Redução de custos e maior produtividade: eis dois objetivos que rondam a rotina de todo gestor da Construção Civil.
Mas como melhorar o desempenho sem gastar mais? A resposta pode estar no controle da cadeia de suprimentos já que estudos – como os que foram realizados pela Constructing Excellence, grupo inglês criado para colaborar com padrão de infraestrutura na construção – revelam que 80% dos custos de projeto de construção são provenientes de produtos e serviços.
Siga na leitura e saiba mais!
A cadeia de suprimentos na Construção Civil
Também conhecida como supply chain, a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades que envolve a compra de produtos e matéria-prima, armazenagem, desenvolvimento e demais processos necessários para produzir um produto e entregá-lo ao consumidor final.
Toda indústria tem sua própria cadeia de suprimentos. No entanto, a Construção Civil tem algumas particularidades que precisam ser consideradas:
- Além de suprimentos comuns a todo projeto, há suprimentos específicos a cada empreendimento – como os revestimentos usados no acabamento ou soluções verdes -, o que exige planejamento e controle bem específicos;
- Em grandes projetos a cadeia de suprimentos envolve uma infinidade de fornecedores, muitas vezes desconhecidos do topo da cadeia;
- Fornecedores contratados por empresas que atendem diretamente a construtora, recebem menos recursos à medida que a cadeia se desenvolve – a construtora contrata um prestador de serviço que pode contratar outros e assim sucessivamente;
- Muitas contratações da cadeia de suprimentos são informais e nem sempre são continuadas, impedindo melhorias de processo e o desenvolvimento de parcerias.
Com relacionamentos de projetos de curto prazo, informais e focados no projeto e não na parceria, é preciso muito cuidado para não criar uma cadeia de suprimentos instável que possa afetar a qualidade e desempenho de todo o processo construtivo.
Entender que há dependência entre diferentes partes e aproximar pessoas e recursos necessários para alcançar o resultado desejado deve fazer parte do gerenciamento dessa cadeia – como veremos no próximo tópico.

Controle da cadeia de suprimentos: em busca do melhor desempenho
O gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as etapas de trabalho, visando melhorar resultados e reduzir custos. E é preciso atenção a cada uma das etapas construtivas, que podem ser resumidas da seguinte forma:
- Planejamento do projeto
- Seleção e gestão de pessoal
- Escolha e relacionamento com a cadeia de fornecimento
- Monitoramento geral: quanto mais dados, maior controle
- Processo construtivo de qualidade
- Entrega do produto final conforme expectativas do cliente
- Atendimento ao cliente, incluindo assistência técnica
Cada fase acima requer pessoal qualificado para melhor desempenho da cadeia de suprimentos e também:
- Hierarquia clara para estabelecer níveis de autoridade dentro do projeto e para que todos saibam quem procurar para obter e passar informações, permitindo maior sincronia entre todo o time;
- Busca por maior eficiência em compras, obtendo as melhores condições comerciais, mas também criando uma rede de parceiros qualificados para outros projetos e permitindo que o relacionamento criado leve ao aprimoramento de produtos e serviços – beneficiando parcerias futuras;
- Valorização de todo o projeto e colaboradores, lembrando que os aspectos técnicos e financeiros do empreendimento dependem do bom funcionamento do canteiro de obras e vice-versa – tudo está interligado;
- Uso de soluções tecnológicas que permitam acompanhar cada etapa do projeto em tempo real, disseminando informações de modo eficaz e ágil, integrando processos e equipes, controlando estoques, aperfeiçoando procedimentos, tomando decisões de modo mais assertivo, entre outros benefícios;
- Entrega de produtos de qualidade, condizentes com os anseios do consumidor moderno, mais exigentes e conscientes, envolvendo sustentabilidade, praticidade e conforto aos usuários.
Benefícios da cadeia de suprimentos
Controlar a cadeia de suprimentos é uma tarefa complexa, mas estratégica para o sucesso dos empreendimentos em função dos múltiplos benefícios que oferece. Entre eles:
- Melhorar o planejamento e coordenação de projetos;
- Evitar desperdício de materiais;
- Ter menos manutenção em equipamentos;
- Gerar maior segurança na obra;
- Melhorar capacidade de resposta diante de problemas;
- Ter decisões pautadas em dados e, por isso, mais assertivas;
- Obter materiais de melhor qualidade por conta de parceria com fornecedores;
- Gerar melhor resultado geral, em função de custos menores;
- Garantir qualidade de produtos e satisfação do cliente;
- Reforçar a imagem/marca perante o mercado e clientes.
O controle da cadeia de suprimentos é função estratégica dentro do processo construtivo, merecendo atenção por estar relacionada a todas as etapas da construção. Por isso, se você deseja obter o melhor desempenho em seus projetos, estabeleça controles e envolva todas as equipes.
E não se esqueça de acessar conteúdos relevantes, como os produzidos pelos especialistas do CTE – Centro de Tecnologia e Edificações. Aqui você encontra informações importantes para ir além na busca por inovação na Construção Civil.
