fbpx

Eduardo Yamada é eleito presidente da ASHRAE Brasil

9 de julho de 2023

Conhecida mundialmente por suas normas técnicas nas áreas de ar condicionado, ventilação, aquecimento e refrigeração, a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) é uma associação sem fins lucrativos que é referência na elaboração de normas técnicas locais e em metodologias de certificação em eficiência energética, sustentabilidade, saúde e bem-estar do ambiente construído. 

Com representações em 130 países e mais de 50 mil membros, a organização nasceu nos Estados Unidos, em 1894, a partir da reunião de um grupo de engenheiros focados em pesquisa e no desenvolvimento de padrões na área de ar condicionado.

“Por causa dessa origem, há quem pense que a ASHRAE se dedique apenas à elaboração de normas na área de climatização. Isso é um engano. Hoje, os membros da entidade, principalmente nos EUA e Canadá, se concentram também em temas mais amplos, como sistemas prediais, sistemas de envoltória, eficiência energética, conforto térmico, qualidade do ar interno, saúde e bem-estar e sustentabilidade”, destaca Eduardo Yamada, gerente técnico na Unidade Sustentabilidade do CTE. 

Membro da associação desde 2017, Yamada foi recentemente eleito presidente do capítulo Brasil da ASHRAE para o biênio 2024-2025. Referência no mercado brasileiro em sistemas prediais, o engenheiro civil é formado pela POLI-USP, com mestrado em sistemas prediais pela mesma instituição. Também é professor em cursos de pós-graduação no PECE-USP, na FAAP e no MACKENZIE na área de eficiência energética e sustentabilidade em projetos. Nesse perfil revelamos mais sobre sua trajetória profissional.

Sinergias com outras entidades

“Quando pensamos em edifícios mais sustentáveis e confortáveis para os usuários, precisamos de uma abordagem holística, que considere a relação entre as disciplinas. Se o foco é eficiência energética, de que adianta o projeto ter o melhor sistema de ar condicionado se a arquitetura da envoltória, o sistema de iluminação, o sistema de aquecimento de água e as instalações elétricas também não forem eficientes?”, argumenta Yamada.

Nesse sentido, um de seus planos é aproximar, cada vez mais, a ASHRAE Brasil de outras associações técnicas e setoriais. O objetivo é agregar a visão de outras áreas e agentes, como arquitetos, projetistas das demais disciplinas além do ar condicionado, instaladores e construtores.

Outra ideia é dar mais visibilidade para a importância do projeto integrado para o desenvolvimento de empreendimentos mais eficientes, sustentáveis e saudáveis, envolvendo todas competências técnicas desde o início da concepção de projetos, passando pelas etapas de execução, testes, operação e manutenção.

Para amplificar a atuação da ASHRAE no Brasil, Eduardo Yamada também pretende manter a forte vocação social da entidade, tanto por meio da promoção de eventos, seminários, visitas técnicas, atividades com os estudantes e encontros com os membros, quanto pelo trabalho nos diversos comitês da entidade, sobretudo o de diversidade.

Fundado em 2002, o capítulo brasileiro da ASHRAE foi o primeiro da instituição na América Latina. Em 2019 foi criada a ASHRAE South Brazil, com o objetivo de intensificar o crescimento do setor HVAC-R no país e aproximar ainda mais a ASHRAE de seus membros na região sul. Com isso, o Brasil se tornou no primeiro país da América Latina a ter dois capítulos, aumentando sua representatividade na associação global. 

Atualmente, os dois capítulos reúnem cerca de 220 membros, incluindo profissionais que são referências em suas áreas e estudantes de cursos técnicos ou superiores inseridos no Comitê de Jovens Engenheiros. Para esse público, em especial, a ASHRAE oferece a oportunidade de ampliar conhecimentos, desenvolver carreiras e participar de eventos, cursos e premiações de projetos.

 

Leia também:

Confira o que foi destaque no principal evento internacional da área de ar condicionado, refrigeração e automação

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up