fbpx

Saiba o que é desenvolvimento sustentável e seus objetivos

9 de abril de 2024

A preocupação da comunidade internacional com a manutenção da vida no planeta fez com que o termo desenvolvimento sustentável, criado nos anos 1970, adquirisse cada vez mais relevância. 

Referindo-se à busca pelo equilíbrio entre crescimento econômico e conservação do meio ambiente, o tema ganhou ainda mais ênfase com o movimento ESG (Environmental, Social and Governance), que passou a exigir das empresas maior comprometimento e responsabilidade com as questões ambientais, sociais e de governança. 

O que significa desenvolvimento sustentável?

desenvolvimento sustentável

A palavra sustentabilidade (do latim sustentare: sustentar, favorecer, conservar) se transformou em um conceito em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Esse foi o pontapé inicial para um debate que evoluiu nos anos seguintes sobre a poluição e a finitude dos recursos naturais.

Em 1987, um documento chamado ‘Nosso Futuro Comum’, assinado pelos membros da Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente da ONU, consolidou o termo desenvolvimento sustentávelO trabalho também indicou a desigualdade social como uma causa para as crises ambientais. 

Desde então, passou-se a assumir que o desenvolvimento sustentável é aquele que reconhece que os recursos naturais são esgotáveis e que, por isso mesmo, precisam ser utilizados de forma racional.

Segundo o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desenvolver-se de forma sustentável, seja em pequena esfera (no contexto de uma empresa), ou em larga esfera (no contexto de um país), pressupõe possibilitar às pessoas, agora e futuramente, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento socioeconômico e cultural. 

Para isso, é necessário fazer uso consciente dos recursos naturais, para não esgotá-los para as próximas gerações.

Qual a importância do desenvolvimento sustentável?

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, o primeiro impacto positivo é a preservação do meio ambiente. 

A ideia é adotar práticas que considerem os efeitos da evolução econômica no ecossistema, contribuindo para a conservação dos recursos naturais. 

Atualmente, assuntos como aquecimento global e perda de biodiversidade mostram o quão essencial é trazer o debate ambiental para os holofotes.

O desenvolvimento sustentável também traz impacto social, uma vez que ele visa a melhoria da vida das pessoas, acompanhada da geração de renda e de empregos.

Mas não é só isso. Ele também traz uma oportunidade para as empresas se diferenciarem. Um estudo da Opinion Box de 2021 apontou que 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema relevante e 37% deixaram de consumir produtos de empresas que não atendem a agenda de sustentabilidade. 

O trabalho descobriu, também, que 62% dos entrevistados levam em consideração a postura da marca em relação ao meio ambiente no momento da compra.

Quais são os princípios do desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável pressupõe a interdependência entre três dimensões: econômica, social e ambiental. Isso significa que a prosperidade de um pilar não pode ser alcançada sem considerar o impacto nos demais.

  • Sustentabilidade econômica — Envolve um conjunto de ações que induzem a uma nova forma de produzir e comercializar, levando em consideração os efeitos (positivos e negativos) das atividades de cada empresa sobre o meio ambiente e a comunidade.
  • Conservação ambiental — Além de pregar o uso consciente das matérias-primas, esse movimento visa proteger o ambiente para que ele ofereça condições de vida favoráveis no futuro. 
  • Desenvolvimento social — O objetivo é diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e democratizar o acesso a serviços, como saúde e educação. Há ainda a preocupação com pautas como equidade, diversidade, trabalho digno, entre outras.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

desenvolvimento sustentável

A Conferência das Nações Unidas Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012, resultou no documento ‘’O Futuro que Queremos’’, com uma lista de objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável

Trata-se de um apelo à ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A partir desses objetivos foi criada a Agenda 2030, um plano de ações desenvolvido pela ONU para a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até 2030. 

Nesse documento, lançado em 2015, foram estabelecidas 17 metas globais, batizadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que abrangem diversos setores da sociedade. Eles almejam:

  • Erradicar a pobreza;
  • Erradicar a fome;
  • Garantir saúde de qualidade;
  • Garantir educação de qualidade;
  • Promover igualdade de gênero;
  • Assegurar água potável e saneamento;
  • Incentivar o uso de fontes de energias renováveis e acessíveis;
  • Promover o trabalho digno e o crescimento econômico;
  • Promover o desenvolvimento das indústrias, inovação e infraestruturas;
  • Reduzir desigualdades;
  • Promover cidades e comunidades sustentáveis;
  • Incentivo ao consumo e à produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Proteção da vida na água;
  • Proteção da vida terrestre;
  • Promoção de paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável funcionam como direcionadores para países, empresas, instituições e para sociedade civil. “Eles incentivam a sociedade, seja como organização formal, seja como indivíduos, a atuar como agentes em prol do desenvolvimento sustentável”, explica Márcia Menezes, diretora no CTE. 

Ela conta que alguns objetivos têm mais afinidade com as empresas da construção civil. É o caso dos que abordam água e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno, indústria, inovação e infraestrutura.

O que fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Alcançar o desenvolvimento sustentável exige mudanças significativas. 

Uma delas é nos hábitos de consumo da população, buscando uma diminuição no consumismo e, consequentemente, no uso indiscriminado de recursos naturais. 

Esse entendimento também ajuda a promover mudanças na estrutura das indústrias, criando uma produção mais consciente, focada na economia circular.

O incentivo de políticas de preservação ambiental é essencial. Alguns exemplos já implementados no Brasil são a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Implementar ações que reduzam a desigualdade social também é chave para um desenvolvimento sustentável

Para isso, algumas estratégias são estabelecer mais ofertas de trabalho e renda, promover sociedades pacíficas, oferecer acesso à água, energia limpa e saneamento para todos, além de garantir saúde e educação de qualidade.

O que vimos hoje sobre desenvolvimento sustentável?

A busca pelo desenvolvimento sustentável tem levado o mundo empresarial a repensar seus negócios, processos e produtos. 

As ações pontuais de uma empresa, independentemente do seu tamanho, têm grande impacto ao se juntarem a milhares de outras iniciativas, formando uma grande rede para reduzir diferenças e contribuir com um mundo melhor. 

Na cadeia da construção, a incorporação dos temas socioambientais nas organizações é uma condição para manter a relevância e a perenidade dos negócios. 

É urgente uma visão empresarial sobre esse tema, bem como a inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na estratégia de cada negócio. Neste artigo você pode conferir algumas sugestões de como as empresas da construção civil podem colaborar com os ODSs.

Pioneiro no desenvolvimento de soluções de impacto ambiental positivo, o CTE tem acompanhado de perto todas essas mudanças e evoluções, assumindo uma postura de protagonismo, seja no meio técnico, seja impulsionando o mercado a produzir de modo mais responsável. 

Desenvolvemos um portfólio de soluções para auxiliar as empresas em suas jornadas ESG. Entre em contato! Temos uma equipe altamente especializada para esclarecer todas as suas dúvidas.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up