A ISO 50.001 — Sistemas de gestão de energia — Requisitos é uma norma que vem despertando cada vez mais interesse de empresas e gestores de empreendimentos diante da necessidade de maximizar eficiência operacional e diminuir emissões de carbono associadas às mudanças climáticas.
Segundo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), a eficiência energética é o meio mais promissor de se reduzir os gases de efeito estufa a curto prazo.
O que é a ISO 50.001?
A ISO 50.001 é uma norma internacional que estabelece diretrizes para as organizações melhorarem o seu desempenho energético.
Assim como ocorre com outras normas de gestão da International Organization for Standardization (ISO), a 50.001 adota o conceito PDCA (plan-do-check-act) focado no ciclo de melhoria contínua.
Em 2018, a norma foi revisada, tornando-se mais facilmente integrável aos sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de saúde e segurança.
As ferramentas gerenciais previstas na ISO 50.001 possibilitam que o uso e consumo de energia sejam abordados no âmbito de um planejamento estratégico.
Elas fornecem uma estrutura para gerenciar o desempenho energético e abordar os custos de energia, ajudando as empresas e os empreendimentos na redução de impactos ambientais e no cumprimento de metas de descarbonização.
Vale lembrar que as empresas que desperdiçam energia estão perdendo lucratividade e gerando impactos ambientais negativos que podem ser evitados.
Em contrapartida, aquelas que são certificadas com a ISO 50.001, passam a ser reconhecidas por operarem em sintonia com as demandas contemporâneas por responsabilidade ambiental.
Quem pode se certificar pela ISO 50.001?
A norma ISO 50.001 é aplicável a todos os tipos e portes de organizações, independente de suas condições geográficas, culturais ou sociais.
Com forte presença no setor industrial, a certificação é recomendável, principalmente, para as empresas e edifícios que têm alto consumo de energia.
Em especial para edifícios que almejam atingir o padrão net zero energy, a certificação ISO 50.001 pode ser uma aliada interessante.
Quais benefícios a ISO 50.001 pode trazer para as empresas?

O atendimento aos requisitos da ISO 50.001 leva a organização a buscar, continuamente, a redução do consumo de energia, o aumento da eficiência energética de processos e o uso mais adequado da energia para viabilizar as atividades.
Ao induzir ao gerenciamento de energia, à identificação de oportunidades de melhoria no desempenho energético e ao uso de energia de fontes renováveis, ISO 50.001 proporciona uma série de ganhos financeiros e ambientais, entre os quais podemos destacar:
- Redução de custos operacionais;
- Visão objetiva do uso e consumo da energia;
- Projeção de consumo e lista de oportunidades de economia;
- Hierarquia do uso da energia para concentrar os esforços;
- Maior consciência e motivação dos colaboradores para um uso mais eficiente da energia;
- Balanço energético mais equilibrado;
- Redução de emissões de carbono;
- Promoção de uma imagem positiva da organização perante a sociedade. A certificação comprova para a sociedade o compromisso da empresa com a sustentabilidade;
- Auxílio à obtenção de outras certificações ambientais e a possibilidade de atingir mercados mais exigentes quanto à redução da pegada de carbono.
Como é o processo de certificação ISO?
Para conquistar a certificação de gestão de energia, a empresa precisa percorrer uma série de etapas, a começar por um mapeamento das características e aspectos gerais que envolvem os processos que demandam energia.
Só então parte-se para o planejamento de modo mais consistente, momento no qual são estabelecidos objetivos e metas.
O processo prossegue com a gestão operacional da energia vinculada à infraestrutura, processos, sistemas e equipamentos da organização.
Ele continua com a definição de controles para acompanhar a melhoria contínua. Nesta etapa, um sistema eletrônico associado a medidores de energia instalados nos principais pontos de consumo é fundamental para o sucesso do programa.
Softwares para gestão inteligente de energia e com ferramentas de análises ampliam as possibilidades de atuar sobre os desperdícios e reduzem o tempo gasto para a gestão energética, acelerando o retorno do investimento com a certificação.
Para a obtenção de resultados positivos, também é decisivo contar com uma equipe de especialistas em eficiência energética para apoiar o processo de implantação da ISO 50.001 e o monitoramento do programa de gestão.
De modo sumarizado, o roteiro para a conquista da certificação ISO 50.001 por uma empresa/empreendimento envolve:
- Diagnóstico energético;
- Desenho do sistema de gestão com ações, metas, indicadores e responsáveis pela gestão energética;
- Implantação dos programas de gestão e monitoramento de energia;
- Auditoria preliminar interna;
- Auditoria externa de certificação: revisão de documentação, verificação da implementação e avaliação da eficácia realizada em duas etapas.
- Certificação: verificação documentada por uma terceira parte referente à conformidade do sistema de gestão de energia com a norma.
- Auditoria de acompanhamento: trata-se de uma auditoria anual para acompanhamento da melhoria contínua
- Recertificação realizada antes do final do ciclo de certificação de três anos.
Quais são os principais requisitos da ISO 50.001?

Os requisitos gerais da ISO 50.001:2018 incluem:
- Um forte compromisso com a melhoria contínua da eficiência energética.
- Avaliação dos maiores usos de energia na organização. O intuito é desenvolver uma linha de base do uso da energia e estabelecer metas para melhoria.
- Seleção de indicadores de desempenho energético.
- Disponibilização de treinamento para as equipes que precisam estar cientes do uso racional de energia.
- Implementação dos controles relacionados aos usos significativos de energia.
- Avaliação de compliance com requisitos legais.
- Avaliação e comunicação periódica dos resultados.
Consultoria técnica maximiza a eficiência energética de empreendimentos e de portfólios
O CTE tem auxiliado seus clientes ao longo de todo o processo de obtenção da certificação ISO 50.001.
Esse apoio pode se dar, por exemplo, com a implementação de hardwares e softwares para gestão de energia, a elaboração de projetos e consultorias para elevar a eficiência energética, bem como o desenvolvimento de laudos técnicos que permitem atestar os resultados de desempenho obtidos.
O CTE também trabalha com a exclusiva plataforma SID (Smart Information Data), que utiliza inteligência artificial e machine learning para viabilizar análises de consumo de energia detalhadas e aprofundadas, assim como o manuseio dos dados de forma ágil, fácil e intuitiva por meio de dashboards visuais.