Galpão Logístico KLOG

Projeto
País
Cidade
Cliente
Tipologias
Soluções

Alto desempenho garante a certificação LEED a galpões logísticos

Condomínio logístico de padrão triple A, o Klog Guarulhos está estrategicamente localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, com acesso direto ao eixo Rio-São Paulo. Com uma área locável de mais de 90 mil m², o empreendimento é composto por dois grandes galpões — G100 e G200 — sendo o primeiro com aproximadamente 74 mil m² e o segundo com cerca de 26 mil m². Ambas as construções foram certificadas com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) BD+C nível Gold, comprovando seu alto padrão de eficiência e sustentabilidade.

A conquista dos selos faz parte de uma estratégia mais ampla da gestora Kinea, em alinhamento ao seu compromisso com a eficiência operacional, a valorização dos ativos e a crescente demanda do mercado por soluções sustentáveis. A gestora entende que projetos sustentáveis reduzem os custos operacionais com energia e água gerando maior atratividade para locatários e investidores, além de valorizar o imóvel no longo prazo.

Estratégias de sustentabilidade

Conduzido com o apoio da consultoria de sustentabilidade do CTE, o processo de certificação do Klog Guarulhos culminou em uma redução estimada de 60% no consumo anual de energia, em economia de até 89% no consumo de água, além da melhoria da qualidade ambiental interna e da biodiversidade.

Tais indicadores foram possíveis graças a um conjunto de ações que começaram antes mesmo de iniciada a obra. Os galpões foram erguidos sobre um terreno anteriormente utilizado para fins industriais e comerciais, submetido a um processo de remediação ambiental. Mais de 26 mil m² do terreno foram restaurados com vegetação nativa, decisão que favorece a biodiversidade e promove o equilíbrio ecológico da região.

Outra estratégia importante foi a adoção de soluções para combater o efeito das ilhas de calor. Entre elas, a pavimentação com blocos de concreto intertravados nas áreas de circulação e estacionamento, favorecendo o escoamento de água e amenizando a retenção de calor. O uso de telha metálica com pintura com índice de refletância solar (SRI) também ajudou a assegurar melhores condições de conforto térmico.

Eficiência hídrica e energética

O sistema de certificação LEED envolve requisitos que permitem quantificar os benefícios ambientais de um projeto, orientando a implantação de estratégias sustentáveis significativas, de acordo com a tipologia do empreendimento. Um desses requisitos refere-se à eficiência no uso de água. Visando atender a esse ponto, os galpões da Kinea combinaram a especificação de dispositivos sanitários de baixa vazão e a adoção de paisagismo com espécies adaptadas, permitindo dispensar a irrigação constante. 

Além disso, para garantir a gestão eficiente e o monitoramento contínuo do desempenho hídrico, foram instalados hidrômetros dedicados para aferição do consumo nas áreas internas do galpão e nas torneiras de jardim, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria, controle de perdas e uso mais racional dos recursos hídricos ao longo da operação.

Com relação à energia, o empreendimento obteve redução estimada de 60% no consumo anual, quando comparado ao baseline da ASHRAE 90.1-2010. Colaboraram para esse resultado as aberturas estrategicamente instaladas nas paredes para maximizar o uso de ventilação natural e a especificação de equipamentos de alta eficiência para a iluminação, com destaque para as luminárias LED.

Contribuiu de forma significativa para a redução do consumo energético do empreendimento a manutenção da densidade de potência de iluminação de 1,9 W/m² nas áreas internas. Uma análise de iluminação natural realizada nos galpões verificou que 56% das áreas regularmente ocupadas recebem, no mínimo, 300 lux de luz natural em pelo menos 50% do tempo de ocupação anual.

Assim como foi feito para a gestão hídrica, o Klog Guarulhos recebeu um sistema automatizado para a gestão do consumo de energia, tanto das áreas comuns, quanto das áreas locáveis. O objetivo é otimizar a operação e viabilizar a tomada de decisão ágil baseada em dados reais.

Gestão de resíduos e materiais sustentáveis

Múltiplas práticas contribuíram para que o Klog Guarulhos somasse pontos suficientes para a obtenção da certificação LEED Gold. Entre elas, estão a gestão de resíduos cuidadosa e a seleção de materiais sustentáveis.

Segundo cálculos do CTE, durante sua construção, o empreendimento desviou 99% dos resíduos gerados do envio a aterros, direcionando-os para reciclagem ou reutilização. A geração de resíduos foi controlada, totalizando apenas 34 quilos por metro quadrado de área construída.

O projeto também incorporou materiais de menor impacto ambiental, incluindo dez produtos com Declaração Ambiental de Produto (DAP), reforçando o compromisso com a transparência e a rastreabilidade dos insumos. 

“Outro destaque foi o uso de materiais com conteúdo reciclado, que representaram 17% do custo total dos elementos permanentemente instalados, contribuindo para a redução da extração de recursos naturais e para a promoção da economia circular no setor da construção civil”, comenta a consultora do CTE, Pamella Kahn.

Com foco na descarbonização, foi realizada uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) dos galpões, que indicou reduções de 5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), 20% no potencial de depleção de ozônio, 24% no potencial de acidificação de solo e água, e 27% no potencial de eutrofização. Tais resultados foram alcançados, principalmente, com a otimização dos materiais de capeamento e de fundação, além do uso de concreto com alto teor de escória e de estrutura metálica com conteúdo reciclado.

Alto desempenho garante a certificação LEED a galpões logísticos