fbpx
Smart Cities

Parque da Cidade

Projeto

PARQUE DA CIDADE

Concebido seguindo os preceitos das cidades compactas e inteligentes, o Parque da Cidade é um empreendimento com aproximadamente 80 mil m² com shopping, hotel 5 estrelas, além de torres corporativas, de salas comerciais e residenciais. Já em funcionamento, o complexo conta, ainda, com restaurantes, lojas e um parque linear. 

Marco na expansão do eixo urbano Berrini-Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, o Master Plan do Parque da Cidade recebeu, em 2015, o selo LEED for Neighborhood Development (ND), concedido pelo Green Building Council (GBC) para desenvolvimento de bairros planejados. A certificação, obtida com  consultoria do CTE, atestou a sustentabilidade do projeto, que reúne, entre outros princípios, desenvolvimento compacto, estratégias walkability, além de edificações e infraestrutura de alto desempenho e baixo impacto, promovendo benefícios tanto para seus usuários como para a cidade.

Após quase sete anos, o empreendimento conquistou a certificação LEED ND Silver para empreendimentos construídos (built project). Trata-se do primeiro empreendimento certificado em tal nível na América Latina. 

Fruição pública

O LEED ND é um processo voltado a desenvolvimentos urbanos que visam a sustentabilidade por meio da conectividade, da priorização de modais ativos e da melhoria de desempenho de edifícios e infraestrutura. Tais requisitos encontram sinergia com as características do Parque da Cidade, que além da implantação em uma área urbana previamente consolidada, dispõe de ótima infraestrutura de transportes e de serviços. 

“A ampla diversidade de usos e ter uma quadra aberta para a fruição pública do pedestre colaboraram para a soma dos pontos necessários para a certificação”, comenta Myriam Tschiptschin, head da unidade Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE. 

Ao todo são 22 mil m² de áreas verdes e 62 mil m² de áreas abertas ao público, com destaque para o parque linear, com pista de caminhada e corrida, ciclismo, playgrounds e espaços para contemplação, aberto à população. Também chamam atenção as estratégias voltadas para a caminhabilidade, como a construção de calçadas amplas e sombreadas.

A relação harmoniosa entre os espaços públicos e privados, a grande oferta de transporte público, assim como as estratégias de pedestrianismo são marcas dos projetos certificados com o LEED para bairros. Tanto é que outros empreendimentos que conquistaram a pré-certificação possuem características semelhantes, a exemplo do Cidade Center Norte e do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), que também tiveram o apoio do CTE.

Tecnologias e obras

Na parte de infraestrutura, o Parque da Cidade adotou um conjunto de soluções sustentáveis que lhe atribuíram maior pontuação no selo LEED ND. A exemplo do paisagismo com irrigação automatizada para redução de consumo de água potável, associado a estratégias de reaproveitamento de águas pluviais dos edifícios. 

O complexo conta, ainda, com coleta seletiva subterrânea a vácuo. Bastante inovadora, tal tecnologia evita a mistura de lixo reciclável e não reciclável e reduz a circulação de caminhões, contribuindo para a diminuição de poluição sonora e atmosférica.

Outro ponto que favoreceu a certificação no nível Silver foi o fato de todas as torres inseridas no escopo do projeto possuírem certificações ambientais, seja o Aqua-HQE, seja o LEED BD+C.

No Parque da Cidade, além de prestar consultoria para certificar as edificações do complexo, o CTE acompanhou toda a evolução das obras. Durante a etapa de execução, foram alcançados alguns índices interessantes de redução de impactos. Entre eles, o uso de materiais com conteúdo reciclado (20% na gleba B) e de materiais regionais (em torno de 30% nas três glebas). Outra marca positiva foi a de resíduos de construção desviados de aterros (mais de 90% obtido na gleba B).

Projetos de escala urbana, como o Parque da Cidade, envolvem uma série de desafios, em especial o ciclo longo. Isso torna ainda mais importante a sinergia entre as equipes envolvidas no processo de certificação. Nesse caso, em especial, muitas mudanças ocorreram desde que o empreendimento recebeu a certificação do Master Plan, até a conquista do selo referente ao projeto construído. 

“Colaborou para o sucesso da jornada termos uma metodologia sólida de consultoria de sustentabilidade para a escala urbana e uma experiência aprofundada no tema. Também foi de grande valor contarmos com uma equipe especializada e em constante atualização, acompanhando todas as transformações, não apenas dos referenciais do LEED ND, como também de outras certificações de sustentabilidade urbana”, finaliza Myriam.

keyboard_arrow_up