fbpx

Inovação na Construção Civil: necessidade ou sobrevivência?

11 de março de 2020

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a busca por redução de custos e maior lucratividade é constante, a inovação deve fazer parte de um planejamento estruturado e contínuo. 

Pensando nisso, neste blog post abordamos o papel das inovações na Construção Civil, com  seus desafios e benefícios. Acompanhe!

Construção Civil vive momento de retomada

Não é segredo que o mercado imobiliário brasileiro vive reflexos da crise desde 2014. Segundo especialistas, a Construção Civil foi o ramo de atividade com maior perda de empregos, tendo uma retração de trabalhadores da área de 14,4%. Nesse período, os desempregados do segmento tiveram que buscar outras fontes de renda, migrando de área com frequência.

Agora, a empolgação da retomada de mercado vem acompanhada do receio da falta de mão de obra para formar uma equipe de construção eficaz, não só provocada pelo aumento do número de obras, como também pela concorrência de outros setores que ajudaram na realocação desses trabalhadores.

Vamos lembrar que a disponibilidade tecnológica ajudou na inovação, criando diferentes possibilidades de remuneração como os aplicativos de transporte e de entregas, que trazem como benefícios uma maior liberdade de atuação.

Será que a mão de obra está disposta a trabalhar nas condições do canteiro de obras convencional, caracterizado por grande esforço físico em ambiente sujeito às variações climáticas?

Essa é apenas uma das reflexões que precisam ser feitas nesse momento que exige inovações na Construção Civil – siga na leitura e conheça outros pontos essenciais.

Inovações na Construção Civil: saindo da zona de conforto

As empresas incorporadoras e construtoras que estiverem pautando seu futuro considerando os processos construtivos tradicionais correm um sério risco de também passarem pelas mesmas dificuldades de anos anteriores à crise, em que o aumento dos custos com a mão de obra influenciaram consideravelmente nas margens de lucro.

Pensar em processos industrializados pode reduzir a dependência dessa mão de obra tão necessária nas construções convencionais e ainda trazer ganhos de produtividade, desempenho e sustentabilidade.

Contudo, sabemos que estamos em um setor conservador e não acostumado a adotar mudanças. Muitas vezes os dirigentes das empresas não sabem quais inovações tecnológicas na Construção Civil se adequam a cada necessidade e sentem medo de sair da sua zona de conforto, mesmo entendendo que seus processos podem não ser tão eficientes sem a inovação.

Como as variáveis são muitas, selecionar novas soluções construtivas e adotar aquelas adequadas para cada fase da construção, pode não ser tão fácil. Os riscos não são poucos e uma decisão equivocada pode acarretar em grandes impactos financeiros.

A boa notícia é que junto da retomada do mercado imobiliário, novas tecnologias surgem justamente para solucionar essas demandas e atrair novos consumidores, como aqueles formados pela geração Z, tão exigente e detalhista. São fabricantes e fornecedores de sistemas construtivos e de soluções de produtos que oferecem inovações na Construção Civil e revigoram uma indústria que há tempos precisa de mudança.

Inovação na construção civil

Inovações tecnológicas na Construção Civil oferecem muitos benefícios

Já abordamos, aqui em nosso blog, como trazer inovação e tecnologia à Construção Civil, mostrando algumas inovações já em uso em projetos construtivos. É o caso do concreto autorregenerante, impressora 3D e Internet das Coisas, para ficarmos em apenas alguns exemplos.

Também já listamos as principais tendências para a Construção Civil, essenciais para manter a competitividade das empresas que atuam na área. 

Isso porque inovações tecnológicas na Construção Civil oferecem muitos benefícios. Entre eles:

  • facilidade de acesso às informações da obra, melhorando a comunicação entre as equipes que participam do projeto;
  • melhora a gestão de projetos, a partir do uso de soluções tecnológicas adequadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade; 
  • aprimora a organização de documentos, uma vez que dados armazenados em nuvem tornam o acesso a documentos e imagens muito mais prático e rápido, além de evitar perda de informações;
  • a computação em nuvem também aumenta a segurança dos dados da organização, oferecendo backups automáticos e segurança digital adequada para os projetos;
  • diminui falhas, permitindo acompanhar cada processo do projeto, detectando possíveis problemas, corrigindo-os e promovendo melhorias.

Inovação tem sido a palavra de ordem em diversos setores e na construção já virou necessidade! As empresas precisam estar abertas a experimentar soluções alternativas que possam agregar valor aos clientes, à empresa e também à sociedade!

O CTE tem tido um papel importante nesse processo de decisão. De um lado, apoiando algumas empresas incorporadoras e construtoras na seleção de tecnologias construtivas e de outro auxiliando alguns fabricantes a entender as demandas do mercado para prover soluções que levem a inovações na Construção Civil.

Sua empresa está pensando em inovar? Entre em contato com o CTE e compartilhe suas perspectivas de inovação em seus projetos!

Melhores Webinars de 2020!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up