fbpx

GRESB: sistema de benchmarking para fundos ESG cresce no Brasil e no mundo

31 de março de 2022

Em qualquer análise que se faça sobre o mercado de capitais, é possível notar uma movimentação dos gestores de fundos de investimentos para as questões ESG (Environmental, Social and Governance). A expansão do GRESB, dedicado a comparar o desempenho de veículos de investimento do mercado de Real Estate e infraestrutura  com relação a práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança, confere números a essa percepção. Em 2021, o instrumento registrou 24% de crescimento global, contabilizando 1.520 entidades participantes. O crescimento mais significativo se deu na Europa, embora tenham sido registrados aumentos importantes também nas Américas e na Ásia.

O que é o GRESB?

Criado em 2009 por uma organização independente sem fins lucrativos sediada na Holanda, o GRESB é um padrão de benchmarking para empresas imobiliárias listadas publicamente, fundos de propriedade privada, incorporadores e investidores. A metodologia mensura, avalia e compara o desempenho ESG das carteiras de ativos, fornecendo dados padronizados e validados para o mercado de capitais.

O balanço de 2021 divulgado pelo GRESB identificou avanços com relação à ambição das ações ESG. As pontuações médias obtidas aumentaram nos dois padrões de benchmarking realizados. Também foi detectada atenção maior das empresas com a redução do consumo de água e de energia, bem como de emissões de gases de efeito estufa, condição para o atendimento às metas globais para controle das mudanças climáticas. 

“Em todo o mundo, as organizações estão demonstrando profundo compromisso com a integração ESG, ao mesmo tempo, em que dão passos importantes em direção a um futuro mais sustentável para todos”, disse Sebastien Roussotte, CEO do GRESB. “A transparência ESG e a melhoria do desempenho geral nunca foram tão importantes, e é inspirador ver um nível tão elevado de dedicação em todos os setores”, continuou ele.

ESG no Brasil

Por aqui, a participação do mercado de capitais no GRESB Real Estate Assessment vem se mantendo constante desde 2017 com grande potencial de crescimento. Em 2021 foram sete instituições participantes nesta avaliação anual que valida, pontua e ranqueia as informações fornecidas pelas empresas, todas elas fundos privados. Em 2022 a expectativa é que mais de 17 entidades utilizem a plataforma, um evolução de 143% em relação ao ano anterior. 

“Com transparência e insights de benchmarking, o GRESB gera oportunidades para as entidades realizarem melhorias sustentáveis em suas operações e portfolio”, comenta Victor Fonseca, ESG analyst no GRESB. “Participar do GRESB é uma jornada que direciona para as melhorias necessárias aos olhos dos investidores e de regulamentações futuras”, acrescenta ele, que lista, ainda, outros quatro benefícios gerados pelo sistema de benchmarking:

  • Engajar investidores que usam dados ESG para tomada de decisões;
  • Obter informações comparáveis que ajudam a entidade a identificar onde melhorar com relação a estratégias e desempenho ESG;
  • Identificar risco e oportunidades no portfolio;
  • Acessar informações padronizadas e alinhadas com diversos frameworks internacionais.

O CTE tem auxiliado empresas e fundos de investimento em suas jornadas ESG, oferecendo o suporte necessário em todas as etapas do processo, incluindo a adesão ao GRESB e a outros referenciais. Entre em contato para conversarmos mais a respeito!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up