fbpx

Certificação ISO 14.001 ajuda as construtoras em suas estratégias ESG

21 de agosto de 2023

A NBR ISO 14.001 é uma norma que especifica os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Ela visa prover às organizações, independentemente do seu porte ou área de atuação, uma estrutura para aumentar seu desempenho ambiental, controlar os impactos negativos e oferecer uma resposta às mudanças climáticas, em equilíbrio com as necessidades econômicas.

Na cadeia da construção civil, o atendimento a essa norma tem sido cada vez mais importante, sobretudo em um contexto de valorização das práticas ESG (Environmental, Social e Governance).

“Normas como a ISO 14.001 nos dão ferramentas e orientações para estruturar e consolidar o sistema de gestão da empresa”, explica Maurício Hino, diretor da Unidade Qualidade & Desempenho do CTE. Ele conta que, além de auxiliar na organização de estratégias relacionadas ao pilar ambiental, a norma ISO 14.001 promove melhoria contínua através do ciclo PDCA (do inglês Plan – Do – Check – Act ou Adjust), colaborando para internalizar a sustentabilidade na cultura corporativa.

Não é sem motivo que a Prática Recomendada 2030 – ESG: Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações traz uma lista de normas ISO que se relacionam com os eixos ambiental, social e de governança. 

O documento desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma consolidação de diversas normas internacionais de gestão, como as ISO que tratam de qualidade (9.001), gestão de risco (31.000), governança (37.000) e compliance (37.301), entre outras citadas na tabela a seguir:

Normas relacionadas à Gestão

Por que implantar a ISO 14.001?

Há uma série de benefícios associados à utilização de um sistema de gestão ambiental. Entre eles, é possível destacar:

  • Maior satisfação dos clientes e melhoria da reputação ao obter um certificado reconhecido internacionalmente que atesta seu comprometimento com as questões ambientais;
  • Redução de riscos jurídicos e de penalizações pelo não cumprimento de exigências legais relacionadas à gestão ambiental;
  • Acesso a novos mercados e maior facilidade de obtenção de financiamento;
  • Melhoria da gestão da empresa;
  • Redução de custos como consequência da eliminação de desperdícios e de uma gestão mais eficiente;
  • Engajamento da equipe. Cada vez mais os profissionais querem estar em empresas com ações de responsabilidade socioambiental.

A ISO 14.001 fornece um conjunto robusto de requisitos e diretrizes para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão ambiental efetivo. Com essa norma, as empresas são capazes de:

  • Identificar impactos ambientais
  • Estabelecer objetivos e metas
  • Desenvolver programas de gestão ambiental
  • Monitorar indicadores e controlar atividades
  • Promover a capacitação de colaboradores
  • Realizar revisões e auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental. 

Sem greenwashing

A implementação bem-sucedida de uma norma como a ISO 14.001 é especialmente indicada para as companhias que buscam uma diferenciação no mercado e querem evitar diferentes tipos de greenwashing (maquiagem verde).

Não é preciso muito esforço para encontrar empresas que, por exemplo, divulgam o atendimento às leis e normas técnicas como uma prática de sustentabilidade. Mas atender à legislação é uma obrigação que se espera que todos cumpram. 

As empresas certificadas com ISO 14.001 são aquelas que se propõem dar um passo além do que é obrigatório e a se envolver, de fato, com a redução dos impactos ambientais negativos de suas atividades. “Na prática, estamos falando de empresas que, além de descartar materiais corretamente como exige a lei, assumem compromissos com a redução da geração de resíduos em seus canteiros”, exemplifica o diretor do CTE.

As normas de gestão ISO também criam uma distinção entre as empresas que dizem ter intenção de fazer algo daquelas que adotam ações práticas com resultados efetivos e mensuráveis. “Um dos aspectos interessantes da ISO 14.001 é que ela ajuda a empresa a sistematizar e a priorizar ações, privilegiando as medidas de maior relevância em detrimento daquelas que agregam pouco valor”, comenta Hino.

ISO 14.001: por onde começar?

Em função de toda essa abrangência, a implantação bem-sucedida da ISO 14.001 requer a decisão estratégica da companhia quanto à incorporação de boas práticas ambientais. Ela também demanda mobilização de diferentes setores da empresa e um processo que pode demorar de 8 a 12 meses.

 Por outro lado, obter essa certificação não é um processo complicado, ainda mais para as empresas que contam com o apoio de uma boa consultoria e já têm outros sistemas de gestão implantados, como aqueles baseados na ISO 9.001 (Qualidade).

O CTE desenvolve consultoria para as empresas interessadas em diferentes certificações ISO, incluindo a ISO 14.001. No caso da norma de gestão ambiental, a metodologia consiste na elaboração de diagnóstico seguido da estruturação de um sistema de gestão, incluindo a definição de metas, estratégias e controles.

O CTE também oferece treinamento e capacitação e acompanha os resultados obtidos com a implementação das ações visando a melhoria contínua e a obtenção de resultados mais rápidos.

Para saber mais sobre esses serviços, entre em contato com nossa especialista, Thamires Aires, através do e-mail taires@cte.com.br.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up