Você sabe como funciona a certificação ESG?
Desde que o ESG (Environmental, Social and Governance) adquiriu destaque no mundo dos negócios, as empresas vêm se adequando às novas exigências do mercado global quanto à responsabilidade ambiental, social e governança corporativa.
De modo geral, as companhias vêm progredindo nessa temática, elaborando diagnósticos, buscando capacitação e assumindo compromissos públicos ambiciosos. Um indicador dessa evolução é o interesse crescente na certificação ESG, tema do nosso artigo de hoje.
Siga conosco para entender como esses selos podem ajudar as companhias a evitar o greenwashing (maquiagem verde), mensurando com credibilidade e transparência o valor das práticas ESG.
Qual é a importância das certificações ESG?

Muitas empresas realizam ações nas esferas ambiental, social e de governança corporativa. No entanto, estruturar essas práticas e mensurar de modo objetivo os impactos proporcionados por elas ainda são desafios importantes.
A certificação ESG surge como uma resposta a essa demanda.
Além disso, as empresas que se submetem a processos de avaliação por uma terceira parte acessam uma série de vantagens. Entre elas, podemos destacar:
- Melhoria da reputação. As certificações ESG demonstram o compromisso da empresa com práticas responsáveis, melhorando sua imagem perante seus stakeholders.
- Atração de investimentos e acesso a novos mercados. Cada vez mais os investidores consideram o ESG em suas decisões de investimento. Ao mesmo tempo, já há empresas e governos que estão priorizando parcerias com fornecedores que possuem certificações ESG.
- Gestão de riscos. A adoção de práticas ESG ajuda a identificar e a mitigar riscos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança, levando a empresa a operar de modo mais resiliente. Sem contar que as certificações ajudam as empresas a se adequarem às normas e regulamentações ambientais e sociais, evitando multas e sanções.
- Engajamento de colaboradores. Funcionários tendem a se sentir mais motivados e engajados em atuar em empresas comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade e com a transparência.
- Comunicação transparente. As certificações permitem às empresas comunicar seus esforços e resultados em relação às suas práticas ambientais, sociais e de governança de forma mais eficaz.
Conheça algumas certificações ESG
Quando falamos em certificação ESG, uma referência é o Sistema B, criado em 2011 pela B Lab, organização sem fins lucrativos que surgiu nos Estados Unidos e no Canadá.
O Movimento B envolve apenas organizações com fins lucrativos, que operam há pelo menos 12 meses no mercado.
Uma vez certificadas, as empresas precisam incluir em seu contrato social cláusulas assegurando o compromisso do negócio com uma atuação que vai além de interesses puramente financeiros, estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.
Em função da complexidade dessa certificação, poucas empresas detêm o selo B no Brasil. Entre elas estão a BN Engenharia, certificada em 2022, e a construtora Viana & Moura.
Há, ainda, a Prática Recomendada 2030, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Composta por conceitos, diretrizes e por um modelo de avaliação, o documento estabelece parâmetros para apoiar as organizações na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG.
Mais recentemente, o mercado passou a contar com a certificação ON!ESG, que tem como principal diferencial ser ágil e acessível para companhias de diferentes portes e graus de maturidade na jornada ESG.
Desenvolvido pelo CTE, o processo reconhece o esforço das organizações que desenvolvem, de forma estruturada, ações ambientais, sociais e de governança. Trata-se de uma metodologia evolutiva que permite às companhias, anualmente, demonstrarem o seu status quanto às questões ESG.
Como funciona a certificação ON!ESG?
A certificação ON!ESG é o resultado da sólida experiência em consultoria ESG adquirida pelo CTE nos últimos anos.
O processo se baseia em um diagnóstico robusto composto por mais de 130 perguntas divididas em três pilares: ambiental, social e governança.
O selo ON! ESG é concedido às empresas que passam por essa avaliação e evidenciam o atendimento a pelo menos 50% dos requisitos elegíveis para o negócio, definidos no regulamento da certificação.
Como em outros selos, o reconhecimento ON!ESG pode ser obtido em quatro níveis — bronze, prata, ouro e platina — em função da nota obtida na avaliação. O certificado tem validade de um ano.
Passado esse prazo, a empresa é submetida a uma nova avaliação. Para dar mais credibilidade ao processo, há uma auditoria e a coleta de evidências que comprovem as boas práticas adotadas pela empresa.
Flexibilidade é uma marca do selo ON!ESG

A certificação ON!ESG trabalha com uma série de requisitos distribuídos nas três áreas que compõem o ESG. O processo de certificação se destaca, principalmente, por sua flexibilidade.
É possível, por exemplo, pontuar mais em um pilar e menos em outro.
“Há empresas que têm mais desenvolvido o aspecto de governança. Outras que trabalham melhor a responsabilidade ambiental.
A certificação ON!ESG leva em conta essas diferenças. Se a empresa obtém mais de 50% dos pontos na análise global, ela é certificada”, explica a diretora do CTE, Márcia Menezes.
Há poucos requisitos obrigatórios na ON!ESG. O principal deles é a existência de um Código de Ética publicado.
Em função da objetividade do processo, o tempo e o esforço financeiro necessários para obter o selo são bem menores, em comparação a outras certificações.
Outro aspecto interessante é que o processo de certificação também funciona como um diagnóstico que indica à empresa seus pontos fortes e em quais aspectos é possível evoluir.
Algumas empresas já concluíram, com sucesso, a avaliação ON!ESG. Entre elas estão a Flexform, líder no mercado de cadeiras de escritório na América Latina, e a Lindenberg, construtora focada no desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão.
O CTE é uma referência em consultoria em sustentabilidade para a construção civil, com mais de três décadas de atuação, com um vasto portfólio de soluções, incluindo consultoria personalizada em ESG. Ficou interessado em saber mais sobre certificação e o selo ON!ESG?
Acesse a página especial que criamos sobre essa certificação!