A importância da gestão de processos na construção civil

Uma boa prática em gestão de obras requer o controle de custos, qualidade e tempo. Em outras palavras, envolve a análise de muitas variáveis, e que podem se transformar em um grande problema no caso de uma má gestão.

O resultado final depende do bom desempenho dos processos de gerenciamento, e melhorar a gestão desses processos na construção com o objetivo de alcançar resultados eficientes pode ser a chave para o sucesso de sua obra.

Dessa forma, preparamos um artigo que irá lhe ajudar a melhorar a gestão do tempo em suas obras, provando a importância que a otimização pode trazer para sua construção.

O que é o gerenciamento de processos na construção civil?

Na construção civil, um gerenciamento de processos nada mais é que uma metodologia utilizada por empresas de diferentes setores para melhorias de planejamento.

Ele engloba um plano de ação bem definido para cada etapa do trabalho, de forma que as atividades de cada equipe sejam feitas coordenadamente, evitando o improviso por parte dos colaboradores.

É interessante que cada companhia faça um estudo de suas rotinas com o intuito de determinar quais são seus processos e o plano de ação para cada um deles.

Por que a otimização de processos é essencial?

É extremamente importante entender aqui qual a proporção de alcance do valor de se investir na otimização de processos.

Para isso, se faça essa pergunta: por que me preocupar de fato com o gerenciamento de processos?

Um exemplo simples, e que pode ajudar na resposta a esta pergunta é o que acontece quando uma obra que – sem o devido planejamento e definição de processos – estava prevista para ser concluída em 30 dias, por exemplo, estende-se por um longo período de estresse para o cliente e para os profissionais envolvidos.

Como melhorar a gestão do tempo de processos na construção?

Conforme vimos, uma gestão de obras é dividida em fases ou etapas que já são de inteiro conhecimento entre os profissionais da construção civil.

Contudo, vale lembrar que, melhorar essa gestão pode garantir alcançar melhores resultados em projetos.

Confira 4 processos de gerenciamento que você pode utilizar para otimizar sua obra:

Fazer um bom planejamento

É necessário que se faça um planejamento antes mesmo do início de cada obra. O gestor precisa ter em mente que é preciso a elaboração de metas bem claras para cada etapa do processo, além da criação de um cronograma com metas a serem atingidas e uma lista de tarefas a serem cumpridas.

Mapear seus progressos

Após definido o cronograma, o gestor deve monitorá-lo de forma constante. É importante mapear cada informação e registrá-las com o maior nível de detalhes possível e, assim, rever o que foi ou não concluído ao final de cada etapa da obra.

Deter uma visão ampla sobre a obra

O gestor precisa traçar e conseguir conectar cada marco e objetivo das diferentes áreas, relacionando o fim de cada fase com o início da próxima. Dessa forma, será possível exigir de seus encarregados o cumprimento de cada uma das etapas.

Fazer uso de novas tecnologias

Ter a capacidade de organizar a grande quantidade de informações envolvidas na execução da obra e ter acesso a elas ou atualizá-las a qualquer momento, pode ser vital para o sucesso com o tempo. Isso pode ser conseguido a partir de programas que auxiliem na gestão dos processos da construção civil.

Fica claro que é preciso ter o cuidado de não tornar o tempo um problema e acabar interferindo no resultado final de sua obra.

Provamos que isso só pode ser conseguido com a melhoria e a otimização de seus processos durante a construção de uma edificação ou moradia.

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta serviços em consultoria para o setor de construção e pode colaborar para que seu empreendimento atinja os melhores resultados possíveis. Saiba mais!

E você, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up