Por Andrea Destefani*
O êxito do setor de varejo está intimamente ligado à criação de um ambiente de compras agradável e confortável. Nesses locais, onde normalmente há intensa circulação de pessoas, aspectos físicos como iluminação, qualidade do ar, conforto térmico, layout e acústica têm reflexos significativos, tanto sobre os funcionários, quanto sobre os clientes.
A falta de controle sobre os ruídos indesejados no ambiente de compras está diretamente relacionada a impactos negativos nas vendas. Primeiro porque sons excessivamente altos ou desagradáveis comprometem a experiência do cliente, gerando desconforto e estresse, abreviando a permanência nas lojas. Além disso, a poluição sonora atrapalha a clareza da comunicação entre clientes e vendedores. O excesso de reverberação em praças de alimentação, por exemplo, é um motivo muito comum de queixas, ao dificultar conversas e interações.
Acústica em shoppings: aspectos críticos
Quando falamos em shoppings e em centros comerciais, muitas vezes os problemas acústicos só se tornam evidentes quando a edificação está em operação. O ideal, porém, é atuar muito antes, ainda na etapa de projeto, para mitigação ou prevenção de questões relacionadas ao isolamento e/ou condicionamento acústico.
Entre os desafios mais comuns nessa tipologia de construção, destaca-se o tempo de reverberação excessivamente longo, o que pode ser contornado com a instalação de materiais absorvedores sonoros e ajustes na volumetria dos ambientes. Espaços amplos e com grande concentração de pessoas, a exemplo de praças de alimentação e áreas de passagem, estão suscetíveis a níveis de pressão sonora elevados, entre 70 e 80 dB(A), podendo, às vezes, atingir níveis ainda mais altos.
Corredores extensos ou galerias com fachadas de vidro também merecem atenção extra. Esses locais, frequentemente com pequenos cafés e áreas para descanso, podem até não ser tão movimentados quanto as praças de alimentação dos grandes shoppings, mas também estão sujeitos a questões acústicas que põem em risco o conforto e o bem-estar dos usuários.
Outro aspecto importante é o cuidado com o controle de ruído de equipamentos de ar-condicionado. Em shoppings é bastante comum haver máquinas de grande porte, incluindo chillers, compressores, ventiladores e torres de resfriamento, causadores de diferentes tipos de ruído. Torres de resfriamento, por exemplo, instaladas em áreas técnicas externas, abertas para o entorno, podem gerar transtornos para a vizinhança e para o próprio empreendimento.
Boas práticas para a acústica em shoppings e em centros de compras
Além de prover ambientes agradáveis para os clientes, os projetos de shoppings e de grandes lojas devem priorizar o conforto e a saúde dos funcionários que trabalham nesses ambientes por longos períodos. A exposição contínua a elevados níveis de ruído pode gerar estresse, irritabilidade e dores de cabeça, atrapalhando o desempenho dos profissionais, implicando em maiores índices de afastamento.
Reconhecendo todas essas questões, alguns proprietários e gerentes de shoppings têm se dedicado a considerar a acústica no planejamento de novos empreendimentos ou a melhorar a acústica dos locais que já estão em funcionamento. Em ambos os casos, a intervenção precisa ser amparada por uma consultoria acústica.
Reverberação, isolamento em relação ao ruído externo e controle de ruído de instalações e de equipamentos mecânicos são questões que devem ser abordadas, preferencialmente, nas etapas iniciais de projeto. Isso é fundamental para atingir os melhores resultados, com o menor custo.
A consultoria técnica também é importante para a especificação da melhor solução de tratamento acústico, considerando aspectos como custo, rapidez de instalação e facilidade de manuseio. Em shoppings e centros de compras, a preferência deve recair sobre materiais com longa vida útil e baixa manutenção, simples de instalar e em absoluta obediência às exigências das normas técnicas e do Corpo de Bombeiros.
Líder em consultoria de sustentabilidade para a construção civil, o CTE atua na avaliação e na proposição de estratégias para melhoria do desempenho acústico das mais diversas tipologias de edificações, inclusive shoppings e centros de compras. Entre os serviços realizados, destacam-se consultoria e projeto de acústica, além de simulações para atendimento à Norma de Desempenho. Entre em contato para falarmos mais a respeito!
* Andrea Destefani é arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, mestre em Acústica/Tecnologia de Edificações pelo IPT, com MBA em gestão de negócios pela USP. Consultora de Acústica no CTE, possui mais de doze anos de experiência profissional com foco em acústica e conforto ambiental para o ambiente construído.