Luggo Buritis recebe certificação EDGE
Presente em mais de 150 países, o EDGE é um sistema de certificação criado pela IFC (International Finance Corporation), órgão do Banco Mundial, para ampliar o acesso à eficiência e à sustentabilidade, promovendo a descarbonização da construção civil.
Focado em eficiência energética e hídrica, bem como na redução do carbono incorporado aos materiais, o EDGE é aplicável a todas as tipologias de empreendimento.
Devido ao seu processo simplificado e acessível, essa certificação tem demonstrado grande aderência em edifícios residenciais, como o Luggo Buritis.
Localizado na zona oeste de Belo Horizonte, o empreendimento multifamily para locação da Brookfield Properties é composto por três torres com 276 apartamentos de dois dormitórios e infraestrutura de lazer completa, incluindo playground, salão de festas, academia, espaço gourmet, pet place e piscina. O Luggo Buritis conta, também, com serviços on demand, como lavanderia, minimercado e carro compartilhado.
Certificação rumo à descarbonização do portfólio
A certificação EDGE para o Luggo Buritis integra uma estratégia mais ampla da Brookfield Properties, que pretende alcançar, até 2050, o status Net Zero em todo o seu portfólio, conforme explica Ana Claudia Durigon, coordenadora de ESG da companhia.
“Ao evidenciar a alta eficiência na operação dos edifícios, a certificação EDGE tem um peso significativo tanto para o nosso negócio, quanto para os usuários finais”, afirma Durigon.
No caso do empreendimento mineiro, o processo de certificação foi iniciado após a conclusão da construção. Contudo, como explica Gabriela Gomide, consultora de sustentabilidade no CTE, “isso não foi um impeditivo à conquista do selo, graças às características do projeto arquitetônico e do sistema construtivo adotado”.
Entre os destaques estão o correto dimensionamento das aberturas e as janelas com venezianas integradas, que contribuíram para a redução de carga térmica e, consequentemente, para a maior eficiência energética. Com isso, o residencial alcançou uma redução de 25% no consumo de energia em comparação a um projeto de referência.
Outro ponto forte foi a utilização de paredes de concreto, uma tecnologia que combina estrutura e vedação em um único elemento moldado in loco. Comparada ao método convencional, essa solução exige menos aço e gera paredes mais esbeltas, reduzindo a quantidade de materiais utilizados. Isso resultou em uma diminuição de 51% no carbono incorporado aos materiais de construção, em relação a um projeto de referência.
Já em relação ao consumo de água, o empreendimento obteve uma economia de 22% com a adoção de medidas simples, como a instalação de chuveiros de baixa vazão e de bacias sanitárias com acionamento dual-flush.
CTE: excelência em consultoria para green buildings
Líder no mercado de consultoria para green buildings, o CTE já certificou mais de 500 empreendimentos em diferentes processos e vem contribuindo ativamente para a expansão do EDGE no Brasil.
No caso do Luggo Buritis, o CTE trabalhou com duas equipes especializadas e independentes: uma de consultoria, que atuou como facilitador do processo de certificação, e outra de auditoria.
Graças à alta capacitação de seu time, que inclui consultores credenciados como EDGE Experts, o CTE foi reconhecido pela IFC como EDGE Champion, título reservado às empresas que mais se destacam na promoção da descarbonização do ambiente construído em seus países.