Restaurantes e bares são locais que têm a acústica como um ponto de alta criticidade. Afinal, estamos falando de estabelecimentos expostos a sons de diferentes tipos, do intenso barulho da cozinha, ao ruído gerado pelas conversas no salão, passando pelo bater de pratos e talheres.
Nesses ambientes tão desafiadores, como proporcionar uma experiência sensorial acolhedora e envolvente aos clientes? O artigo de hoje responderá essa questão ao discorrer sobre os desafios e as soluções de acústica para restaurantes. Continue conosco!
Acústica para restaurantes: quais os benefícios?

Ao entrarem em um restaurante, as pessoas não estão em busca apenas de uma boa refeição. Elas esperam encontrar um ambiente agradável, onde possam desfrutar bons momentos de lazer e descontração.
Por isso, o tratamento acústico nestes locais é tão necessário. Ruídos fora de controle comprometem essa atmosfera, atrapalhando a interação entre as pessoas e reduzindo o tempo de permanência à mesa.
A poluição sonora também afeta a comunicação de quem trabalha nesses locais, gerando fadiga, estresse e irritabilidade em chefes, cozinheiros e assistentes.
Por outro lado, ambientes acusticamente agradáveis aumentam a satisfação dos frequentadores e, consequentemente, elevam o grau de fidelização. Ao melhorar a atratividade, a qualidade acústica para restaurantes impacta o faturamento do estabelecimento.
Um estudo publicado no Internoise 2019, um dos maiores congressos de acústica do mundo, mostrou como o conforto acústico pode ser um fator de sucesso em um restaurante.
O trabalho analisou um estabelecimento em Madri que teve aumento de 11% no faturamento após uma intervenção acústica. Com isso, o investimento realizado em materiais refletores, absorventes e isolantes se pagou em pouco tempo.
Quais são os principais desafios sonoros em espaços gastronômicos?
Há diversos fatores que podem comprometer a performance da acústica para restaurantes. No salão, por exemplo, a instalação inadequada de sistemas de sonorização, as tipologias de acabamentos aplicados nas superfícies internas, a presença de equipamentos ruidosos para condicionamento do ar e exaustão, as cozinhas integradas e a lotação são alguns deles.
Já no lobby, local de recepção dos clientes, os ruídos externos costumam ser o principal motivo de preocupação.
Em alguns casos, podem ser necessárias soluções de controle de ruído para equipamentos de ar-condicionado e de exaustão instalados no exterior da edificação, visando reduzir a transmissão sonora e eventuais problemas com a vizinhança e com os próprios ambientes do restaurante.
Desafios acústicos são encontrados, também, nas cozinhas, onde há pessoas trabalhando e muitos equipamentos ruidosos como coifas, freezers e liquidificadores. Para esses ambientes, é fundamental adotar soluções para controlar o ruído excessivo, mas que também sejam duráveis, fáceis de manter e de higienizar.

É o caso, por exemplo, de alguns forros de fibra mineral, resistentes a ambientes com umidade extrema e que podem ser lavados com detergente neutro e água pressurizada.
Toda e qualquer intervenção acústica para restaurantes precisa levar em conta as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por concentrarem muito calor, estabelecimentos gastronômicos exigem o uso de revestimentos e de materiais comprovadamente resistentes ao fogo.
Como escolher a melhor solução acústica para restaurantes?

A definição da melhor solução acústica para restaurantes é influenciada por muitos fatores. A começar pelas características arquitetônicas e do design de interiores.
A disposição das paredes, a altura do pé-direito, os revestimentos utilizados e o mobiliário interferem diretamente no comportamento das ondas sonoras.
Além disso, antes de ser introduzida em um ambiente, a solução acústica para restaurante precisa ser compatibilizada com outras disciplinas que impactam os interiores, como conforto térmico, ar-condicionado, luminotécnica, instalações hidráulicas e sonorização.
Na visão da arquiteta e urbanista Andrea Destefani, consultora de acústica no CTE, não há uma solução única capaz de resolver todas as questões de acústica para restaurantes.
Afinal, existe uma ampla variedade de aspectos a serem levados em conta, incluindo o interesse de proprietários, o perfil dos clientes e o tipo de experiência ofertada. “A fala é uma fonte sonora dinâmica e complexa, o que torna a personalização de soluções ainda mais importante”, comenta a especialista.
Há, ainda, a necessidade de conciliar o atendimento aos requisitos técnicos com a estética. Nesse sentido, o projeto de acústica para restaurantes pode se aproveitar tanto de soluções discretas e pouco visíveis, quanto de materiais que integram a composição e o conceito do projeto de interiores, a exemplo de nuvens acústicas coloridas para reduzir a reverberação no ambiente.
É fundamental, ainda, seguir as determinações da ABNT NBR 10.152: Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações.
O texto estabelece valores de níveis sonoros internos compatíveis com o conforto acústico para diferentes tipos de ambientes. Para restaurantes, em especial, o nível interno recomendado por essa norma é de 45 dB(A) nos salões e de 50 dB(A) em cozinhas.
O papel da consultoria acústica para restaurantes
Por conta de toda a complexidade que envolve a acústica para restaurantes, é recomendável que a concepção desses ambientes tenha o apoio de uma consultoria acústica.
Conduzido por profissionais especialistas, esse trabalho visa a especificação da melhor solução de tratamento acústico, considerando aspectos como desempenho, custo e facilidade de instalação.
Uma boa prática é abordar a acústica desde o início do projeto de arquitetura e de interiores. “Essa antecipação viabiliza a obtenção de soluções mais eficientes, fáceis de executar e, também, de menor custo”, explica Andrea Destefani.
Para os casos em que não é possível iniciar o cuidado acústico com antecedência, recomenda-se a realização de um laudo técnico para mapear as reais necessidades do local. Entender a origem e as causas dos ruídos indesejados é fundamental para a definição da estratégia de mitigação mais eficaz.
Líder em consultoria de sustentabilidade para a construção civil, o CTE atua na avaliação e na proposição de estratégias para melhoria do desempenho acústico das mais diversas tipologias de edificações, incluindo bares, restaurantes e hotéis.
Entre os serviços realizados, destacam-se simulações para atendimento de exigências normativas, além de consultoria e projeto de acústica para restaurantes. Entre em contato para falarmos mais a respeito!