Projeto
País
Cidade
Cliente
Tipologias
Soluções

Limpeza sustentável: parceria entre CTE e Profline combina sustentabilidade e inovação

Na rotina das empresas comprometidas com metas ESG (Environmental, Social and Governance), é comum a busca por estratégias que permitam minimizar os impactos ambientais sem prescindir do conforto e da qualidade de vida das pessoas. Nos ambientes corporativos, a limpeza sustentável vem ganhando destaque, nesse sentido, por unir cuidado com o meio ambiente, saúde e bem-estar e eficiência econômica.

Estamos falando de uma abordagem que vai além da higienização tradicional, envolvendo o uso racional de recursos naturais, a adoção de produtos ecológicos e o emprego de ações para evitar o desperdício e a geração de resíduos. A prática tem se tornado indispensável para organizações que desejam atuar de forma ética, inovadora e eficaz.

“Empresas que investem em limpeza e em higiene sustentável se alinham às exigências ESG cada vez mais valorizadas pelo mercado”, afirma o CEO da Profline Higiene, Rafael Thomé Gasparin. A Profline é uma das integrantes da Rede Inovação na Construção, ecossistema gerenciado pelo Enredes, unidade de negócio do CTE dedicada à promoção da inovação no setor.

Patrícia Fernandes, Coordenadora do Comitê ESG do CTE; Márcia Oliveira, Gerente Administrativa do CTE; e Rafael Thomé Gasparin, CEO da Profline.

Segundo Gasparin, além de representar uma prática ESG, a higiene sustentável contribui para a conquista e manutenção de certificações ambientais, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), além de fortalecer os relatórios de sustentabilidade corporativa. Ele abordou esse tema no podcast Diálogos com a Construção 360. Confira o episódio completo aqui.

Economia circular e limpeza sustentável

No rol de iniciativas voltadas à higienização responsável, destaca-se o Reviva, linha de produtos desenvolvida pela Profline em colaboração com a Santher. Essa solução contempla papéis toalha e higiênicos produzidos a partir da reciclagem de embalagens longa vida, promovendo reaproveitamento de materiais que, tradicionalmente, teriam os aterros sanitários como destino. 

Recentemente implantado na sede do CTE, em São Paulo, o Reviva proporciona uma série de benefícios ambientais por meio da simples substituição dos papéis convencionais produzidos a partir de celulose virgem e processo de alvejamento químico. Além de não gerar aumentos significativos nos custos operacionais, o Reviva ainda reduz emissões de gases de efeito estufa e poupa recursos naturais, reforçando o compromisso de seus usuários com práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios da economia circular e da gestão consciente de recursos.

Juntamente com os papéis ecológicos, o CTE também utiliza insumos de limpeza Profline com menor impacto ambiental. “Inicialmente, nosso foco era a redução de gastos com itens descartáveis, mas encontramos uma gama de produtos que ofereciam benefícios adicionais, indo além da higiene. São soluções super concentradas, formuladas com ingredientes naturais, biodegradáveis, livres de substâncias tóxicas, que garantem excelente desempenho com menor consumo de produto e embalagens”, explica Márcia Oliveira, gerente administrativa do CTE.

A parceria entre o CTE e a Profline rendeu, ainda, ganhos no pilar social, com a realização de um projeto voltado à saúde bucal. A iniciativa consiste na disponibilização de itens de higiene oral nos banheiros, promovendo o bem-estar de colaboradores e visitantes, incentivando hábitos saudáveis no ambiente corporativo.

Por que investir em limpeza sustentável?

Integrar práticas sustentáveis às rotinas de limpeza empresarial pode gerar ao menos seis benefícios. Entre eles:

  • Minimização dos impactos ambientais por meio da redução do consumo de água e da geração de resíduos. Além disso, a utilização de produtos biodegradáveis evita a contaminação do solo e do lençol freático.
  • Diminuição dos custos operacionais. Afinal, produtos concentrados e equipamentos eficientes diminuem o uso de água, energia e insumos.
  • Maior segurança para os colaboradores, evitando a exposição a agentes químicos agressivos, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis.
  • Melhoria da qualidade do ar e das condições de trabalho, contribuindo para a redução de afastamentos por questões de saúde e para o aumento da produtividade.
  • Fortalecimento da reputação corporativa, com maior aderência às expectativas de consumidores e investidores atentos às diretrizes ESG.
  • Facilidade na obtenção de certificações ambientais, como o LEED O+M, que valorizam operações sustentáveis.

Um dos pilares da inovação, a sustentabilidade é tratada de forma estratégica no CTE. Além de ter sua sede certificada com o selo LEED O+M Platinum, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU e do Movimento Ambição Net Zero. Isso significa que o CTE assume publicamente o compromisso de contribuir para a transição rumo à neutralidade de carbono, com metas claras e ações concretas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa, tanto em suas operações quanto em sua cadeia de valor.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as ações ESG promovidas pelo CTE? Acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade!

Limpeza sustentável: parceria entre CTE e Profline combina sustentabilidade e inovação