fbpx

Confira o que foi destaque no principal evento internacional da área de ar condicionado, refrigeração e automação

12 de março de 2023

Dois temas relacionados que têm predominado nos grandes congressos e seminários internacionais são a eficiência energética e a descarbonização da operação dos edifícios. Na Winter Conference e AHR Expo 2023 não foi diferente.

Organizada pela ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) em Atlanta, EUA, a conferência promoveu cerca de 100 sessões técnicas para mais de três mil profissionais da indústria de ar condicionado, ventilação mecânica, refrigeração, aquecimento e automação predial. Já a área de exposições, recebeu, ao longo de três dias, mais de 45 mil pessoas interessadas em acompanhar novidades e inovações apresentadas por quase 1800 expositores, dentre fabricantes e fornecedores de equipamentos, dispositivos e empresas de serviços.

Membro do comitê-executivo da ASHRAE Brasil, Eduardo Yamada, gerente técnico na Unidade Sustentabilidade do CTE, acompanhou in loco as atividades e nos conta alguns highlights. Confira a seguir:

Sistema VRF — Os principais fabricantes de equipamentos de ar condicionado, entre eles Daikin, LG, Samsung, Hitachi, Fujitsu, Mitsubishi, Trane e Midea, investiram bastante na divulgação da tecnologia VRF (Variable Refrigerant Flow). Este é um mercado que possui um potencial imenso nos Estados Unidos, já que muitos dos projetos norte-americanos utilizam equipamentos com água gelada ou condicionadores de expansão direta do tipo rooftop.

IoT e inteligência artificial — Uma tendência que vem se firmando é a de incorporar interface IoT (Internet das Coisas) aos equipamentos de ar condicionado, assim como em bombas, chillers, aquecedores e máquinas VRF. Também é notável a evolução do uso de inteligência artificial para elevar o desempenho energético e reduzir falhas operacionais.

Compressor mais eficiente — Entre os lançamentos, um destaque foi o compressor do tipo frictionless (sem atrito) e sem uso de óleo que opera com mancal a ar (Air Lift). O produto da Emerson ganhou o prêmio de inovação na área de refrigeração da ASHRAE. De acordo com o fabricante, esse compressor é, no mínimo, 20% mais eficiente que um compressor de mancal eletromagnético, até então o mais eficiente.

Para o CTE, estar presencialmente em uma conferência deste porte representa não apenas uma oportunidade de atualização, mas também de fazer networking. “Além de acompanhar o que há de mais avançado no mundo em ar condicionado e automação predial, estar presencialmente em um evento como este nos permite estreitar relacionamentos com outros profissionais e líderes dos comitês da ASHRAE nos Estados Unidos e em outros países”, explicou Eduardo Yamada. 

Segundo ele, em especial a participação na exposição AHR foi extremamente rica. “Em um contexto no qual os projetos estão cada vez mais complexos, é fundamental conhecermos as principais tendências de mercado e as soluções tecnológicas num evento de referência internacional, que podem ser viabilizadas e utilizadas para elevar a eficiência e o desempenho dos empreendimentos dos nossos clientes”, destaca ele. 

A Unidade Sustentabilidade do CTE presta consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis de alta performance, com proposição das melhores soluções técnicas e introdução de inovações tecnológicas em projetos de diferentes portes. Na área de Sistemas Prediais e Comissionamento, asseguramos o desempenho das instalações ao longo da vida da edificação. Entre em contato para conversarmos mais a respeito!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up