Ao longo de sua história, o CTE vem impulsionando transformações e inovações, como a criação das primeiras metodologias para auxiliar o processo de certificação ambiental de edifícios em 2006. Tal pioneirismo permitiu à empresa conquistas importantes. Uma delas foi a marca de mais de 500 projetos certificados, em diferentes selos, com o apoio de sua consultoria de sustentabilidade em 2024. O protagonismo do CTE no mercado de certificações ambientais também possibilitou a conquista de reconhecimentos, como o Proven Provider para as certificações LEED BD+C (novas construções) e ID+C (interiores) pelo USGBC/GBCI, Fitwel Champion Provider, pelo Center for Active Design, e EDGE Champion pela International Finance Corporation (IFC).
Agora, a esse robusto conjunto de acreditações, se juntou o Proven Provider para a certificação LEED O+M (Operação e Manutenção). Para os clientes do CTE, isso significa a certeza de produção de documentações de qualidade e, principalmente, de maior agilidade no processo de certificação.
O que é a certificação LEED O+M?
Presente em mais de 180 países, o LEED é uma certificação multiatributo criada em 1993 pela United States Green Building Council (USGBC), organização sem fins lucrativos que promove iniciativas de construções sustentáveis.
A certificação, uma das mais valorizadas em todo o mundo, foi criada para reconhecer a liderança ambiental na indústria da construção através do estabelecimento de um padrão comum de medição, incentivando boas práticas de projeto, obra e operação.
O LEED O+M é a tipologia da certificação exclusiva para edifícios existentes que estejam em operação há, pelo menos, um ano. O selo, com forte presença no mercado de edifícios corporativos, está associado a prédios mais eficientes, econômicos e atrativos para locação. A certificação de operação e manutenção também é uma condição para a obtenção das certificações LEED Zero, que atestam o cumprimento das metas líquidas zero em edifícios.
“A partir de março de 2025, a versão 5 do referencial deve ser oficialmente lançada, provocando a implantação de planos e estratégias ainda mais sistêmicas para o tema das mudanças climáticas e descarbonização dos prédios”, comenta Adriana Hansen, diretora técnica de Sustentabilidade no CTE.
O que significa ser LEED Proven Provider?
O Proven Provider é um programa criado pelo GBCI (Green Business Certification Inc.) para distinguir empresas parceiras que, em função da qualidade das documentações apresentadas, permitem um processo de auditoria mais facilitado para a obtenção da certificação LEED.
“Isso significa que o órgão auditor, após analisar minuciosamente o nosso histórico de projetos submetidos, atestou a alta qualidade da documentação que desenvolvemos”, explica Mila Ossaille, consultora de sustentabilidade no CTE.
Na prática, esse reconhecimento permite pular fases no processo de revisão, tornando o processo de auditoria mais veloz. “Quando o CTE submete uma documentação para análise do órgão certificador, recebe o retorno mais rápido, em comparação com outras consultorias de sustentabilidade. Além disso, o nosso cliente tem acesso a taxas de certificação mais vantajosas pelo fato de a consultoria ser membro do USGBC”, complementa Ossaille.
Reconhecimentos como o Proven Provider são reflexo da elevada capacidade técnica da equipe do CTE e da atuação focada em uma abordagem inovadora e em tecnologia de ponta. Não foi sem motivo que o CTE conquistou uma posição de liderança no mercado de certificações ambientais para edifícios e empreendimentos de escala urbana. Para se ter uma ideia, considerando todos os projetos certificados com o selo LEED no Brasil, mais de 40% contaram com consultoria de sustentabilidade do CTE.
É possível destacar vários cases de sucesso no portfólio de projetos do CTE que foram certificados com o LEED O+M. Entre eles, empreendimentos como o Vista Faria Lima e o Pátio Malzoni, ambos em São Paulo, o Catarina Fashion Outlet, em São Roque, SP, o centro logístico da DHL, em Jandira, SP, e o Cidade Nova III, no Rio de Janeiro, entre muitos outros.