O controle de ruídos é um dos aspectos mais críticos quando falamos em arquitetura hoteleira. Afinal, são muitos os desafios sonoros que precisam ser equacionados para garantir o bem-estar e a tranquilidade dos hóspedes.
Há desde sons indesejáveis provenientes da rua e da vizinhança, aos ruídos gerados pela movimentação das pessoas em lobby e corredores.
É imperativo, também, minimizar barulhos produzidos por máquinas e equipamentos, bem como tratar a transmissão sonora entre os quartos contíguos.
Toda essa complexidade evidencia a importância do projeto de acústica para hotéis, tema deste artigo.
Por que o projeto de acústica para hotéis é essencial?
A ausência de cuidado acústica para hotéis é uma das principais causas de reclamação de hóspedes em páginas de avaliação como Tripadvisor.
Em casos mais críticos, os ruídos geram irritação e dificuldades para o hóspede dormir, impactando negativamente a sua avaliação sobre o estabelecimento.
Por isso, as instalações hoteleiras não podem prescindir de um bom projeto de acústica.
A alta performance acústica para hotéis impacta a experiência e promove feedbacks positivos e recomendações do estabelecimento Ela, ainda, pode induzir melhorias na eficiência operacional.
Afinal, um ambiente acústico controlado reduz reclamações e aumenta a eficiência da equipe.

Acústica para hotéis: quais são as principais referências?
Via de regra, o projeto de acústica para hotéis toma como ponto de partida os níveis de ruído aceitáveis para cada tipo de ambiente descritos no caderno de especificações da rede hoteleira.
Outras referências são a ABNT NBR 10.152:2017: Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações e a ABNT NBR 15.575:2013: Edificações habitacionais — Desempenho.
A ABNT NBR 10.152 apresenta valores de referência para ambientes internos de uma edificação conforme o uso. Para dormitórios, ela determina nível de pressão sonora de 40 dB.
Já a Norma de Desempenho, embora seja aplicável a edificações residenciais, estabelece parâmetros de conforto que podem ser adotados como referência em outras tipologias de construção.
“O ideal é que o cuidado com a acústica esteja presente desde a concepção do projeto, visando a obtenção das soluções que garantam o melhor desempenho com ótima relação entre custo e benefício”, comenta a arquiteta Andrea Destefani, consultora de acústica no CTE.
Soluções de acústica para hotéis
Uma particularidade dos projetos hoteleiros é a necessidade de atender exigências distintas conforme a função de cada ambiente. De modo geral, os aspectos mais críticos são os seguintes:
Quartos
Nas suítes, o principal objetivo deve ser isolar os ruídos transmitidos de uma unidade para outra e dos corredores para as suítes.
Para esses locais, é comum a especificação de paredes em drywall com montantes e chapas duplas, além do preenchimento em lã mineral.
Além das paredes, o isolamento acústico em quartos de hotel exige portas e janelas que garantam boa vedação. Em especial para mitigar os ruídos transmitidos entre pisos, podem ser utilizados revestimentos absorvedores de impacto e contrapisos flutuantes.
Áreas comuns
Já nas áreas comuns, como lobby e restaurante, a intenção é controlar a reverberação, garantindo ambientes agradáveis nos quais o usuário possa conversar, sem interferências.
Para esses ambientes são indicados forros e painéis acústicos para absorver o som.
Atualmente, existem no mercado diversas opções de materialidade para estes revestimentos como, por exemplo, madeira e gesso com perfurações, painéis em tecido ou espumas.

Ruídos de equipamentos e instalações
Há, ainda, a necessidade de controlar os ruídos provocados pela operação de equipamentos, como elevadores, geradores e exaustores.
Para isso, podem ser adotadas soluções diversas, desde a escolha de máquinas menos ruidosas, bases de apoio anti-vibratórias e tratamentos acústicos em dutos e tubulações.
Acústica para hotéis: como escolher os materiais certos?
Os materiais com fins acústicos precisam ser especificados conforme o tipo e a função do ambiente.
Além do desempenho acústico e do design, ao comparar soluções é importante observar:
- Comportamento perante o fogo
- Resistência à umidade
- Durabilidade
- Sustentabilidade
- Facilidade de instalação e manutenção.
Cada material apresenta um comportamento distinto diante das ondas sonoras. De modo geral, eles podem ser classificados em:
Materiais refletores
Ajudam a propagar o som pelo ambiente. Geralmente são materiais mais lisos, como revestimentos cerâmicos ou porcelanatos.
Materiais absorventes
São materiais leves, de baixa densidade, que absorvem as ondas sonoras e reduzem a reverberação. Enquadram-se nessa categoria as lãs e forros minerais, espumas e tecidos, por exemplo.
Materiais isolantes
Densos, são capazes de reduzir a transferência de ruído de um ambiente para o outro.
Estão nesse grupo as alvenarias e lajes, por exemplo. Sistemas mais leves, como o drywall, também podem ser utilizados, desde que especificados para obter a performance esperada.
É importante adotar janelas e portas acústicas nos quartos, para isolamento em relação ao ruído externo e interno, proveniente de corredores e áreas comuns.

Materiais difusores
Refletem o som de forma difusa, distribuindo as ondas sonoras, evitando a formação de reflexões concentradas. São compostos de materiais refletores dispostos em superfícies irregulares e calculados para esta função, como pedras ou madeira.
Recomendações finais sobre acústica para hotéis
Vale frisar que a especificação de soluções construtivas com propriedades acústicas para hotéis não é garantia do melhor resultado.
É fundamental assegurar uma instalação correta, uma vez que a existência de frestas e perfurações pode colocar em risco o desempenho.
Neste artigo, Andrea Destefani explica detalhadamente como as falhas de execução comprometem a performance acústica. Fica a dica de leitura.
Líder em consultoria de sustentabilidade para a construção civil, o CTE atua na avaliação e na proposição de estratégias para melhoria do desempenho acústico das mais diversas tipologias de edificações, incluindo bares, restaurantes e hotéis.
Entre os serviços realizados, destacam-se simulações para atendimento de exigências normativas, além de consultoria e projetos de acústica para hotéis.
Garantir o conforto acústico não é apenas um diferencial, mas uma necessidade no mercado hoteleiro. Entre em contato para conhecer melhor nosso portfólio e metodologias de trabalho.