Como ganhar eficiência no canteiro de obras?

Centro de Tecnologia de Edificações

Além de manter o cronograma de trabalho em dia, o gestor do canteiro de obras é responsável pelo controle de custos, administração de materiais e de recursos humanos.

Manter a produtividade que leva ao resultado satisfatório é desafiador, mas possível. Siga na leitura e conheça algumas dicas importantes para você ganhar eficiência em seu canteiro de obras.

Planejamento do canteiro de obras

Estude a planta para determinar o melhor layout para instalação do canteiro de obras, áreas de vivência, entrada e saída de caminhões, descarregamento de materiais, espaço para armazenar resíduos e instalações de água e energia elétrica.

Esse planejamento deve levar em conta as Normas vigentes, entre elas: NR 18 (meio ambiente), NBR 1367 (áreas de vivência), NBR 5626 (instalação de água) e NBR 5410 (instalações elétricas).

Da mesma forma, o canteiro de obras deve ter os documentos exigidos pela legislação, mantendo no espaço uma via do alvará de construção e cópias da ART e plantas aprovadas para confirmar a regularidade em caso de fiscalização.

Os espaços a serem construídos variam conforme o tamanho e complexidade da obra, mas, de modo geral, um canteiro de obras que atende as necessidades com eficiência oferece:

  • Tapumes
  • Casa do vigia
  • Escritório
  • Alojamento, refeitório e sanitários
  • Almoxarifado, depósito de areia, de ferro e de britas
  • Central de preparo de cimento e para corte e dobragem de ferro
  • Depósito de madeira e carpintaria

Logística e eficiência: essenciais em um canteiro de obras

Administrar corretamente o armazenamento de materiais, transporte, gerenciamento de estoque e outros recursos evita falta ou excesso de materiais, aumentado a organização e produtividade e colaborando com a redução de custos!

Fazer com eficiência o controle de materiais evitar uma estocagem exagerada de produtos e levar à redução de custos – desperdício de materiais podem representar um custo de 12% ao final da obra.

Layout do canteiro de obras

Ao elaborar o layout do canteiro de obras deve-se pensar em eficiência. Seja na redução do tempo de locomoção dos trabalhadores, seja no melhor local para que equipamentos fiquem bem protegidos, o que o torna bem mais eficaz.

O layout também deve ser flexível, acompanhando as mudanças que ocorrem ao longo da obra.

Segurança e bem-estar em um canteiro de obras

A Norma Regulamentadora 18 dispõe sobre a segurança e bem-estar dos trabalhadores, prevendo a alojamentos, refeitório, vestiário, banheiros, ambulatório, escritório para administração, almoxarifado e, até, garagem para bicicletas.

Nesse sentido, a organização, limpeza e sinalização também são essenciais para um canteiro de obra operar com eficiência. Todos precisam ser conscientizados e colaborar para que o estoque esteja sempre em ordem, os resíduos no local determinado e corredores de passagem sempre livres e limpos, entre outras ações que visam a ordem, mas também a segurança de todos.

Outro item essencial é oferecer e exigir o uso, por parte de todos que trabalham ou visitam o canteiro de obras, de Equipamentos de Proteção individual (EPIs).

Gestão de qualidade leva à eficiência do canteiro de obras

Após garantir as condições de trabalho anteriormente especificadas, cabe ao gestor acompanhar as atividades, garantindo que estejam ocorrendo conforme o planejado, dentro do prazo estabelecido.

Um item importante a ser considerado, e que nem todos estão atentos, é acompanhar as previsões meteorológicas, evitando que materiais sejam afetados e tomando providências para que uma eventual mudança climática não atrapalhe o andamento e eficiência da obra.

Tecnologia no canteiro de obras: muitos benefícios

Não importa o tamanho: a administração de um canteiro de obras é um grande desafio. A boa notícia é que o mercado oferece soluções tecnológicas que tornam a gestão muito mais eficaz e prática, permitindo maior controle e obtendo redução de custos e cronogramas respeitados.

Ter eficiência no canteiro de obras impacta diretamente no resultado dos negócios. Mas com tantos detalhes a serem considerados, contar com consultoria especializada torna esse processo mais prático.

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para o setor de construção e pode colaborar para que seu empreendimento atinja resultados positivos. Saiba mais!

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up