fbpx

As principais tendências para construção civil em 2020

17 de setembro de 2019

Vivemos uma era de rápidas transformações em todos os setores, incluindo o de construção civil. Por isso, preparamos para você uma lista com as principais tendências voltadas à construção em 2020.

Assim você pode se preparar para aproveitar as inovações, tão essenciais para manter a competitividade de seus negócios.

1. Novas tecnologias

Não poderíamos deixar de fora de uma lista de tendências, os novos materiais desenvolvidos para modernizar a construção civil. Veja a seguir alguns deles:

  • Ainda existe preconceito no Brasil em relação ao uso de drywall. Mas a tendência é ser cada vez mais utilizado, em virtude dos inúmeros benefícios que esse material oferece, entre eles: é mais leve, ocupando menos espaço; oferece conforto termoacústico; é fácil de usar e muito prático, diminuindo o tempo de duração da obra.
  • Países como Estados Unidos e China já estão utilizando a modelagem 3D (BIM) em construções, conseguindo evitar desperdício de materiais, diminuir custos e tempo de entrega do projeto – sem contar que permite testar ideias novas antes de seguir para processos fabris. E a inovação não para:  já vem por aí 4D e 5D!
  • Chamados de Vidros Inteligentes, eles têm a capacidade de controlar a absorção de luz e calor com um simples toque – estima-se uma redução de até 25% nos gastos com iluminação e controle de temperatura.
  • Tintas Ecológicas, feitas a base de óleo e corantes naturais são ótimas para a a saúde e meio ambiente. E mais: controla a umidade da superfície, combatendo fungos e o mofo.
  • Tijolos Ecológicos, feitos de materiais variados (plásticos retirados do oceano, isopor, resíduos de construção) contribuem para projetos verdes.

2. Sustentabilidade

A busca por projetos sustentáveis oferece benefícios aos empreendimentos. Redução no consumo de água e energia e a diminuição de resíduos durante a obra são alguns deles – empreendimentos que utilizam energia solar, reaproveitam água, para citar apenas dois itens, em breve deixarão de ser tendência, para se transformar em obrigatoriedade.

Mas além do financeiro, há um reflexo altamente positivo na imagem da empresa.

Cada vez mais conscientes, os consumidores buscam empreendimentos que tenham certificados de sustentabilidade, demonstrando que implementam ações para conservação do planeta. Nesse sentido, seguir normas existentes e se enquadrar para obter selos de construção sustentável será cada vez mais importante.

3. Realidade Aumentada

Visualizar um cômodo inteiro antes de começar a obra, corrigindo eventuais problemas de projeto, é possível com a realidade aumentada – capacidade de colocar elementos digitais na nossa realidade, como um acabamento na parede. Ele não existirá de verdade, mas permitirá testar qual seria o melhor acabamento para aquele espaço.

4. Tecnologia, mais que tendência, uma grande aliada

Controlar a manutenção de prédios, das luzes e dos elevadores é uma tendência que parece ter saído de um filme ficção, mas estamos próximos dessa realidade, gerando redução de custos e falhas.

Em pequena escala, mas em uso, a IA (Inteligência Artificial) oferecerá múltiplas funcionalidades à construção, uma delas é ajudar a acompanhar o ciclo de trabalho de equipamentos, avisando o momento de manutenção. A IoT (Internet das Coisas), também tem capacidade para oferecer muitas vantagens, como permitir rastrear materiais, evitando perdas e ajudando no controle de estoque.

Da elaboração do projeto ao controle da escala de funcionários, as soluções tecnológicas permitem informações ágeis, atualizadas e disponíveis em tempo real a todos os interessados – que podem acessar os dados remotamente.

É uma transformação na gestão de obras, oferecendo maior controle sobre todo o processo, evitando imprevistos e reduzindo custos. E a tendência é que novas soluções surjam, gerando muito mais benefícios ao setor.

5. Construções Modulares

Elas chegaram para aumentar a produtividade e reduzir custos. São edificações pré-fabricadas montadas com módulos produzidos fora do canteiro de obras e que podem ser usados para fins comerciais, residenciais e de hotelaria, por exemplo.

O futuro já chegou na construção civil, exigindo uma reflexão sobre a forma como as novas tendências influenciarão o mercado.

Contar com um parceiro experiente que possa ajudar a separar novidades passageiras daquelas que agregarão valor aos seus negócios é uma maneira inteligente de inovar – e o CTE – Centro de Tecnologia de Edificações pode ajudar sua empresa a inovar de modo seguro.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up