Guia Completo Com Tudo Sobre A Iso 9001

Entre as empresas construtoras e incorporadoras, a implantação do sistema de gestão da qualidade tem máxima importância. Afinal, o SGQ está associado à mitigação de riscos de não conformidades de materiais e serviços que podem levar a patologias e comprometer o desempenho do produto final, assim como gerar altos custos de assistência técnica e de manutenção ao longo da vida útil do empreendimento. 

A principal referência para a implantação desse sistema de gestão é a ISO 9001. Siga conosco para entender todos os benefícios que essa norma pode proporcionar para as empresas da construção civil.

O que é a ISO 9001?

iso 9001

A ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos consiste em um padrão internacional para sistemas de gestão da qualidade elaborado pela International Organization for Standardization (ISO). 

A primeira versão desta norma foi publicada em 1987. Depois disso, o texto foi atualizado algumas vezes até que, em 2015, saiu a versão mais recente do referencial. Em 2024, a norma recebeu uma emenda, referente a mudanças climáticas. 

No momento, há uma revisão da ISO 9001 em estágio de Committee Draft, em discussão interna do Sub-Committee 2 do Technical Committee 176, da ISO.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em um conjunto de elementos interligados e integrados na organização. Eles funcionam como engrenagem para atender aos requisitos da qualidade e alcançar os objetivos da empresa.

A ISO 9001 possui sete princípios básicos a serem seguidos: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em dados e gestão de relacionamento.

Por que ter uma certificação como a ISO 9001?

A ISO 9001 fornece às empresas uma estrutura para garantir a qualidade e a melhoria contínua de processos e produtos, aumentando a satisfação do cliente, reduzindo desperdícios e retrabalhos. 

A gestão da qualidade também ajuda a organização a mitigar riscos de não conformidades de materiais e serviços que colocam em risco o desempenho do produto final, geram altos custos de assistência técnica e manutenção ao longo da vida útil do empreendimento e arranham a imagem da empresa.

Além da melhoria da qualidade, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade está associado a outros benefícios, como:

  • Aumento da satisfação do cliente.
  • Maior eficiência operacional, graças à adoção de processos sistemáticos e documentados, otimizando o uso de recursos. Vale lembrar que a qualidade caminha com a produtividade.
  • Vantagem competitiva proporcionada por uma norma reconhecida globalmente.
  • Conformidade com regulamentações, reduzindo o risco de sanções e penalidades.
  • Promoção da melhoria contínua. A norma enfatiza a importância da análise crítica e da melhoria contínua dos processos, levando a uma cultura organizacional de inovação, aprendizado e aprimoramento constante.

Como uma empresa pode se certificar pela ISO 9001?

A implementação da ISO 9001 envolve um processo estruturado e sistemático que pode ser dividido em várias etapas. 

A primeira delas é a elaboração de uma análise detalhada dos requisitos da norma, identificando como eles se aplicam à empresa. Em seguida, é o momento de definir uma política de qualidade e estabelecer um foco claro, mapeando os processos internos, determinando as áreas prioritárias. 

O processo continua com a elaboração de instruções e procedimentos padronizados, seguidos de um programa de treinamento para capacitar os colaboradores. Há, ainda, a necessidade de submeter a empresa a auditorias externas para verificar, de modo independente, a conformidade dos processos com a norma. 

Para promover a manutenção de melhorias ao longo do tempo, a principal estratégia a ser adotada é a abordagem PDCA (Plan-Do-Check-Act). 

O PDCA está no cerne de qualquer sistema de gestão da qualidade. Ele induz as empresas a se planejarem, executarem as atividades conforme o planejado, verificarem os resultados e tomarem ações para corrigir o que deu errado ou para melhorar os resultados alcançados. Esse ciclo virtuoso é o que assegura a tão desejada melhoria contínua.

Uma vez concluída a implementação dos requisitos da ISO 9001, a empresa pode, finalmente, pleitear a certificação junto aos órgãos competentes. “É fundamental, no entanto, que todas essas ações façam parte de uma diretriz estratégica, do contrário, todas as boas práticas perdem efetividade”, comenta Maurício Hino, Diretor de Qualidade e Desempenho no CTE.

Segundo ele, não basta implantar um sistema de gestão e obter uma certificação ISO para deixá-la guardada na gaveta. “É preciso manter as ações e rodar, continuamente, o ciclo de melhoria contínua”, diz Hino.

A gestão da qualidade na construção civil

A preocupação com a garantia da qualidade e do desempenho dos produtos imobiliários não é nova na cadeia da construção civil. “Ainda assim é bastante comum vermos empresas com dificuldades em manter o Sistema de Gestão da Qualidade rodando adequadamente. 

Isso se explica por uma série de fatores, como o aumento do volume de obras, a falta de mão de obra qualificada e a alta rotatividade de profissionais, nem sempre com a capacitação necessária, além da maior complexidade dos projetos”, afirma Mauricio Hino, que também é auditor líder ISO 9001, ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e ISO 45.001 (Segurança e Saúde Ocupacional).

O diretor do CTE ressalta a necessidade de as empresas se atentarem para a análise do custo de prevenção e o custo da assistência técnica. “As empresas construtoras precisam ter bem mapeados o custo de falhas internas e, principalmente, os prejuízos decorrentes de ter que corrigir algo que já foi entregue para o cliente”, salienta Hino.

Com mais de três décadas de história e pioneirismo, o CTE possui um amplo portfólio de soluções para auxiliar as empresas da construção civil a estarem alinhadas com as melhores práticas de gestão. 

Destaque para a consultoria para implantação do Sistema de Gestão, incluindo as normas ISO 9001, ISO 14.001, ISO 45.001 e PBQP-H

O CTE também oferece treinamento e capacitação e acompanha os resultados obtidos com a implementação das ações visando a melhoria contínua e a obtenção de resultados mais rápidos. Quer saber mais sobre esses serviços?

Então, entre em contato com nossa especialista, Thamires Aires, através do e-mail taires@cte.com.br.

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