Auditoria de sistema de incêndio reduz riscos e adiciona segurança extra às edificações

Você conhece a auditoria de sistema de incêndio? Este serviço vem se mostrando cada vez mais importante para proteger a vida e o patrimônio em caso de incêndio em edificações, além de garantir total conformidade com as normas técnicas e regulamentações. 

Garantir a melhor performance para o sistema de segurança contra o incêndio é algo que deve ser prioridade, especialmente em locais com alta circulação de pessoas. Afinal, esses sistemas são essenciais para:

  • Preservação de vidas;
  • Minimização de perdas materiais e danos à imagem;
  • Cumprimento de leis e regulamentações, evitando multas e problemas legais;
  • Redução de custos futuros. Ao mitigar os danos causados por incêndios, os sistemas de proteção reduzem gastos com indenizações.

Apesar de toda a regulamentação existente, por que os incêndios acontecem?

O Brasil possui uma série de regulamentações, sobretudo do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança das pessoas que utilizam espaços edificados.

No entanto, mesmo com todo o conhecimento e tecnologias acumulados na engenharia de proteção contra o fogo, ainda são registrados incêndios devastadores, especialmente em lojas, shopping centers, agências bancárias, galpões industriais, hospitais e edifícios comerciais e corporativos.

Para se ter uma ideia, em 2024, os relatos de incêndios estruturais bateram recorde, segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil. 

Por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no país, a organização sem fins lucrativos identificou 2453 ocorrências de incêndios estruturais no ano, representando alta de 10,4% em comparação a 2023.

São episódios com diferentes níveis de gravidade, que poderiam ter sido evitados ou minimizados com a adoção de boas práticas de projeto e operação dos sistemas de segurança contra incêndio.

Quais são as falhas mais comuns em sistemas de prevenção de incêndio?

Keyla Moreira, analista no CTE especializada em proteção contra incêndios, conta que muitas das tragédias relacionadas ao fogo acontecem por falhas na manutenção de equipamentos de prevenção, como hidrantes, bombas e sprinklers. 

Muitas vulnerabilidades decorrem, também, de erros em projetos não detectados. 

Além disso, as reformas e mudanças de layout são bastante comuns, o que podem gerar impactos na edificação, caso não tenham sido realizadas em consonância com as normas e aprovação dos bombeiros, levando a transtornos no momento da renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

“Em edifícios antigos, a auditoria de sistema de incêndio torna-se ainda mais importante, seja devido às reformas, seja porque muitas dessas edificações foram projetadas e construídas sob normas e regulamentações defasadas, demandando ajustes para estarem de acordo com as práticas mais atuais de proteção contra o fogo”, comenta Moreira.

Como funciona a auditoria de sistema de incêndio?

A auditoria de sistema de incêndio é um procedimento aplicável a qualquer tipo de edificação. 

Para ter efetividade, porém, ela deve ser conduzida por uma empresa idônea e tecnicamente capaz de avaliar a conformidade da edificação, baseando-se em normas de segurança e em instruções técnicas. 

O objetivo é identificar possíveis riscos e desvios no que diz respeito à segurança contra incêndio, através da verificação da integridade dos diversos componentes que compõem esse sistema. 

Estamos falando de bombas de incêndio, ramais de hidrantes, ramais de chuveiros automáticos, pontos de recalque, extintores, sinalização dos componentes de combate, compartimentação do imóvel, rotas de fuga, entre outros.

O trabalho inclui a realização de testes para verificar, por exemplo, o funcionamento de bombas, hidrantes, sistema de alarme e de iluminação, bem como de saídas de emergência e barras antipânico.

Além dessa inspeção presencial, a auditoria contempla uma profunda análise de projetos e documentos. 

Com isso é possível detectar se o que foi executado está conforme ao que foi projetado, se há falhas no sistema de compartimentação e se o plano de emergência é eficaz. 

Concluída a análise, é emitido um relatório com recomendações de melhoria na instalação.

Benefícios proporcionados pela auditoria de sistema de incêndio

Ao seguir o plano de intervenção proposto pela auditoria, o gestor do edifício tem uma série de benefícios. Entre eles, destaca-se a maior facilidade no processo de renovação do AVCB e de negociação com seguradoras.

“A auditoria de sistema de incêndio oferece uma visão clara sobre onde atuar em melhorias de segurança e manutenção”, explica Grasiela Petrucelli, Gerente de Contratos no CTE. “Ela é uma ferramenta estratégica para um planejamento operacional e financeiro mais eficaz, contribuindo para a minimização de danos à estrutura e para que o empreendimento esteja em conformidade com as leis e normas do seu estado. 

Com isso, a auditoria ajuda a evitar multas, interdições e, principalmente, reduzir a exposição do empreendimento a riscos legais, operacionais e patrimoniais”, continua Petrucelli.

Com metodologia própria, soluções personalizadas e equipe altamente capacitada, o CTE é uma referência na realização de vistorias técnicas

Fazem parte deste rol de atividades as due diligences técnicas, as vistorias prediais e a auditoria de sistema de incêndio.

Quer saber como esse trabalho pode ajudar seu empreendimento a reduzir riscos? Entre em contato conosco. para falarmos mais a respeito!

Receba nossa newsletter