Park Jacarepaguá

Produção de energia, economia de água e integração com a natureza levam shopping a conquistar selo LEED

O ParkJacarepaguá é um shopping center do Grupo Multiplan com mais de 39 mil m² de área bruta locável, inaugurado em 2021. Implantado na zona oeste do Rio de Janeiro, o centro de compras foi concebido e construído visando gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. Como resultado dessa preocupação, a edificação foi certificada, em 2023, com o selo LEED v4 BD+C: CS nível Silver.

Diversas estratégias combinadas permitiram que o empreendimento conquistasse tal reconhecimento. A começar pela decisão de manter mais de 15 mil m² de área verde, contribuindo para a biodiversidade local e o conforto térmico da região.

Além disso, o ParkJacarepaguá atua como um catalisador de crescimento na zona oeste carioca, região que vem registrando grande expansão nos últimos anos. Daí a pertinência de oferecer opções de lazer e convivência ao ar livre, como um parque com 6 mil m² de área e o Parque da Magia, um espaço infantil com 2,5 mil m². 

Autogeração de energia

No shopping carioca, a arquitetura foi pensada para integrar os espaços internos e externos de forma harmônica e funcional, conferindo ao projeto um conceito sustentável e em sintonia com a natureza.

Outro ponto forte é a autogeração de energia, fundamental para a redução das emissões de carbono. Essa estratégia é viabilizada pela construção de uma usina solar instalada em uma área de 16 mil m² no telhado do shopping. São 3.686 painéis fotovoltaicos, com capacidade para gerar 2.122 MWh de energia por ano, o equivalente a cerca de 15% da demanda total do empreendimento.

Complementando essa iniciativa, o ParkJacarepaguá adota boas práticas de eficiência energética. Destacam-se, nesse sentido, o aproveitamento da luz natural, com vidros de alta performance e uma claraboia central de 500 m², além da instalação de escadas rolantes com sensores de acionamento conforme a frequência de uso. O sistema de ar-condicionado utiliza chillers de alta eficiência e atende aos requisitos da norma ASHRAE 62.1, que trata da qualidade do ar em ambientes internos.

O projeto conta, ainda, com iluminação natural e lâmpadas 100% LED, integradas a um sistema inteligente de acionamento e dimerização. Ao mesmo tempo, todas as entradas possuem antecâmaras que evitam a perda de ar refrigerado, contribuindo para o conforto térmico e a eficiência energética. O conjunto de soluções implementadas permitiu uma redução superior a 22% no consumo anual de energia, em comparação com um projeto de referência.

Eficiência no uso de água

Com foco na racionalização do consumo de água, o ParkJacarepaguá possui uma estação de tratamento de efluentes com capacidade superior a 36 mil m³ de esgoto por ano. Também foi instalado um sistema de reúso de águas pluviais, além de dispositivos sanitários de baixa vazão e paisagismo com espécies de baixa demanda hídrica.

O shopping reutiliza águas cinzas nos vasos sanitários e mictórios, e conta com sensores nos banheiros que promovem o uso consciente da água. Essas soluções geram uma economia de cerca de 35% no consumo de água potável.

Com relação à gestão de resíduos, o empreendimento possui uma central capaz de atender a todas as operações do shopping, garantindo armazenagem e destinação correta aos materiais descartados. 

Trabalho integrado

O CTE apoiou o processo de certificação LEED do ParkJacarepaguá, almejado desde os projetos preliminares. Inicialmente, o plano dos empreendedores era buscar a certificação no nível Certified, mas identificou-se a oportunidade de ir além, somando pontos suficientes para a conquista do selo no nível Silver.

Renato Salgado, consultor especialista em Sustentabilidade no CTE, explica que colaborou muito para a certificação do shopping o engajamento da Multiplan, que conseguiu mobilizar um vasto time de especialistas, incluindo projetistas e construtora.

O CTE auxiliou a equipe da Multiplan e os projetistas com estudos de simulação energética, cálculos de economia de água, análises dos projetos de arquitetura e comissionamento dos sistemas prediais (elétrico, hidráulico, automação, ar-condicionado e sistemas mecânicos). Também houve um rigoroso acompanhamento da gestão ambiental durante todo o período de obra, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais dessa etapa. Com isso, foi possível atingir indicadores ambientais ótimos, como os mais de 88% de resíduos desviados de aterros sanitários durante a execução.

Produção de energia, economia de água e integração com a natureza levam shopping a conquistar selo LEED.