Na estrutura de uma construtora, a gestão de suprimentos é uma das áreas mais estratégicas para o sucesso das empresas. Sobre este departamento recaem inúmeras responsabilidades. A primeira delas é a necessidade de atender a demanda por compras e contratações, em alinhamento com as exigências de qualidade, custo e prazo. Ao mesmo tempo, é preciso lidar com a grave escassez de mão de obra e com a oscilação dos custos de materiais. Mais recentemente, a exigência de atendimento aos requisitos ESG (Environmental, Social and Governance) adicionou ainda mais complexidade à rotina dos profissionais de suprimentos.
Por tudo isso, o perfil do profissional de compras das construtoras vem mudando. Se no passado sua missão era apenas obter descontos na hora da contratação, hoje ele é uma figura estratégica que precisa compreender como funciona o negócio da construtora e a cadeia de suprimentos, adicionando uma camada de inteligência às suas atividades.
“O gestor de suprimentos precisa saber profundamente sobre tudo aquilo que ele compra. Ele também deve ser um integrador de áreas da empresa, conhecer inteligência artificial e entender sobre produtividade, inovação, sustentabilidade e ESG”, diz Angel Ibanez, PMP, diretor de Suprimentos e ESG na Tegra Incorporadora.
Certificação vai formar especialistas em Gestão de Suprimentos
Na indústria da construção, a falta de capacitação específica para engenheiros de suprimentos é um complicador que põe em risco a competitividade das empresas. Isso motivou o desenvolvimento da Certificação em Gestão de Suprimentos, pela UniCTE.
O programa foi desenvolvido como um guia para os profissionais da área de suprimentos que desejam ampliar o conhecimento e tornarem-se gestores de alta performance.
Elaborada por Angel Ibanez, a certificação é composta por cinco módulos de cursos online, por uma atividade individual integradora também online, e por um workshop prático de aplicação, em grupo, nas modalidades online e presencial.
Além do conteúdo completo, os cursos se diferenciam pela interatividade. Trata-se de uma oportunidade para profissionais da área que querem evoluir, bem como para gestores interessados em melhorar a gestão de suprimentos em suas empresas. “A proposta é elevar a gestão de suprimentos a um nível estratégico para fazer frente aos desafios contemporâneos”, comenta Ibanez.
Como funciona a certificação em gestão de suprimentos?
Os cursos que compõem a certificação da UniCTE percorrem os temas mais importantes para a gestão de suprimentos, sempre com um viés prático.
Uma particularidade da construção civil é que a cadeia de fornecedores é muito diversa. Há desde multinacionais muito bem estruturadas a pequenos prestadores de serviços. Por isso, segundo Ibanez, o primeiro passo a ser dado para uma gestão eficiente é a organização da cadeia de fornecedores e a categorização de grupos de contratações abordadas no módulo 1. A partir daí a empresa pode criar um programa de relacionamento com fornecedores.
Na sequência, parte-se para a qualificação de fornecedores, foco do módulo 2. “Apresentamos uma série de dicas para melhorar o processo de avaliação, entendendo que o papel do profissional de suprimentos não é apenas o de colocar o fornecedor na obra, mas ser responsável pela performance dele ao longo da obra”, diz Ibanez.
O módulo 3 da certificação ensina sobre a gestão de contratos, considerando as particularidades do setor. Já o quarto módulo joga luz sobre as estratégias de planejamento e controle. Nessa parte, o objetivo é mostrar aos profissionais como fazer um planejamento antecipado e criar indicadores de desempenho.
O último bloco insere o tema ESG na cadeia de suprimentos. O módulo oferece metodologia e explica como inserir critérios socioambientais na seleção de fornecedores.
Smart learning para a construção civil
Fruto de uma parceria entre a Cognita Learning Lab e o CTE, a UniCTE (Universidade Setorial da Construção) é uma plataforma digital com trilhas de conhecimento destinadas a capacitar os profissionais da construção civil.
A metodologia Smart Learning é uma abordagem inovadora para resolver os desafios da educação profissional, focando no aluno e na ação prática. Neste modelo, a informação é uma ferramenta para resolver desafios reais, tornando o aprendizado relevante e aplicável ao contexto profissional.
Ao invés de apenas transmitir conhecimento, o Smart Learning transforma o aluno em protagonista, promovendo autonomia e engajamento. Com jornadas precisas e focadas, ele supera a sobrecarga de informações, tornando a experiência mais objetiva e fluida.
O aprendizado visual e a navegação conceitual sintetizam o conhecimento de forma intuitiva, facilitando a conexão entre conceitos. A experiência é estruturada em narrativas integradas, que dão sentido aos fragmentos e conectam diferentes contextos e experiências.Acesse aqui para saber mais sobre a Certificação Gestão de Suprimentos e sobre os outros cursos da UniCTE.