fbpx

Descubra como formar uma equipe de construção eficaz

Eles constroem projetos que beneficiam a vida de inúmeras pessoas. Profissionais da Construção Civil são pessoas realizadoras, versáteis e costumam se adaptar com facilidade às exigências específicas de cada empreendimento.

Mas, mesmo com todo esse potencial, é possível aprimorar o modo de trabalho desses colaboradores, formando uma equipe de construção eficaz. Confira quatro dicas que elaboramos sobre o assunto e comemore os melhores resultados do seu time!

1. Contrate o profissional certo

A ausência de profissionais capacitados em cada etapa e processo da obra é uma das grandes causas de problemas como atraso, perda de materiais e até acidentes de trabalho. De acordo com o Instituto da Construção, instituição voltada à capacitação de pessoas para o setor, investir em bons profissionais pode render uma economia de cerca de 30% nos gastos relacionados a um empreendimento.

O processo de seleção, portanto, é extremamente importante em todos os setores da empresa – assim como garantir todos os direitos trabalhistas ao contratar pessoal.

Engenheiros, arquitetos, mestres de obra, instaladores e demais colaboradores devem estar preparados para executar suas tarefas com excelência, colaborando para a formação de uma equipe de construção eficaz – afinal, um empreendimento de qualidade é resultado de trabalho coletivo.

No momento da contratação é primordial certificar-se que o candidato possui o conhecimento que a vaga requer. Mas é preciso, ainda:

  • Verificar a referência de serviços anteriores, falando com antigos contratantes e buscando referência no mercado;
  • Analisar seu histórico profissional e conhecer projetos dos quais ele tenha participado;
  • Avaliar sua participação em cursos que ofereçam informações para um trabalho com maior qualidade – como cuidado com ferramentas, redução de desperdício de material etc.;

Identificar o profissional adequado às necessidades do projeto é o primeiro passo para um bom desenvolvimento das tarefas. Mas ainda há muito mais a fazer – como veremos na continuidade deste post.

2. Treine sua equipe

Mesmo quando o profissional contratado já possui o conhecimento para realizar suas tarefas, é importante que passe por um treinamento onde terá informações sobre a cultura da empresa, sobre o projeto que vai colaborar e outras normas que podem mudar de organização para organização.

Também é imprescindível que os treinamentos foquem em questões como sustentabilidade, respeito às normas vigentes, segurança, comportamento dentro do canteiro de obras, entre outros itens essenciais no momento de formar uma equipe de construção eficaz.

Além de cursos padrão, a serem adotados em todos os projetos, é possível que o perfil da obra e do time exijam treinamentos específicos – a observação contínua dos profissionais e do trabalho mostrará as necessidades.

Equipe de construção

3. Tenha uma boa comunicação

O desenvolvimento de um projeto exige comunicação eficiente entre todos os envolvidos em cada tarefa. Isso porque os projetos de Construção Civil exigem um trabalho interligado, onde setores e pessoas dependem uns dos outros.

A boa comunicação está diretamente ligada ao cumprimento de prazos, execução correta do projeto, respeito às normatizações, uso correto de materiais e controle de estoque, bem como com a segurança de todos os envolvidos.

Reuniões de equipe, comunicação mobile e outros recursos tecnológicos devem ser usados para que a comunicação flua de modo correto (sem ruídos), ágil e chegue a todos os interessados – confira nosso artigo Porque investir em comunicação na construção civil,  que mostra como uma comunicação bem elaborada é essencial para uma equipe de construção eficaz.

4. Mantenha seu time sempre motivado

Não basta descobrir e contratar o profissional ideal para seu projeto, é preciso reter esse talento. Para isso, confira algumas atitudes essenciais na gestão de processos de construção:

  • Garanta os direitos trabalhistas: um salário adequado às funções, respeito aos direitos trabalhistas e benefícios que sejam de interesse do time são itens essenciais;
  • Ofereça um bom ambiente de trabalho: colaboradores que gostam do local em que trabalham pensam duas vezes antes de aceitar outra proposta de trabalho;
  • Pense na segurança: manter a segurança é um dever legal, mas também demonstra os cuidados com os colaboradores, sendo uma forma de manter a motivação;
  • Valorize sua equipe: os profissionais reconhecem quando são valorizados por seus superiores, recebendo feedback, sendo orientados de modo respeitoso, recebendo treinamento, tendo acesso às informações necessárias ao bom desenvolvimento das tarefas;
  • Celebre conquistas: cada etapa de obra concluída é resultado de esforço coletivo e merece ser celebrado – com uma reunião rápida para parabenizar a todos, um café da manhã ou prêmio proporcional à conquista.

Benefícios de formar uma equipe de construção eficaz                             

Todo projeto de Construção Civil envolve inúmeros colaboradores, cada um com suas características e conhecimentos, exigindo uma gestão de qualidade que enfoque processos e pessoas.

Da seleção e contratação de profissionais qualificados, passando pelo treinamento e constante acompanhamento dos colaboradores, consegue-se promover benefícios como:

  • Evitar despesas com demissão e contração de novos profissionais;
  • Cumprimento de prazos dos projetos;
  • Economia de materiais e otimização de equipamentos;
  • Melhor controle de estoque;
  • Maior segurança e qualidade.

Não basta ter indivíduos capacitados e com boa formação, é preciso transformar esses talentos individuais em um time produtivo.

E você, tem mais alguma dica sobre como formar uma equipe de construção eficaz? Divida conosco suas ideias e aproveite para saber mais sobre gerenciamento de obras com a equipe do CTE –  Centro de Tecnologia e Edificações.

E-book-Certificações-WELL-e-Fitwel

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up