Quem atua no mercado da construção sabe que fazer uma obra acontecer dentro do prazo, custo e padrão de qualidade esperados é um enorme desafio. Um processo fundamental para alcançar esse objetivo é a coordenação de projetos.
Quando bem conduzido, esse trabalho garante que os projetos cheguem à etapa de execução no canteiro no tempo certo, com os entregáveis e informações necessárias para as etapas subsequentes.
Quer saber mais sobre essa atividade tão estratégica? Então, siga conosco:
O que é a coordenação de projetos?

A coordenação de projetos é um processo de gestão conduzido para gerar um conjunto de documentos e projetos consolidados ao longo de todo o período de desenvolvimento, até a liberação para a obra.
A coordenação de projetos permite:
- Apoiar o incorporador na definição das empresas de projetos, através do processo de concorrência;
- Definir estratégias e elaborar o planejamento para o desenvolvimento dos projetos;
- Definir etapas e padronização dos documentos, garantindo a gestão e a qualidade de informações;
- Promover a integração e a comunicação entre projetistas, assegurando o atendimento aos prazos e a identificação das melhores soluções para o empreendimento.
“Em analogia com o futebol, o coordenador de projetos é como o técnico do time. Ele conhece todos os jogadores, define o momento certo para um entrar no jogo e busca dar direcionamentos para que todos, juntos, alcancem o melhor resultado”, explica Patricia Melo, coordenadora de contratos no CTE.
Segundo ela, o papel da coordenação é fazer o projeto acontecer. “Por isso, atuamos como maestros, buscando garantir que a orquestra toque em perfeita harmonia”, resume Melo.
Qual deve ser o perfil do coordenador de projetos?
O profissional que fica à frente da coordenação de projetos tem como principal atribuição conectar os múltiplos especialistas envolvidos e realizar a gestão do projeto de forma integrada, com uma visão macro.
O trabalho se estende desde o planejamento de custos e controle de prazos. Trata-se de uma atuação que vai muito além do agendamento de reuniões técnicas e da cobrança de entregas.
A coordenação impacta na atuação de vários agentes em um processo de desenvolvimento imobiliário, do incorporador ao arquiteto, passando por projetistas e consultores.
Por isso, o profissional que atua nessa área precisa combinar competências relacionadas à gestão, tecnologia, pessoas e processos.
É fundamental, por exemplo, ter amplo conhecimento técnico, bem como domínio das necessidades do empreendedor.
Além disso, é imprescindível que esse profissional possua habilidades de planejamento, desenho e organização de processos, bem como liderança e capacidade de negociação e engajamento.
O coordenador precisa ter autoridade junto aos projetistas para aceitar ou rejeitar a entrega de qualquer etapa.
A coordenação de projetos exerce papel fundamental em diversos momentos do desenvolvimento do empreendimento, como:
- Durante a concepção do projeto — Oferece suporte ao empreendedor na definição de critérios para a seleção de profissionais de projeto.
- Na definição do produto — Coordena as atividades necessárias à consolidação do partido do produto imobiliário e dos demais elementos do empreendimento.
- Durante o detalhamento de projetos — Coordena o desenvolvimento do detalhamento de todos os elementos de projeto, de modo a gerar um conjunto de documentos suficientes para perfeita caracterização das obras e dos serviços a serem executados.
- Pós-entrega de projetos — Assegura plena compreensão e utilização das informações de projeto, avaliando o desempenho do projeto em execução.
- Pós-entrega da obra — Organiza o processo de avaliação e retroalimentação do processo de projeto, gerando ações para melhoria.
A coordenação de projetos e sua relação com o BIM
Baseado em gestão da informação e em colaboração, o Building Information Modelling (BIM) possui muita sinergia com a coordenação de projetos.
Quando devidamente implantado e utilizado, ele melhora a coordenação de projetos, facilitando a comunicação, a colaboração e a gestão de informações.
Como já falamos, a coordenação de projetos garante a integração e a harmonização das múltiplas disciplinas envolvidas em um empreendimento, identificando e resolvendo possíveis conflitos e interferências.
Com o BIM, esse trabalho ganha eficiência. O uso dos modelos viabiliza um processo de projeto e de construção mais integrado, oferecendo oportunidade para a detecção precoce de problemas, reduzindo erros e custos adicionais.
Boas práticas que podem ser aplicadas na coordenação de projetos

Algumas ações são importantes para garantir que o processo de coordenação de projetos aconteça de forma tranquila e bem-sucedida. Entre elas, destacam-se:
- Elaboração de uma matriz de responsabilidade consistente. Esse documento deve contemplar, de forma explícita e objetiva, todas as fases do projeto, seus produtos e a responsabilidade de cada um dos envolvidos. A matriz de responsabilidade evita que haja superposição ou indefinição de responsabilidades.
- Reuniões técnicas de coordenação com foco no desenvolvimento de soluções que agreguem, de fato, valor para o cliente.
- Acompanhamento contínuo do custo de cada decisão de projeto. Isso evita sustos tardios, quando o empreendimento ultrapassa o valor previamente estipulado nos estudos de viabilidade.
- Visando a melhoria contínua, ao final de cada etapa do projeto, os projetistas precisam ser avaliados em relação às principais expectativas do contratante. Essa análise deve ser conduzida pelo coordenador com a presença do contratante. Na ocasião, devem ser avaliados itens como presteza dos serviços, proatividade na solução dos problemas, interação com os outros projetistas, cumprimento de prazos, qualidade na apresentação dos projetos e especificações.
Como o CTE trabalha a coordenação de projetos?
Com uma atuação focada na garantia da qualidade dos projetos, o CTE realiza a coordenação de projetos para empreendimentos de diferentes tipologias e padrões, incluindo residenciais e comerciais, obras de infraestrutura e masterplans.
Entre os diferenciais do CTE que ajudam a maximizar os resultados de seus clientes destaca-se a estrutura robusta.
Ela é composta por equipes multidisciplinares com especialistas em normas técnicas, como a ABNT NBR 15.575 (Norma de Desempenho) e a ABNT NBR 9050 (Acessibilidade), bem como em requisitos de sustentabilidade, para projetos que almejam certificações ambientais.
Entre em contato para falarmos mais sobre essa atuação.