Arena Pernambuco conquista certificação LEED®

Arena Pernambuco conquista certificação LEED

A Arena Pernambuco, palco de cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, conquistou a certificação LEED® for New Construction na categoria Silver, versão 3.0.

O estádio, localizado em São Lourenço da Mata (PE), possui cerca de 99.000 m² de área construída, e contou com consultoria green building do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, que participou desde o início da fase de projeto e modelagem sustentável da arena até a entrega das obras, atuando diretamente com os empreendedores, projetistas e construtora para a conquista da certificação LEED®.

A certificação concedida pelo USGBC (United States Green Building Council) avalia e reconhece soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no processo de construção de um empreendimento, visando reduzir os impactos causados no meio ambiente durante toda a vida útil da edificação. Além disso, garante uma gestão consistente do empreendimento, embasada em políticas e processos de manutenção de equipamentos, na gestão de energia, água, resíduos, e serviços, como, por exemplo, limpeza e o paisagismo. O objetivo final é maximizar a eficiência operacional e minimizar os impactos ambientais.

“Foi desafiador para a equipe de projetos o desenvolvimento de uma edificação de alto desempenho ambiental como a Arena Pernambuco. Os resultados, no entanto, foram mais do que satisfatórios, foram excelentes”, comenta Juliano Silva, consultor de projetos sustentáveis do CTE.

Com a certificação, a Arena Pernambuco passa a ser reconhecida pela sua alta performance ambiental. Entre os destaques, estão: redução de 32% do custo operacional com consumo de energia, diminuição de 66% no consumo de água potável com a demanda de bacias e mictórios sendo abastecida com água de reuso, e 100% de economia de água potável para irrigação nas áreas de paisagismo.

A obra da Arena Pernambuco foi destaque entre as construções sustentáveis do país. “Apesar das condições desafiadoras inerentes à execução de um estádio de futebol, alcançamos resultados surpreendentes, principalmente os relacionados ao planejamento da construção, com a inclusão de controles ambientais e a otimização de recursos, mérito da equipe envolvida, integrada e dedicada”, ressalta Fábio Pozzer, coordenador de obras sustentáveis do CTE.

Veja os diferenciais sustentáveis da Arena Pernambuco:

Terreno sustentável

 

Uso racional de água

 

Energia e atmosfera

 

Materiais e recursos

 

Qualidade do ambiente interno

Fonte: http://www.cte.com.br