fbpx

Com inovação e sustentabilidade, o projeto Cidade Center Norte deve transformar a zona norte de São Paulo

26 de novembro de 2021

O complexo Center Norte, em São Paulo, é um local conhecido por congregar dois shoppings bastante tradicionais, um hotel da bandeira Novotel e um dos mais importantes centros de convenções da capital paulista. Com uma área de 600 mil metros quadrados, o terreno pertencente ao Grupo Baumgart localizado às margens da Marginal Tietê passará, a partir de 2022, por uma profunda transformação, convertendo-se em bairro planejado de uso misto e em um grande complexo de entretenimento.

Projetado e construído sob premissas da sustentabilidade, a Cidade Center Norte contará com edifícios residenciais, torres de escritórios, hospital, além de uma arena para shows e eventos esportivos. Construído em várias fases ao longo de quinze anos, o projeto busca a requalificação ambiental da área, com a criação de amplas áreas verdes, fachadas ativas e passeios largos, almejando ser um local  amigável para pedestres e ciclistas.

Bairro sustentável

Com consultoria do CTE, a Cidade Center Norte já obteve a Pré-certificação LEED ND (Neighborhood Development), certificação que contempla diretrizes para bairros compactos, conectados, de alto desempenho e que promovam saúde e qualidade de vida para seus habitantes.

“A ideia é fortalecer a Cidade Center Norte como um polo completo e sustentável de comércio, serviços e entretenimento”, explica Flávio Fernandes, diretor-presidente da Cidade Center Norte. Ele conta que as novas construções são ofertas que se integram às já existentes, gerando mais fluxo para os negócios e agregando mais atrações e serviços para os moradores da região.

O projeto se caracteriza por um olhar socio-territorial forte, bastante alinhado com a própria vocação da cidade de se manter em constante expansão, desenvolver novos eixos econômicos, estimular o turismo e a excelência em opções de entretenimento e gastronomia.

Segundo Myriam Tschiptschin, Head de Smart Cities do CTE “o projeto já nasce a partir de uma das principais diretrizes de um bairro sustentável, que é requalificação de uma zona central, estratégica e provida de infraestrutura da cidade. A partir disso, outras estratégias Smart Cities foram incorporadas ao Master Plan e às disciplinas complementares de infraestrutura, visando à redução da pegada de carbono do projeto, à qualidade ambiental e ao desenvolvimento local”.

Arena esportiva e de eventos

Visando maior alinhamento às transformações do mercado, o Shopping Center Norte, construído nos anos 1980, ampliará sua oferta de lojas e serviços com uma expansão programada para começar já no início de 2022. O Lar Center, centro de compras especializado em arquitetura e decoração, deverá passar por um processo de revitalização e melhorias. O Expo Center Norte, por sua vez, deve aumentar também a sua capacidade de sediar eventos.

Segundo o Grupo Baumgart, serão investidos R$ 1,2 bilhão na primeira etapa do empreendimento que contempla a expansão e a revitalização da infraestrutura existente e o início do desenvolvimento imobiliário. A fase inicial também prevê a construção de uma arena multiúso que promete se converter em um novo marco arquitetônico de São Paulo. 

Desenvolvido em parceria com a WTorre Entretenimento, o local terá capacidade para receber 18 mil pessoas no formato para eventos esportivos e até 25 mil pessoas no formato expandido para shows.

Além do complexo de entretenimento, o projeto prevê, ainda, a construção de uma praça central aberta cercada por lojas temáticas, restaurantes, escritórios para coworking e economia criativa, além de um espaço focado em games e cultura geek.

O CTE, por meio da Unidade Smart Cities, presta consultoria técnica auxiliando projetos urbanos, como a Cidade Center Norte, a implementarem estratégias relacionadas aos temas de mobilidade ativa, conforto ambiental, ecossistema e biodiversidade, conservação hídrica, eficiência energética, gestão de materiais e resíduos, governança e desenvolvimento local. Entre em contato para falarmos mais a respeito e para conhecer melhor a nossa atuação.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up