Gestão Sustentável de Estádios

CTE realiza segunda oficina do Programa de Treinamento em Sustentabilidade para operadores dos estádios da Copa

 

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2013, o CTE realizou em Recife (PE) a segunda oficina do Programa de Treinamento em Sustentabilidade de Estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, promovido pela FIFA e pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (COL).

O Programa tem como objetivo disseminar conhecimentos práticos e teóricos que contribuam para aprimorar a sustentabilidade das operações em estádios e outros edifícios públicos e é composto por 3 oficinas, todas de responsabilidade do CTE, sendo que a primeira oficina aconteceu em Curitiba (PR) nos dias 15 e 16 de agosto de 2013.

 

Gestores envolvidos nas operações dos 12 estádios participaram da oficina

 

A segunda oficina teve como foco central o meio ambiente devido à grande complexidade e impacto dos temas ambientais relacionados às operações nos estádios. Gestão de resíduos, consumo de água e energia, poluição ambiental e compras sustentáveis foram alguns dos assuntos abordados na oficina, que buscou orientar os participantes sobre as atividades de manutenção e operação das tecnologias embarcadas nos estádios de futebol.

A maior parte dos estádios de futebol que abrigarão jogos da Copa incorpora em seus projetos de construção ou reforma tecnologias para a melhoria da eficiência ambiental das arenas, tais como sistemas de reuso de água e sistema de iluminação com baixo consumo de energia. Agora caberá aos operadores dos 12 estádios implantarem um sistema de gestão da operação e manutenção para garantir a eficiência planejada. O objetivo principal deste treinamento, portanto, foi oferecer informações e ferramentas sobre como gerenciar e manter um estádio de forma sustentável.

O público de cerca de 40 participantes desta oficina foi composto gestores públicos e privados envolvidos nas operações dos 12 estádios que sediarão a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™  e também de representantes de outras organizações que têm um papel relevante na gestão e operação de equipamentos esportivos no Brasil.

As consultoras Marcia Menezes e Fabiana Ballalai, da Unidade de Inovação & Tecnologia do CTE, e o consultor Wagner Oliveira, da Unidade de Sustentabilidade do CTE, foram os instrutores desta segunda oficina.

 

Equipe CTE responsável pela segunda oficina sobre gestão sustentável dos estádios da Copa