Certificação TRUE Construction: CTE traz ao Brasil selo de sustentabilidade para obras

Acompanhando um movimento global em direção à maior responsabilidade ambiental e à descarbonização, a certificação TRUE (Total Resource Use and Efficiency) vem ajudando as organizações a alcançarem metas de resíduos zero. 

Desde 2013, mais de 350 projetos certificados em 32 países conseguiram o selo, que valida a implementação das melhores práticas de gestão de resíduos. 

Agora, a oportunidade de obter esse reconhecimento chegou à construção civil, com o lançamento da certificação TRUE for Construction.

A gestão de resíduos é um ponto crítico quando falamos em sustentabilidade na construção civil. Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), mais de 48 milhões de toneladas de resíduos são geradas anualmente pela construção civil. Desse total, apenas 21% têm disposição adequada.

O que é a certificação TRUE for Construction?

A certificação TRUE for Construction foi criada pelo United States Zero Waste Business. 

Trata-se de um processo que avalia todo o ciclo de desenvolvimento de uma obra, desde a gestão de materiais até os cuidados com a destinação dos resíduos.

“Essa certificação distingue as construtoras que realizam um bom trabalho na gestão de resíduos, oferecendo uma garantia de que a empresa está alinhada a todas as legislações relacionadas ao tema”, explica Camila Peixinho Mendonça, analista de obras no CTE.

Por que buscar a certificação TRUE?

A certificação TRUE for Construction é indicada para construtoras de diferentes portes e segmentos de atuação por uma série de motivos. Entre eles, podemos destacar:

  • Redução de custos (com materiais, aluguel de caçambas, tratamento e transporte de resíduos, etc.).
  • Redução de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para atingir as metas corporativas de descarbonização.
  • Diminuição da extração e do processamento de novos recursos naturais, preservando florestas, minerais, água e outros recursos.
  • Diminuição da poluição.
  • Promoção de impactos positivos à imagem da construtora, do contratante e do empreendimento.
  • Maior atratividade perante investidores, especialmente daqueles alinhados com princípios ESG (ambiental, social e governança).

Como funciona a certificação TRUE for Construction?

O referencial TRUE exige que a obra desvie ao menos 90% dos resíduos gerados de aterros. 

Ao cumprir essa exigência, o empreendimento também acaba atendendo a créditos relacionados a resíduos de outras certificações, como LEED, AQUA-HQE e GBC Casa & Condomínio. O TRUE também demanda que o canteiro tenha uma taxa de resíduos contaminados inferior a 10%.

Acompanhando todo o ciclo da obra, o processo de certificação percorre algumas etapas que começam com o registro do projeto. Em seguida, parte-se para o acompanhamento da obra, submissão de documentos e auditoria final.

Concluídas essas etapas, a obra pode ser certificada em quatro níveis, de maneira semelhante ao LEED: Certified (27-32 pontos), Silver (33-39 pontos), Gold (40-54 pontos) e Platinum (55-70 pontos).

“Uma particularidade da certificação TRUE for Construction é que ela analisa não apenas os processos no canteiro, mas também a relação com os fornecedores para entender, por exemplo, se a embalagem na qual o produto é fornecido pode ser reciclada ou beneficiada”, comenta Brunna Lacevicius, Analista de Obras e Sistemas Prediais no CTE.

Como melhorar a gestão de resíduos na construção civil?

Grande parte das estratégias previstas pela certificação TRUE for Construction são de fácil implantação. Um grupo importante de créditos incentiva o pensamento circular da cadeia de fornecimento, fortalecendo a importância de se avaliar os produtos e as embalagens utilizados na obra.

Além disso, é possível conquistar um crédito apenas ajustando a configuração das impressoras para impressão frente e verso.

O processo de certificação prevê, ainda, um crédito para a construtora que estimula sua equipe de campo a realizar auditorias de gestão de resíduos. “Esse tipo de ação de sensibilização costuma dar muito resultado, permitindo identificar e mitigar problemas como a ocorrência de resíduos misturados nas caçambas”, revela Lacevicius.

Até o momento, não há nenhum projeto com a certificação True for Construction no Brasil. Isso significa que a primeira construtora a registrar um projeto será pioneira, saindo na frente na adoção das melhores práticas de gestão de resíduos na construção civil. 

Quer fazer parte desse movimento e liderar essa transformação? 

Entre em contato com o CTE e saiba mais! Trabalhando com diferentes tipos de certificação ambiental, desenvolvemos produtos que geram valor para clientes e para a sociedade, incorporando as dimensões econômica, ambiental e social da sustentabilidade. 

Receba nossa newsletter