Na prática com o mercado: Qualidade Real de Obras

QRO completa 11 anos auxiliando empresas incorporadoras e construtoras a controlar a qualidade e o desempenho do produto acabado em cada fase da obra

 

Em 2007, a área de Qualidade & Processos do CTE, diante da forte demanda do mercado da construção, da exigência cada vez maior dos consumidores e clientes finais e, consequentemente, da necessidade de as empresas mensurarem a qualidade e desempenho de seus empreendimentos, desenvolveu um produto estratégico e inovador: o Programa de Qualidade Real de Obras (QRO).

Nestes 11 anos, tanto o objetivo do Programa como do produto QRO manteve-se alinhado ao mercado: de auxiliar as empresas incorporadoras e construtoras a controlar a qualidade e o desempenho do produto acabado em cada fase da obra, desde a locação no terreno e execução da fundação até a execução dos acabamentos e finalizações para entrega ao cliente final.

“O QRO veio de encontro a uma das grandes necessidades das incorporadoras e construtoras de obter dados reais do desempenho de cada obra e manter uma gestão eficiente tanto da execução de serviços como do controle de tecnologias e materiais, a fim de garantir a qualidade final dos seus empreendimentos e evitar problemas futuros no pós-entrega”, afirma Maurício Hino, diretor da área de Qualidade & Tecnologia do CTE.

Desenvolvido com metodologia própria do CTE, baseada em normas ABNT, o QRO segue uma sistemática específica. Inicialmente são definidas diretrizes de inspeção com foco nos produtos (resultantes dos serviços executados) e critérios voltados para a análise da gestão da qualidade, saúde e segurança e controle dos resíduos, sempre considerando a correlação de todos esses aspectos com a qualidade do produto que será entregue ao cliente final.

Essas diretrizes são alinhadas com a Gestão Técnica de cada empresa, conforme o próprio Sistema de Gestão da Qualidade do cliente, e passa-se então para as inspeções técnicas, com visitas sistemáticas da equipe CTE.

A novidade, ao longo dos anos, foi a introdução do uso de softwares AutoDoc pela equipe de inspeção do CTE para monitoramento do produto executado e da gestão da obra. Para cada critério de produto ou gestão avaliado é atribuído um peso e, ao final das inspeções, é gerado um indicador de qualidade para cada um. Esse indicador (rating) é mensal e possibilita a análise da evolução da qualidade das obras no decorrer de todo o prazo de execução, além de permitir uma comparação (benchmarking) entre o desempenho de todas as obras da empresa.

"A principal vantagem das empresas ao contratar o QRO é poder obter dados segundo uma visão externa e independente, o que auxilia tanto na análise dessas informações quanto na tomada de decisões quanto à melhoria dos processos/sistema construtivos, capacitação da mão de obra, qualificação e avaliação de fornecedores, especificação de materiais, etc.”, destaca Maurício Hino.

SATISFAÇÃO DE CLIENTES E PARCEIROS

Até julho de 2018, mais de 350 empreendimentos receberam as avaliações e inspeções do sistema QRO pelas equipes da unidade de Qualidade & Teconologia do CTE com grande satisfação dos clientes. Entre as construtoras e incorporadoras que implantaram o QRO para avaliar a qualidade de suas obras, estão: EZTEC, Tegra, Even, Consthruir, Direcional,  Shpaisman, Vega, View, Rocontec, Fraiha, Kallas, Rôgga, Supricel, Tishman Speyer, Trisul, Faleiros, Helbor, Namour, REP, Setin, Barbara, CCDI, Planeta, Paulo Makoto, J.Bianchi Construtora, Danpris, Zafir, Cataguá.

A EZTEC tem sido parceira estratégica do CTE desde o início do Programa, participando ativamente da evolução do QRO. “Antes mesmo da abertura de capital e da  obtenção de  certificação ISO 9001 e PBQP-H, a  EZTEC já havia implantado o QRO em suas obras. O objetivo inicial estava alinhado  à  padronização da  execução dos serviços, do controle de materiais e da gestão da Qualidade como um todo. Através da consultoria do CTE, transferimos  para o papel todas as práticas de  execução até então utilizadas e isso nos propiciou  um  crescimento de forma mais organizada”, afirma Gustavo Martins Romanelli, Gerente Técnico da EZTEC. 

O Programa QRO esteve presente em todos os canteiros da EZTEC nos últimos anos, entre obras que estão sendo iniciadas até as em fase de finalização. Para Maurício Hino, o principal ponto diferencial e de sucesso dessa parceria é o grande envolvimento da Gestão Técnica da EZTEC no desenvolvimento do programa e o reconhecimento dos benefícios que essa ferramenta traz na busca da qualidade real dos produtos que serão entregues aos seus clientes.  “Ao longo do tempo e periodicamente, várias estratégias foram desenvolvidas em conjunto para estimular todos os envolvidos na busca das melhores soluções”, afirma Hino.

Já se passaram quase 11 anos e, neste período, a EZTEC pode modelar a ferramenta e obter resultados reais da Qualidade em seus empreendimentos. "A apuração periódica de resultados das obras nos permite retroalimentar o sistema. Analisamos os pontos críticos, desenvolvemos soluções, avaliamos fornecedores e equipes e, com isso, obtemos uma melhoria contínua na qualidade do produto final e da gestão. Entre os pontos fortes do QRO, destacamos sua flexibilidade e a grande facilidade de adaptação durante todo o crescimento da EZTEC. Novas obras, novas tecnologias e critérios de aceitação são sempre discutidos e adequados sem problemas", finaliza Romanelli.

No último dia 16/08/18, a unidade de Qualidade & Tecnologia do CTE compartilhou com 11 empresas do mercado imobiliário (ADN, Árbore, Cury, Diálogo, MBigucci, MPD, Plano e Plano, R.Yazbek, Rocontec, Tenda e ZATZ) a sua experiência na consultoria para garantia da qualidade do produto executado. Após um bate-papo e café da manhã, as empresas puderam conhecer, na prática, como é feita a gestão da qualidade nas obras através do QRO, em visita à obra Splendor Brooklin, da EZTEC, nossa parceira mais antiga no desenvolvimento e utilização deste produto. Acompanhe:

 

 

Quer conhecer o QRO? Entre em contato com Thamires Aires – Responsável Comercial da área de Qualidade & Tecnologia do CTE:

taires@cte.com.br | (11) 2149-0300