Como trazer otimização e reduzir custos no canteiro de obras

Redução de custos. Toda empresa tem essa missão, principalmente ao enfrentar os desafios de um mercado tão competitivo como o atual.

Na construção civil não é diferente e na busca pelos melhores resultados, o segredo pode estar no gerenciamento do canteiro de obras. Por isso, reunimos a seguir algumas dicas infalíveis para otimizar recursos e garantir melhores resultados.

Faça a análise de viabilidade e gastos da obra

Esse é o primeiro passo para boas economias. Ela deve contemplar todos os gastos envolvidos no período pré-obras, durante a execução e após sua conclusão. Uma boa ideia nesta etapa, é ter como base dados de projetos já realizados que tenham as mesmas características e porte do novo empreendimento.

Aqui a economia surge no estudo de possíveis cortes ou da análise de erros cometidos no projeto anterior, impedindo que se repitam ou na precificação correta dos imóveis que serão construídos.

Elabore um bom planejamento

Um planejamento bem elaborado contempla todas as etapas e detalhes do projeto, dentro e fora do canteiro de obras.

Veja alguns itens merecem especial atenção por influenciarem diretamente os custos das obras:

  • riscos existentes na contratação de cada parceiro ou mão de obra e como contorná-los;
  • motivos mais comuns que interferem no cronograma do projeto, antecipando a busca por soluções;
  • custos que podem ser evitados ou diminuídos e o que fazer para isso;
  • como substituir materiais por opções mais baratas sem comprometer a qualidade;
  • serviços que podem ser terceirizados, reduzindo custos e dividindo responsabilidades em relação ao projeto – permitindo que sua empresa se concentre nas questões mais estratégicas e importantes.

No entanto, não basta caprichar no planejamento se ele não for seguido à risca. Então, certifique-se de que todos os envolvidos conheçam o estudo e acompanhe regularmente – no decorrer da obra, se preciso, efetue mudanças/adequações para aprimorar o planejamento e os resultados.

Crie um projeto impecável

O projeto é um dos principais elementos de uma obra e, exatamente por sua importância, precisa ser muito bem elaborado por uma equipe que envolve profissionais de variados conhecimentos e cargos – engenheiro, arquiteto, financeiro, etc.

Um bom projeto determina a maneira ideal de executar a construção, quantidade e tipo de materiais a serem utilizados, número e perfil de trabalhadores envolvidos em cada etapa,  determina o cronograma de execução e, até, prevê todos os cenários possíveis – atuando de forma preventiva e evitando problemas que interfiram na qualidade, no prazo e no custo da obra.

O projeto, também, define a planta do canteiro de obras e o seu correto funcionamento para que a construção transcorra do modo previsto.

Dê atenção especial aos materiais e equipamentos

Materiais e equipamentos usados no canteiro de obras correspondem a uma das maiores fatias de investimento e, exatamente por isso, precisam ser definidos na quantidade e especificação adequadas.

Após a etapa de decisão do material e pesquisa para compra do produto com o melhor preço e benefícios, a armazenagem também merece atenção especial, evitando perdas. Controle de estoque também é essencial porque a falta de determinado produto pode ocasionar paradas desnecessárias e, como consequência, atraso na entrega.

Para os maquinários sugere-se um controle de uso, evitando ociosidade e/ou aluguel do equipamento – se forem alugados – por prazo maior do que o necessário.

Outro ponto importante é certificar-se de que a mão de obra está preparada para utilizar as máquinas e materiais de modo correto.

A correta gestão do canteiro de obras exige controles que evitem o desperdício e a falta de materiais, quebra de máquinas e acidentes – gerando economia substancial à construção.

Adote tecnologias certas

O mercado oferece soluções específicas para as diversas necessidades de uma obra. Elas podem ser usadas para o planejamento e criação do projeto, para controle de estoque e de pessoal e para agilizar a comunicação entre todos os envolvidos no processo.

Além da necessária integração entre as equipes, a tecnologia permite que o gestor acompanhe em tempo real o andamento da obra, mesmo estando distante do canteiro de obras. Possibilita, ainda, que a atualização de demandas sejam imediatamente conhecidas por todos os interessados, impedindo erros por desatualização de informações.

O uso de soluções adequadas leva à otimização de tempo e de recursos, evita desperdícios, melhora a qualidade dos processos.

Contrate profissionais capacitados

Sua mão de obra precisa estar à altura do seu projeto. Invista em profissionais capacitados a desenvolverem com excelência o trabalho para o qual foram contratados e ofereça treinamentos para aumentar o nível de conhecimento e capacitação de sua equipe.

Seja sustentável

O setor de construção é o que gera maior impacto no meio ambiente. Faça uso de uma gestão ambiental eficaz para:

  • evitar desperdício de água e energia;
  • gerar a menor quantidade possível de resíduos e entulho;
  • aproveitar sobras e/ou garantir o correto descarte;
  • cuidar corretamente da armazenagem de produtos, especialmente se forem prejudiciais à saúde e meio ambiente;
  • manter o canteiro de obras sempre organizado e limpo para não gerar problemas no entorno.

Neste post apresentamos dicas que vão ajudar no aumento da produtividade, redução de custos, otimização de tempo e recursos e na melhoria da qualidade. Coloque-as em prática e torne seu canteiro de obras mais eficiente. Se precisar de ajuda, fale com nossos especialistas.

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up