CTE é reconhecido como Fitwel Champion Provider. Saiba o que isso significa

A adoção de estratégias de saúde e bem-estar nos ambientes construídos vem adquirindo ênfase nos últimos anos. Um indicador é o maior interesse do mercado pelas certificações wellness, a exemplo da Fitwel. Lançado em 2017, esse referencial é operado globalmente pelo Center for Active Design, organização sem fins lucrativos que trabalha na interseção da saúde com o ambiente construído.

Com mais de 13 empreendimentos certificados e 40 projetos em andamento buscando o Fitwel, o CTE agora faz parte do seleto grupo Fitwel Champion Providers. Tal reconhecimento se deve ao seu compromisso com a construção de espaços saudáveis e à sua liderança em consultoria de sustentabilidade no mercado brasileiro. Nos últimos anos, a equipe do CTE apoiou a certificação Fitwel de uma ampla gama de tipologias, incluindo edifícios comerciais, residenciais, hospitalares, educacionais e interiores corporativos.

Mais do que status, ser Fitwel  Champion Provider significa benefícios concretos para os clientes do CTE. “Como Fitwel Champion Provider, temos um gerente de conta exclusivo para acelerar qualquer comunicação técnica ou de gestão do processo de certificação, trazendo muito mais agilidade durante a consultoria. Além disso, nossos clientes passam a ter 5% de desconto nas taxas de certificação, podendo escalar o marketing de seus projetos nas plataformas do Fitwel”, explica Adriana Hansen, diretora técnica de Sustentabilidade no CTE.

Como funciona a certificação Fitwel?

Destinado a diferentes tipologias de projeto, o Fitwel é uma ferramenta para comunicar colaboradores, residentes, investidores e a sociedade de que a empresa prioriza o bem-estar do indivíduo que irá usar o espaço. O objetivo é promover melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem e utilizam os edifícios certificados. 

O processo se estrutura em sete temas que contemplam mais de 70 estratégias que somam pontos quando implementadas. 

As estratégias Fitwel abordam:

  1. Impactos na saúde da comunidade do entorno
  2. Redução da mortalidade e do absenteísmo
  3. Apoio à equidade social para populações vulneráveis
  4. Promoção de sensações de bem-estar
  5. Estímulo à alimentação saudável
  6. Promoção da segurança dos ocupantes
  7. Incremento de atividades físicas

Para garantir a certificação renovável a cada três anos, a equipe do projeto deve encaminhar para auditoria, documentos e evidências via a plataforma online. As taxas de certificação Fitwel variam conforme a área do empreendimento.

A sede do iFood em Osasco, SP, é um dos edifícios já certificados com a consultoria do CTE.  Este foi o primeiro empreendimento no país a receber o reconhecimento na categoria Workplace-Single Tenant. O projeto também foi reconhecido na premiação “Best in Building Health 2021, na categoria Highest Score Projects”. Contamos mais sobre esse case de sucesso aqui.

Por que as certificações wellness estão em alta?

Edifícios saudáveis geram uma série de benefícios tangíveis para as empresas e para seus ocupantes. Eles conseguem elevar a saúde e a produtividade dos usuários, aumentar as taxas de atração e retenção dos talentos, melhorar a reputação das empresas e reduzir o absenteísmo. 

Para se ter uma ideia, dados da Carnegie Mellon University (Pensilvânia, EUA) mostram que a qualidade do ar eleva a produtividade em taxas que variam de 3% a 18% e reduz entre 0,8 e 1,3% o custo com saúde e absenteísmo. 

Além disso, a adoção de estratégias focadas em saúde aumenta a atratividade dos edifícios para além de sua estética e localização e está alinhada aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

O CTE é líder em consultoria para green buildings no Brasil. Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, oferece consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis de alto desempenho, com proposição de soluções técnicas e introdução de inovações tecnológicas em projetos de diferentes portes. Entre em contato para obter mais informações.

Receba nossa newsletter