “Ao integrar esses sistemas, a organização tem uma poderosa ferramenta para otimizar a gestão empresarial e melhorar sua eficiência, aumentando a satisfação dos clientes”, continua ele.
Quais são as principais normas que compõem o SGI?
Entre as empresas da construção civil, normalmente o SGI envolve as seguintes áreas:
- Gestão da Qualidade (ISO 9001) — Fornece uma estrutura para garantir a qualidade e a melhoria contínua de processos e produtos, aumentando a satisfação do cliente, reduzindo desperdícios e retrabalho. A gestão da qualidade também ajuda a empresa a mitigar riscos de não conformidades de materiais e serviços que podem levar a manifestações patológicas, comprometendo o desempenho do produto final, gerando altos custos de assistência técnica e manutenção ao longo da vida útil do empreendimento, e arranhando a imagem da empresa.
- Gestão Ambiental (ISO 14.001) — Oferece às organizações, independentemente de seu porte ou área de atuação, uma estrutura para aumentar seu desempenho ambiental, controlar os impactos negativos e oferecer uma resposta às mudanças climáticas, em equilíbrio com as necessidades econômicas.
- Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45.001) — Com uma abordagem de gestão de riscos, fornece uma estrutura abrangente para auxiliar as empresas a identificarem, controlarem e reduzirem os riscos relacionados à saúde e à segurança no local de trabalho, incluindo acidentes de trabalho, lesões e doenças ocupacionais.
- Segurança da informação (ISO 27.001) — Ajuda as organizações a gerenciar e proteger seus ativos de informação, aumentando sua resiliência.
Por que adotar um SGI?
![sgi](https://cte.com.br/wp-content/uploads/2024/10/sgi-1-1024x683.jpg)
Há uma série de benefícios associados à utilização de um sistema de gestão integrado. Entre eles, é possível destacar:
- Maior satisfação dos clientes e melhoria da reputação ao obter certificações reconhecidas internacionalmente.
- Diferenciação no mercado, consolidando a imagem de empresa que adota ações práticas com resultados efetivos e mensuráveis.
- Redução de riscos jurídicos e de penalizações pelo não cumprimento de exigências legais;
- Acesso a novos mercados e maior facilidade de obtenção de financiamento;
- Melhoria da gestão da empresa;
- Redução de custos como consequência da eliminação de desperdícios e de uma gestão mais eficiente;
- Maior engajamento das equipes.
- Com um SGI, a empresa consegue trabalhar os assuntos de forma mais coerente e otimizada, evitando duplicar controles e documentos. Para as empresas que já utilizam o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001), por exemplo, buscar alinhamento com outras normas ISO, como a 14.001 e a 45.001 é muito mais simples. Essas companhias conseguem aproveitar tudo o que é comum a todas as normas, como o pensamento de melhoria contínua, a definição de indicadores e o controle de documentos.
Como implementar um SGI na sua empresa?
Em função de sua abrangência, a implantação de um sistema de gestão integrado (SGI) requer uma decisão estratégica da companhia, bem como a mobilização de diferentes setores da empresa.
“É fundamental que essas ações façam parte de uma diretriz estratégica, do contrário, todas as boas práticas perdem efetividade”, comenta Maurício Hino, lembrando a importância de as empresas quererem, genuinamente, melhorar seus processos.
De modo geral, há uma série de etapas que envolvem a implementação bem-sucedida de um SGI.
A começar por um diagnóstico, que visa avaliar a situação atual da empresa, seguido de um momento de planejamento e estruturação, que consiste em definir objetivos, políticas e responsabilidades.
Uma fase indispensável é a capacitação das equipes sobre as normas que estão sendo implementadas. Também é imprescindível a criação de manuais, procedimentos e registros.
O processo de implementação do SGI continua com a colocação do plano em prática, ajustando processos e práticas se necessário.
Há, ainda, uma etapa de monitoramento para avaliar o desempenho dos novos processos e identificar oportunidades de melhoria.
Vale lembrar que todo sistema de gestão deve almejar a melhoria contínua, o que pode ser feito por meio do ciclo PDCA (do inglês Plan – Do – Check – Act ou Adjust).
Maurício Hino ressalta que não basta implantar um sistema de gestão e obter uma certificação ISO para deixá-la guardada na gaveta. É preciso manter as ações e rodar, continuamente, o ciclo de melhoria contínua.
“Temos visto recentemente muitas empresas com problemas de qualidade, mesmo aquelas que já têm um sistema de gestão implantado. Isso vem acontecendo, principalmente, pelo grande volume de obras associado à alta rotatividade das equipes. O procedimento correto, ainda que esteja documentado, acaba sendo negligenciado, criando margens para falhas em processos e controles”, conta Hino.
O CTE possui um amplo portfólio de soluções para auxiliar as empresas da construção civil a estarem alinhadas com as melhores práticas de gestão. Destaque para a consultoria para implantação do Sistema de Gestão, incluindo ISO 9001, ISO 14.001, ISO 45.001 e PBQP-H.
O CTE também oferece treinamento e capacitação e acompanha os resultados obtidos com a implementação das ações visando a melhoria contínua e a obtenção de resultados mais rápidos.
Para saber mais sobre esses serviços, entre em contato com nossa especialista, Thamires Aires, através do e-mail taires@cte.com.br.