fbpx

Controlando a cadeia de suprimentos para melhorar o desempenho

22 de janeiro de 2020

Redução de custos e maior produtividade: eis dois objetivos que rondam a rotina de todo gestor da Construção Civil.

Mas como melhorar o desempenho sem gastar mais? A resposta pode estar no controle da cadeia de suprimentos já que estudos – como os que foram realizados pela Constructing Excellence, grupo inglês criado para colaborar com padrão de infraestrutura na construção – revelam que 80% dos custos de projeto de construção são provenientes de produtos e serviços.

Siga na leitura e saiba mais!

A cadeia de suprimentos na Construção Civil

Também conhecida como supply chain, a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades que envolve a compra de produtos e matéria-prima, armazenagem, desenvolvimento e demais processos necessários para produzir um produto e entregá-lo ao consumidor final.

Toda indústria tem sua própria cadeia de suprimentos. No entanto, a Construção Civil tem algumas particularidades que precisam ser consideradas:

  • Além de suprimentos comuns a todo projeto, há suprimentos específicos a cada empreendimento – como os revestimentos usados no acabamento ou soluções verdes -, o que exige planejamento e controle bem específicos;
  • Em grandes projetos a cadeia de suprimentos envolve uma infinidade de fornecedores, muitas vezes desconhecidos do topo da cadeia;
  • Fornecedores contratados por empresas que atendem diretamente a construtora, recebem menos recursos à medida que a cadeia se desenvolve – a construtora contrata um prestador de serviço que pode contratar outros e assim sucessivamente;
  • Muitas contratações da cadeia de suprimentos são informais e nem sempre são continuadas, impedindo melhorias de processo e o desenvolvimento de parcerias.

Com relacionamentos de projetos de curto prazo, informais e focados no projeto e não na parceria, é preciso muito cuidado para não criar uma cadeia de suprimentos instável que possa afetar a qualidade e desempenho de todo o processo construtivo.

Entender que há dependência entre diferentes partes e aproximar pessoas e recursos necessários para alcançar o resultado desejado deve fazer parte do gerenciamento dessa cadeia – como veremos no próximo tópico.

Controle da cadeia de suprimentos

Controle da cadeia de suprimentos: em busca do melhor desempenho

O gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as etapas de trabalho, visando melhorar resultados e reduzir custos. E é preciso atenção a cada uma das etapas construtivas, que podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Planejamento do projeto
  • Seleção e gestão de pessoal
  • Escolha e relacionamento com a cadeia de fornecimento
  • Monitoramento geral: quanto mais dados, maior controle
  • Processo construtivo de qualidade
  • Entrega do produto final conforme expectativas do cliente
  • Atendimento ao cliente, incluindo assistência técnica

Cada fase acima requer pessoal qualificado para melhor desempenho da cadeia de suprimentos e também:

  1. Hierarquia clara para estabelecer níveis de autoridade dentro do projeto e para que todos saibam quem procurar para obter e passar informações, permitindo maior sincronia entre todo o time;
  2. Busca por maior eficiência em compras, obtendo as melhores condições comerciais, mas também criando uma rede de parceiros qualificados para outros projetos e permitindo que o relacionamento criado leve ao aprimoramento de produtos e serviços – beneficiando parcerias futuras;
  3. Valorização de todo o projeto e colaboradores, lembrando que os aspectos técnicos e financeiros do empreendimento dependem do bom funcionamento do canteiro de obras e vice-versa – tudo está interligado;
  4. Uso de soluções tecnológicas que permitam acompanhar cada etapa do projeto em tempo real, disseminando informações de modo eficaz e ágil, integrando processos e equipes, controlando estoques, aperfeiçoando procedimentos, tomando decisões de modo mais assertivo, entre outros benefícios;
  5. Entrega de produtos de qualidade, condizentes com os anseios do consumidor moderno, mais exigentes e conscientes, envolvendo sustentabilidade, praticidade e conforto aos usuários.

Benefícios da cadeia de suprimentos

Controlar a cadeia de suprimentos é uma tarefa complexa, mas estratégica para o sucesso dos empreendimentos em função dos múltiplos benefícios que oferece. Entre eles:

  • Melhorar o planejamento e coordenação de projetos;
  • Evitar desperdício de materiais;
  • Ter menos manutenção em equipamentos;
  • Gerar maior segurança na obra;
  • Melhorar capacidade de resposta diante de problemas;
  • Ter decisões pautadas em dados e, por isso, mais assertivas;
  • Obter materiais de melhor qualidade por conta de parceria com fornecedores;
  • Gerar melhor resultado geral, em função de custos menores;
  • Garantir qualidade de produtos e satisfação do cliente;
  • Reforçar a imagem/marca perante o mercado e clientes.

O controle da cadeia de suprimentos é função estratégica dentro do processo construtivo, merecendo atenção por estar relacionada a todas as etapas da construção. Por isso, se você deseja obter o melhor desempenho em seus projetos, estabeleça controles e envolva todas as equipes.

E não se esqueça de acessar conteúdos relevantes, como os produzidos pelos especialistas do CTE – Centro de Tecnologia e Edificações. Aqui você encontra informações importantes para ir além na busca por inovação na Construção Civil. 

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up